Como proteger a sua empresa de ataques virtuais
Como proteger a sua empresa de ataques virtuais
Como proteger a sua empresa de ataques virtuais

Como proteger a sua empresa de ataques virtuais

Marcela Servano
escrito por
Marcela Servano
Tempo de leitura: 3 minutos

A sua empresa foi vítima de ataques virtuais em seu negócio? Infelizmente, o ambiente digital pode esconder algumas armadilhas perigosas, como os crimes cibernéticos e a sua empresa não está livre disso.

Sabia que os prejuízos dos ataques virtuais no ambiente corporativo, por exemplo, são alarmantes. Segundo uma pesquisa, realizada pela consultoria Grant Thornton, em 2016, as empresas perderam aproximadamente US$ 280 bilhões, em decorrência dos ataques virtuais. Por isso, não importa o tamanho do negócio, se prevenir contra a ação de hackers, é fundamental.

Portanto, é fundamental que todos os colaboradores sigam algumas boas práticas para evitar invasões de hackers para manter a segurança e credibilidade da sua empresa, principalmente, porque os criminosos utilizam todos os dias os mais variados golpes para invadir a rede das empresas sejam por um e-mail que clicaram sem querer ou por desatenção.

Pensando na segurança virtual do seu negócio, preparamos algumas dicas para que ele não sofra com ataques de hackers.

 

 

Tenha um bom antivírus

Quando pensamos em proteção contra hackers, sobretudo para garantir a segurança de um negócio,  o antivírus é uma peça fundamental para detectar qualquer ameaça — ele funciona como uma primeira barreira contra programas maliciosos, como vírus, worms e malwares.

Utilize VPN

A utilização de VPN permite que seus colaboradores naveguem pela internet de forma anônima, camuflando o tráfego de dados, ou seja, é uma forma de evitar que outras pessoas interceptem a navegação e roubem informações da empresa.

Mantenha os softwares atualizados

Um dos requisitos básicos de proteção contra hackers é manter os sistemas dos computadores sempre atualizados. As atualizações de software servem para correção de falhas e vulnerabilidades. Quando não há um upgrade adequado, fica mais fácil para os hackers invadirem a máquina e praticar crimes virtuais.

Os colaboradores devem fazer a parte deles

É possível manter o ambiente corporativo seguro. No entanto, os colaboradores precisam ter em mente alguns fatores como:

Evitar clicar em e-mails desconhecidos ou e-mail que o endereço parece ser duvidoso. Além disso, não abra spam de jeito nenhum.

Não baixar arquivos pessoais como boletos, extrato bancário, fotos ou vídeos no computador da empresa. Esses arquivos podem vir acompanhados por malwares e vírus.

Use um software de criptografia

A criptografia codifica os dados de modo que só podem ser traduzidos ou lidos por quem detém a chave, nesse caso, a empresa. Caso ocorra um ataque bem-sucedido, os hackers terão posse dos registros, não poderão interpretá-los. Isso protege as informações confidenciais da empresa.

Em caso de roubo de dados a empresa poderá ter acesso a eles por meio de um backup. Por isso, as cópias de segurança devem ser feitas com frequência.

Lembre-se: a cada dia que passa, os hackers aprimoram seus métodos. Da mesma forma, as empresas precisam se manter atualizadas com as novas soluções do mercado para fortalecer a proteção contra ciberataques.

Como saber se sua empresa foi vítima de um ataque cibernético

Quanto antes um ciberataque for detectado, maiores as chances de aliviar as perdas. Para saber se sua empresa foi vítima de um fique atento aos sinais:

  • Lentidão no computador: Se a inicialização demora mais do que o normal e o processamento ficam lento, porque malware instala programas que rodam em segundo plano, causando lentidão na máquina;
  • Comportamento estranho no navegador: mudança de configuração na página inicial, instalação de barras e extensões sem permissão e exibição exagerada de anúncios;
  • Abertura de janelas pop-ups: diversas janelas flutuantes abrem com anúncios para todos os lados;
  • Desativação de programas de manutenção: um malware pode começar o ataque desligando os programas que poderiam detectá-lo.

Outros ataques podem ocorrer e não apresentar sinais, pois ficam camuflados durante muito tempo. Já algumas invasões cibernéticas, mesmo detectadas, causam grandes estragos. Portanto, o melhor caminho ainda é a prevenção.

Viu como garantir a proteção contra hackers não é uma missão impossível? Adote nossas dicas de boas práticas de segurança para que sua empresa esteja mais protegida, não espere ter problemas para cuidar do seu negócio comece agora!

Autor

Marcela Servano
Marcela Servano

Gostou? Deixe seu comentário