Profissionais de vídeo para somar ao seu time de comunicação corporativa
Profissionais de vídeo para somar ao seu time de comunicação corporativa
Profissionais de vídeo para somar ao seu time de comunicação corporativa

Profissionais de vídeo para somar ao seu time de comunicação corporativa

Daniela Leite
escrito por
Daniela Leite
Tempo de leitura: 3 minutos

Conheça mais sobre as funções de profissionais de vídeo especializados que podem trabalhar e transformar a área comunicação corporativa

Hoje em dia, o profissional de comunicação precisa conhecer as etapas e conceitos de produção de vídeos, seja para ele mesmo fazê-los ou para trabalhar em conjunto com profissionais da área. Além de um bom trabalho em equipe, entender de vídeos ajuda a avaliar resultados de uma produção audiovisual realizada para a empresa.

Muitas equipes de Comunicação Interna e Marketing já contam com profissionais formados em Audiovisual, Cinema, Rádio e TV, Motion Design, dentre outras áreas. Há também casos de comunicadores que fazem cursos ou aprendem por conta própria a lidar com os conceitos e técnicas de produção de vídeos. Isso é excelente para obter resultados de boa qualidade na comunicação corporativa.

Conheça mais sobre os profissionais de vídeo que podem trabalhar na comunicação corporativa gerando conteúdo de valor para a empresa:

Motion Designer

É o profissional que domina técnicas de movimento e animação de elementos gráficos para criar vídeos com o uso de softwares de ilustração e efeitos. Neles, o motion designer consegue dar vida e ação a personagens, formas e objetos. Ele é o responsável também pelos efeitos de transição entre cenas, pela harmonização entre ação e sons (efeitos, trilha sonora) e pelo ritmo geral do vídeo. Geralmente, são profissionais muito criativos e dinâmicos.

Diretor de Arte ou Designer

A concepção da estética de um vídeo é trabalho desses profissionais, que criam a identidade visual do material. Eles direcionam a escolha de paleta de cores, tipografia, imagens, ícones, estilo de design gráfico, dentre outros parâmetros que constroem a mensagem e o apelo do vídeo. Se necessário, também podem criar conceitos e ilustrações que serão animadas, posteriormente, por motion designers ou editores. No caso de filmagens, os diretores de arte ou fotografia também atuam na composição do figurino dos personagens e dos cenários, trazendo ambientação, caracterização, estilo e personalidade às produções.

Os profissionais de vídeo somam novas habilidades às equipes de comunicação interna. (Arte: Juliana Polastri)
Os profissionais de vídeo somam novas habilidades às equipes de comunicação interna. (Arte: Juliana Polastri)

Roteirista

Responsável por criar o storytelling do vídeo, ele cria e organiza todas as cenas sequencialmente em um roteiro (ou script). O profissional deve detalhar não só as ações, como também as falas dos personagens; como cada cena deve ser filmada (planos e enquadramentos de câmera); e o que o editor de vídeos deverá acrescentar ao material na edição (como trilha sonora, texto, elementos gráficos, etc). Os roteiros de cinema, novelas e produções televisivas costumam ter até mais informações, que não se aplicam a pequenas produções.

Diretor de Fotografia

Como transformar as palavras do roteiro em cenas bem executadas? Isso vem da soma da atuação, da qualidade técnica e muitos outros fatores. Mas o principal deles é o ato de filmar, em si. O diretor de fotografia é o profissional que vai direcionar corretamente as câmeras, por meio de iluminação, enquadramentos, lentes adequadas e demais aspectos relacionados à captação das imagens dentro da intenção planejada anteriormente. Sem essas noções, não há gravação de boa qualidade.

Produtor

O produtor é responsável pela execução de um projeto audiovisual. Ele busca, pesquisa e agiliza todos os recursos para que o filme/ vídeo aconteça. Dentre tais recursos, estão, por exemplo, o elenco, as locações, os figurinos, os equipamentos e outras demandas. Ele controla o cronograma e o orçamento de cada atividade, viabilizando os prazos e planejamentos necessários.

Editor

O editor é o responsável por receber as filmagens e o material bruto dos vídeos e, através de softwares de edição, como o Adobe Premiere, selecionar as cenas que ficarão no vídeo, colocar efeitos, fazer cortes, enfim, todo o trabalho de edição e pós-produção. Ele também insere a trilha sonora, se houver, os efeitos sonoros e BGs. Na edição, é o momento de inserir legendas, frases e outros elementos gráficos que estejam no roteiro. O resultado final de um vídeo deve grande parte a um bom trabalho de edição, por isso, essa função é muito importante.

Essas são algumas das funções mais comuns dentre as que atuam com vídeos corporativos. No universo da dramaturgia e cinema há diversas outros profissionais responsáveis por som, iluminação, operação de câmera, cenografia, figurino, direção, assistência e muitos outros. Simplificamos aqui pela aplicação prática às empresas.

O universo audiovisual tem encontrado seu espaço na comunicação corporativa e se destacado como um dos meios mais eficientes de se comunicar com o público interno e externo das instituições. Sua empresa utiliza vídeos? Quais são os profissionais envolvidos? Conte pra gente nos comentários. E não deixe de aprender mais sobre vídeos corporativos neste post.

Nosso próximo post trará alguns conceitos úteis para quem pretende aprender a roteirizar. Fique de olho nas mídias sociais da Voxel Digital para acompanhar as novidades!

Produção de vídeos pela Voxel Digital.
Produção de vídeos pela Voxel Digital.

Autor

Daniela Leite
Daniela Leite

Jornalista por formação, especialista em conteúdo, acredita no potencial da informação para transformar o mundo.

Gostou? Deixe seu comentário