Pós-produção: o que vem depois da filmagem de vídeos incríveis
Pós-produção: o que vem depois da filmagem de vídeos incríveis
Pós-produção: o que vem depois da filmagem de vídeos incríveis

Pós-produção: o que vem depois da filmagem de vídeos incríveis

Carolina Reggiani
escrito por
Carolina Reggiani
Tempo de leitura: 5 minutos

Conheça os softwares de edição mais utilizados na pós-produção de vídeos e dicas profissionais de como usá-los.

A produção de um vídeo, de qualquer tipo, é dividida em 3 etapas: pré-produção, produção e pós-produção.

A pré-produção acontece nos “bastidores” de um filme ou vídeo. Ela antecede a gravação e é importante para alinhar todas as equipes que participam do projeto (dependendo do porte da produção, até centenas de profissionais podem estar envolvidos).

Nessa etapa é feito o levantamento dos equipamentos e materiais necessários, o local de gravação, o roteiro, organização das diárias de gravação e a documentação. Uma boa preparação na pré-produção pode economizar muita “dor de cabeça” no processo de filmagem.

Entenda mais a pré-produção neste artigo!

A segunda etapa é a produção: luz, câmera, ação. Ela é a captação de imagem e som. Quanto mais bem estruturada ela for, mais tranquila será a gravação. As cenas pensadas no roteiro são colocadas em prática e filmadas pelos equipamentos previamente selecionados. Lembrando que, para otimizar a produção, as cenas não precisam ser gravadas na ordem do roteiro, pois podem ser ordenadas na edição.

Por último, na pós-produção, o vídeo toma sua forma. Ela é o processo de montagem e finalização do vídeo. Os principais passos são: edição de vídeo, correção de cor, acréscimo de elementos gráficos, animação e tratamento do som. O mercado oferece diversos softwares para cada um desses passos.

A pós-produção é crucial para um vídeo de TV Corporativa, pois o timing e dinamismo, responsáveis por captar a atenção do espectador, são principalmente alcançados nessa etapa.   

Continue a leitura para descobrir os passos da pós-produção e quais são os softwares mais utilizados por profissionais de audiovisual.

A pós-produção é a etapa em que o vídeo toma forma. (Arte: Juliana Polastri)
A pós-produção é a etapa em que o vídeo toma forma. (Arte: Juliana Polastri)

Seleção e decupagem

O primeiro passo após as gravações é selecionar os melhores takes obtidos nas filmagens. A partir disso, se inicia a escolha da minutagem que será utilizada no vídeo final, ou seja, realiza-se o processo de decupagem.

A escolha de cenas pode estar prevista no roteiro ou surgir de forma espontânea no momento da filmagem. O importante na decupagem é a seleção do material de maior qualidade técnica, coerente dentro da narrativa proposta e que transmita a mensagem desejada.   

Essa etapa pode ser feita diretamente nos softwares de edição de vídeo que veremos adiante.

Dica: Anote os takes que valeram ou não durante a gravação, pois isso auxilia no tempo investido na seleção de materiais.

Edição de vídeo

A edição de vídeo, também conhecida como montagem, é feita a partir da inserção das cenas em uma narrativa. Nela, os excessos das gravações são excluídos do vídeo final e ajustes finos de cortes são feitos.

Os cortes são o encontro entre dois takes. Nesse momento, a escolha do frame exato de transição é importante para, por exemplo, dar continuidade a um movimento gravado em duas posições por câmeras diferentes.

Os softwares mais comuns para as edições de vídeo são o Adobe Premiere, AVID Media Composer ou Vegas Pro. Estes são programas completos que permitem as funções:

  • Linha do tempo com sistema de camadas de vídeo e áudio;
  • Possibilidade de manter ou desvincular o áudio do vídeo;
  • Precisão de cortes de cenas;
  • Efeitos de transição básicos;
  • Pequenos ajustes e correções na imagem e som.

Após a edição, as cenas ficam organizadas e o corpo do vídeo final toma forma. Nos próximos passos, podem ser agregados, então, elementos que melhoram a qualidade do vídeo final.

Tratamento de Imagem e correção de cor

Muitas vezes, as cenas são gravadas em diferentes ambientes ou horários do dia, o que influencia na cor da imagem. Quando esses vídeos são montados em sequência, a mudança de coloração se torna perceptível. Por isso, a etapa de correção de cor tem como principal objetivo a homogeneização das cenas.

Os programas de edição de vídeo possuem ferramentas nativas que exercem a função básica de correção de cor, além de possibilitarem a adição de plug-ins como o Colorista. Porém, o DaVinci Resolve é um software específico para o tratamento de imagem e correção de cor. Os principais ajustes de qualidade da imagem que podem agregar valor ao vídeo final são:

  • Exposição;
  • Brilho e sombras;
  • Contraste;
  • Ruído de imagem;
  • Balanceamento de branco.

A colorização utilizada como estética do vídeo é chamada de gradação. Cores quentes, como o tom amarelado, despertam a sensação de conforto no espectador. Já as cores frias, como o tom azulado, transmitem assepsia.

Design

Elementos gráficos, como o terço-inferior (barra de informações), ícones, transições e vinhetas proporcionam dinamismo ao vídeo e consequentemente o aumento da atenção do espectador. Esses elementos são primeiro criados em imagens estáticas pelos softwares Adobe Illustrator e Adobe Photoshop:

  • Ícones e Logotipos;
  • Formas geométricas;
  • Texturas;
  • Ilustrações.

Os elementos gráficos estáticos são exportados ou transferidos para o programa de animação no passo a seguir.

Animação

A animação, ou motion graphics, é definida pela movimentação de um objeto dentro de uma período de tempo. A animação pode compor as cenas junto ao material gravado, por exemplo, como GCs (Gerador de Caracteres) de apresentação; ou ser acrescentada como em cenas extras.

As transições de cenas com elementos gráficos animados possibilitam inúmeras criações para dinamizar o vídeo. O software mais utilizado é o Adobe After Effects:

  • Animação de letterings: títulos, créditos, terços inferiores e demais informações escritas;
  • Animações de logotipos e ícones;
  • Transições;
  • Efeitos especiais;
  • Composições de vídeos e imagens;

A parte de imagem do vídeo está pronta! Nas animações pode ser interessante a inserção de efeitos sonoros para impulsionar a narrativa e transmitir o tom da mensagem desejada.

Confira os principais softwares de animação: dos básicos aos avançados.

Som

É ideal que as TVs Corporativas estejam presentes em áreas de maior circulação e visibilidade, por isso, é comum não haver áudio em muitos conteúdos de vídeo para essa mídia.

Quando presente, o áudio passa pelas mesmas etapas da imagem: seleção e posicionamento das faixas de áudio; tratamento de ruídos e ambiência; e adição de efeitos sonoros. Os softwares de edição de vídeo têm um alcance limitado no tratamento de áudio, embora sejam os responsáveis prioritários pela sincronização das faixas de áudio e vídeo no momento da exportação. Os softwares mais comuns para tratamento de som são Adobe Audition e Pro Tools, que possuem:

  • Linha do tempo com sistema de camadas de áudio;
  • Precisão de corte;
  • Redução de ruído;
  • Efeitos de áudio.

Toda a sonoplastia (foley), efeitos sonoros e música podem ser adicionados ao vídeo na pós-produção, sem a necessidade de ser captado no momento da gravação.

Confira a importância do áudio nos vídeos!

Exportação

Por último, todos os elementos do vídeo, efeitos e áudio são unificados em um único programa. Geralmente são utilizados os softwares de edição de vídeo ou de animação para a exportação do vídeo final.

Ao final dessas etapas, o vídeo incrível para a TV Corporativa está pronto para engajar os colaboradores e transmitir a mensagem desejada!

A Voxel Digital oferece plataformas completas de TV Corporativa e produção de conteúdo audiovisual especializado para as empresas. Conheça nossas soluções!

Produção de conteúdo audiovisual pela Voxel Digital.
Produção de conteúdo audiovisual pela Voxel Digital.

Autor

Carolina Reggiani
Carolina Reggiani

Formada em audiovisual e especialista em marketing digital, sou apaixonada por conteúdo educativo!

Gostou? Deixe seu comentário