As 5 principais estratégias de inbound marketing que todo empreendedor precisa saber
As 5 principais estratégias de inbound marketing que todo empreendedor precisa saber
As 5 principais estratégias de inbound marketing que todo empreendedor precisa saber

As 5 principais estratégias de inbound marketing que todo empreendedor precisa saber

Marcela Servano
escrito por
Marcela Servano
Tempo de leitura: 4 minutos

Qual o maior sonho de um empreendedor? A resposta mais provável é  “ganhar dinheiro”. Mas “ganhar dinheiro” não é o suficiente. O valor de uma marca não se resume ao aspecto financeiro.

Brandings de sucesso são duradouros porque se constroem como referências de qualidade na vida das pessoas.

A definição assertiva da estratégia de marketing é essencial nessa dinâmica. Você deve ter um planejamento de captação objetivo, precisa encontrar formas de identificar, atrair e converter possíveis clientes em compradores, isso pode ser feito usando estratégias de produção de conteúdo e inbound marketing.

 

O que é Inbound Marketing

O Inbound Marketing é uma forma de marketing para atração de clientes por meio do fornecimento de conteúdo que agrega valor à marca e aos produtos a partir da construção de boas experiências e relacionamentos positivos entre a marca e as pessoas.

Uma das formas de nutrir esse processo é a entrega de informações úteis e valiosas que interessam aos potenciais clientes e aos consumidores. Os clientes descobrem a marca e seus produtos ou serviços fazendo buscas ativas na internet: acessando sites, blogs e redes sociais.

A utilização dessa estratégia está relacionada à geração de leads, oportunidades de negócio para a empresa.

Administrar e gerir os leads de modo profissional  é uma das principais ações para se alcançar resultados satisfatórios.

Neste artigo, falaremos sobre as principais estratégias de Inbound Marketing que você pode realizar, no seu site, para conquistar mais leads e a aumentar a prospecção de novos clientes.

 

1. Foque em conteúdos relevantes e mais diretos

Em um mundo digital e tecnológico, as pessoas prezam por agilidade e rapidez. Grandes massas de texto não apresentam engajamento quando o que se procura tem caráter mais prático.

Foque em leads com conteúdos mais diretos e objetivos. Esse é um ótimo atalho para você conquistar clientes.

Exemplos para executar isso não faltam: um blog sobre tecnologia é capaz de chamar a atenção do público que trabalha com TI (Tecnologia da Informação) e quer ficar ligado em todas as novidades e nos produtos disponíveis para a área.

Quando optar pela segmentação, atraia os clientes para o seu site e invista em conteúdos que atendam ao nicho com o qual trabalha.

2. Utilize uma Landing Page

A Landing Page é uma página em que um usuário acessa o seu site, de forma direta pela homepage  ou por um post encontrado nos mecanismos de busca do Google e de redes sociais.

Fazer um bom uso de uma Landing Page é fundamental, pois essa ferramenta tem uma taxa de conversão maior em comparação às outras páginas de seu site. Utilizá-la pode contribuir para o crescimento do lucro da sua empresa.

Quando se tem uma estratégia de geração de leads, é criado esse tipo de página para melhorar a conversão do usuário.

Esse recurso facilita a captação de dados de contato dos visitantes possibilitando uma abordagem direta e personalizada da marca com as pessoas interessadas em seus produtos ou serviços.

A realização de campanhas de e-mail marketing e a promoção de materiais como e-books e dos produtos e serviços ofertados pela empresa são as principais formas de utilização da Landing Page.

3. Trabalhe melhor as suas práticas de SEO

Uma marca bem avaliada e que gere satisfação possui melhor rankeamento quando há as indicações de respostas às pesquisas realizadas no Google.Esta é a principal dica para que as práticas de SEO (Search Engine Optimization)  sejam assertivas: valorize a sua marca e o seu produto.

Explore as palavras-chave do tema que você está ofertando nas primeiras linhas da sua página e na descrição dos seus serviços.

Os 5 principais sites de busca:

  1. Google
  1.  Yahoo!
  1.  Bing
  1. Ask
  1. AOL

Para ter um bom engajamento nesses sites, use termos objetivos e conectados a um conteúdo atrativo, direto e que responda de cara às principais dúvidas do seu lead.

4. Mantenha uma comunicação com seus leads

Mais do que boas estratégias é preciso manter sempre a comunicação com seus leads. Eles são ferramentas de conversão. A dica para isso acontecer é separar os leads que, naquele momento, podem ser interessantes para o seu produto ou serviço.

Após fazer essa seleção, dispare o material e faça as métricas dos resultados para saber se essa estratégia foi positiva para o momento.

5. Fluxo de automação

Uma pessoa que gosta de vendas não está interessada em realizar um curso de manutenção de celulares, certo? A segmentação de quem receberá a sua mensagem ou informação é fundamental para alcançar a conversão. Segmentar é a chave para você ter mais resultados.

Outra estratégia é focar em automatização garantindo o envio certo e preciso das informações, no tempo correto, e com oportunidades reais do lead ser convertido em vendas.

Uma ferramenta essencial para a geração de Leads

O objetivo do Inbound Marketing não é apenas a conversão imediata. Essa estratégia funciona como uma forma de captar leads, que divulguem o seu negócio e fidelizem os clientes com a sua marca.

Por exemplo: Se você vende roupas fitness, foque nos leads que pesquisaram assuntos relacionados a academia e exercícios físicos e direcione seu conteúdo para essas pessoas.

Elas podem ser potenciais clientes da sua marca. Trabalhar com inbound marketing exige disciplina constante de criação de conteúdo, teste e otimização. Você precisa estar atualizado com as novidades.

É importante ter um bom cronograma de divulgação e adotar boas estratégias para se destacar no mercado.

Agora, escreva aqui nos comentários, se você já usou algumas dessas dicas e quais foram os resultados conquistados pela sua estratégia de inbound marketing.

Autor

Marcela Servano
Marcela Servano

Gostou? Deixe seu comentário