Gestão ágil de projetos: as principais metodologias
Gestão ágil de projetos: as principais metodologias
Gestão ágil de projetos: as principais metodologias

Gestão ágil de projetos: as principais metodologias

Carolina Reggiani
escrito por
Carolina Reggiani
Tempo de leitura: 3 minutos

Como as principais metodologias ágeis podem ajudar a gerenciar os projetos

A metodologia ágil foi criada pela necessidade de agilizar processos no desenvolvimento de softwares. Um dos princípios da metodologia é “aproveitar as mudanças visando vantagem competitiva para o cliente”.

Em 2001, nos Estados Unidos, foi consolidado o Manifesto para o Desenvolvimento Ágil de Softwares. Seguindo os princípios:

  • Indivíduos e interação entre eles mais que processos e ferramentas;
  • Software em funcionamento mais que documentação abrangente;
  • Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos;
  • Responder às mudanças mais que seguir um plano.

Com os avanços tecnológicos, as organizações passaram a adotar os métodos ágeis em todas as áreas. Esses métodos orientam a gestão de projetos através de sistemas e ciclos pré-estabelecidos. Além de prever situações e ter maior controle das atividades, a equipe pode pivotar, ou seja, mudar o rumo do projeto, sem grande dificuldade.

Esse conceito é de extrema importância no momento atual, em que modelos de negócios estão sendo repensados ou otimizados e os produtos devem resolver problemas reais dos clientes para terem valor agregado.

Confira também 7 dicas para se adaptar ao home office casa com produtividade e bem-estar!

Qual a importância das metodologias ágeis

As metodologias ágeis têm alguns pontos centrais para gestão de qualquer departamento:

  • Manter indivíduos motivados;
  • Comunicação entre equipes;
  • Trabalho em conjunto;
  • Simplicidade;
  • Foco no cliente.

Esse conjunto de critérios e benefícios consideram as principais causas de falhas de um projeto e visam evitá-las. Por isso, se bem utilizados, os métodos ágeis são de grande eficácia.

Explicando o método ágil

Os métodos ágeis dividem os projetos em ciclos ou pequenas tarefas. Todos os ciclos de entregas devem desenvolver um produto viável e não apenas uma parte do produto. A cada ciclo, o produto é melhorado com aperfeiçoamentos ou novos assets.

Por exemplo, ao desenvolver um produto que resolva o problema de mobilidade, foi planejada a construção de um carro. Para a gestão comum serão desenvolvidas as rodas, o motor, a carroceria e ao final o carro será entregue completo. Mas durante todo o tempo de desenvolvimento do carro, não será ofertada nenhuma solução imediata.

Com as metodologias ágeis, primeiro será desenvolvido um skate, que apesar de não ser tão rápido quanto um carro, já vai acelerar o processo de mobilidade atual. Depois será desenvolvido um patinete, uma bicicleta elétrica e finalmente um carro, a cada etapa reduzindo gradualmente o problema de mobilidade.

Como as principais metodologias ágeis podem ajudar a gerenciar os projetos, manter a equipe motivada e apresentar bons resultados para clientes. (Arte: Juliana Polastri)
Como as principais metodologias ágeis podem ajudar a gerenciar os projetos, manter a equipe motivada e apresentar bons resultados para clientes. (Arte: Juliana Polastri)

Principais metodologias de gestão ágeis

SCRUM

O Scrum foi desenvolvido nos anos 80 e é um dos métodos ágeis mais conhecidos. A divisão do projeto em entregas menores são chamadas de Sprints. Normalmente, esses ciclos têm 2 ou 4 semanas.
Reuniões diárias são necessárias para atualização dos trabalhos e resolução de pendências. Uma das regras mais famosas do Scrum é que as reuniões duram no máximo 10 minutos.
As equipes trabalham de forma autônoma e o componente humano do processo de desenvolvimento é uma de suas principais características.

Kanban

O Kanban foi desenvolvido no Japão, nos anos 60. As montadoras de carro passavam por um momento crítico devido à falta de recursos e necessidade de se modernizar. O Kanban nada mais é que um quadro dividido em 3 colunas. Ele permite a fácil visualização de projetos ainda não iniciados, em andamento e entregues.
A facilidade proporcionada pela organização visual do projeto melhora a comunicação entre a equipe, organiza e limita a quantidade de tarefas, auxilia na padronização e reduz desperdícios.

XP

A eXtreme Programming é mais comum na área de desenvolvimento de software. Criada no final dos anos 90, ela otimiza a qualidade e respostas às solicitações dos clientes. É uma boa opção quando o cliente não sabe com clareza o que deseja. Os especialistas se mantém em contato frequente com o cliente, testando o produto, removendo funções consideradas desnecessárias e se adaptando continuamente até atingir sua etapa final.

A Voxel Digital oferece soluções completas e personalizadas de tecnologia e criação para a comunicação interna da sua empresa. Entre em contato com os nossos consultores!

Autor

Carolina Reggiani
Carolina Reggiani

Formada em audiovisual e especialista em marketing digital, sou apaixonada por conteúdo educativo!

Gostou? Deixe seu comentário