Softwares de animação: do básico ao avançado
Softwares de animação: do básico ao avançado
Softwares de animação: do básico ao avançado

Softwares de animação: do básico ao avançado

Carolina Reggiani
escrito por
Carolina Reggiani
Tempo de leitura: 3 minutos

Guia completo dos melhores softwares de animação para iniciantes e profissionais

Os vídeos de animação, também chamados de video motion, fazem sucesso nas redes sociais e são um ótimo formato para ilustrar e explicar processos, produtos e conceitos de maneira fácil de entender.

Para produzir uma animação são necessárias diversas etapas. A primeira é a pré-produção, que consiste em organizar o projeto, fazer um briefing e planejar as expectativas. A segunda etapa é formada pela concepção do roteiro e de elementos da identidade visual do vídeo: referências (moodboard), rascunho das cenas do vídeo no storyboard e o layout final no styleframe.

A última etapa é a produção da animação em si. E, muitas vezes, chega a dúvida: qual dos softwares de animação escolher?

Existem diversas ferramentas no mercado, com preços e funcionalidades variadas, e a escolha vai depender do projeto e da expertise do animador.

Por isso, preparamos para você conhecer as opções essa lista dos principais softwares de animação: dos básicos aos avançados!

Vamos lá!

Softwares de animação básicos

Powtoon

O Powtoon é um programa simples para animações rápidas, especialmente para quem não tem nenhuma experiência na produção de vídeos. Baseada em cenários e personagens prontos, a interface é intuitiva e as animações são fáceis de fazer.

Claro que é improvável fazer uma animação autoral e de grande qualidade nesse programa, mas se tudo o que você precisar for transmitir uma informação de forma animada, com um bom roteiro e algumas horinhas no software você poderá chegar a esse objetivo.

O PowToon oferece uma versão gratuita, com algumas limitações.

Video Scribe (WhiteBoard)

Para quem tem interesse em produzir apenas nos Board Animations, desenhos que aparecem em partes sobre um quadro branco ou negro, o Video Scribe possui uma extensa galeria de imagens e de animações. O conceito é o mesmo: é só arrastar o objeto para a tela e escolher como e por quanto tempo ele vai aparecer.

Você pode testar a ferramenta gratuitamente pelo período de 7 dias.

Filmora

O Filmora é um pouco mais avançado. O software serve principalmente para edição de vídeos, mais do que propriamente para motion. Mas oferece uma biblioteca de imagens e efeitos criativos que podem ser usados para criar animações.

A interface é mais parecida com os programas de edição tradicionais – se você já estiver acostumado, fica fácil de achar as coisas e entender os processos de criação. Em comparação a outras ferramentas especializadas em animações, ela é mais fraca, não permitindo o controle total das animações dos personagens.

Filmora possui um plano gratuito, mas é necessário fazer upgrade para retirar a marca d’água deles.

Os principais softwares de animação do mercado atual. (Arte: Juliana Polastri)
Os principais softwares de animação do mercado atual. (Arte: Juliana Polastri)

Softwares de animação avançados

Pencil 2D

O Pencil 2D é um software de código aberto (open source) e gratuito. É uma ferramenta para produção de animações frame a frame, ou seja, feitas quadro por quadro. Esse tipo de animação demanda mais tempo e alguma habilidade em desenho digital do produtor.

A interface do programa é bem básica e fácil de manipular, mas as ferramentas de desenho e de timeline são limitadas. Todos os desenhos são transformados em vetor, ou seja, não perdem a qualidade quando aumentadas. Não há uma biblioteca de desenhos prontos.

After Effects

O queridinho dos motion designers!

O After Effects permite a manipulação de formas em integração com os outros programas da Adobe e oferece uma boa ferramenta de animação de personagens. O programa é mais denso, oferecendo uma infinidade de ferramentas e uma extensa galeria de plugins (extensões que adicionam funções ao programa, inclusive de 3D). “Se você consegue imaginar, o After consegue produzir”.

Porém, os iniciantes podem ter dificuldade com essa ferramenta, necessitando familiaridade com outros programas do pacote Adobe e o conhecimento do animador para navegar nessa plataforma.

Você pode experimentar o programa por 7 dias gratuitamente.

Toon Boom

Software utilizado para produção de longos filmes, séries e desenhos animados.

O Toon Boom é parecido com o Flash, um dos primeiros programas de animação que surgiram no mercado. Sua especialidade é a animação de personagens, além de incluir sistema de lip sync (sincronização da expressão do personagem à sua fala) que pode poupar muito tempo do animador.

O software também oferece a possibilidade de animação frame a frame, integração 2D e 3D e integração com diversas ferramentas.

São 21 dias gratuitos para você testar o programa.

Veja também os principais softwares de edição de vídeos!

Produção de animações

Se você precisa produzir animações para os seus negócios, considere contratar uma produtora especializada. Aqui na Voxel Digital contamos com uma equipe completa de produção de vídeos personalizados para a sua empresa.

Produção de vídeos de animação pela Voxel Digital.
Produção de vídeos de animação pela Voxel Digital.

Autor

Carolina Reggiani
Carolina Reggiani

Formada em audiovisual e especialista em marketing digital, sou apaixonada por conteúdo educativo!

Gostou? Deixe seu comentário