Vídeo institucional: porque sua empresa deve fazer?
Vídeo institucional: porque sua empresa deve fazer?
Vídeo institucional: porque sua empresa deve fazer?

Vídeo institucional: porque sua empresa deve fazer?

Dianna Puertas
escrito por
Dianna Puertas
Tempo de leitura: 2 minutos

É muito comum empresas investirem em produções de vídeo institucional com a finalidade de apresentar a empresa e sua identidade.

Os vídeos institucionais são importantes para contar sobre a marca e ajudam a construir a imagem que a empresa deseja transmitir para o seu público. A partir das técnicas de storytelling nos vídeos, a organização pode contar histórias que inspiram e agregam valor à marca.

Não necessariamente é feito para vender um produto, mas auxilia na construção da narrativa da marca. Alguns exemplos de vídeos institucionais são:

História: Criação e evolução da marca, com seus marcos, mudanças e ideais;

Depoimento de clientes: Testemunhais sobre atendimento e produtos;

Como é trabalhar na empresa: Como o público interno (funcionários) enxerga a companhia;

Educativos: Conteúdos que aumentam a autoridade e servem como referência sobre o nicho de mercado;

Ações socioambientais: Mostram ações e objetivos de sustentabilidade que agregam aos valores e missão da marca;

Conceituais: Mais abstratos, transmitem determinada emoção ao público.

Saiba porque sua empresa deve investir em vídeo institucional. (Arte: Juliana Polastri)
Saiba porque sua empresa deve investir em vídeo institucional. (Arte: Juliana Polastri)

Dicas para um bom vídeo institucional

Apesar dos diferentes modelos de vídeos institucionais, existem algumas práticas seguidas por todos eles. Confira algumas dicas para ficar atento e fazer um vídeo institucional com bons resultados:

Tempo

O ideal é que um vídeo institucional tenha uma duração de 1 a 2 minutos. Esse tempo é o suficiente para contar uma história, causar emoção no espectador e não dispersar a audiência.

Trilha sonora

A música tem um papel importante na emoção do público. Já tentou assistir um filme de terror no mudo? Não tem graça. A trilha sonora conduz o sentimento passado ao espectador. Portanto, preste atenção no áudio.

Animações

Os efeitos gráficos ajudam a dar dinamismo ao vídeo e mostrar visualmente as principais informações. Transições criativas, GCs com apresentação dos personagens e grafismos deixam o vídeo mais atraente e explicativo.

Dica: Você também pode considerar um vídeo inteiro em animação motion graphics. O estilo é muito usado para mostrar processos internos ou contar sobre o que a marca faz.

Roteiro

Construir um roteiro é importante para definir exatamente o que se deseja transmitir na mensagem do vídeo. Assim é possível definir quais serão as cenas e ter uma visão geral da estrutura do vídeo.

Entenda como construir um bom roteiro!

CTAs

O Call to Action, apesar de não ser usado em todos os casos, tem uma função importante em trazer o espectador para mais próximo da marca. Agora que o espectador assistiu seu vídeo, o que ele deve fazer? Você pode convidá-lo a acessar seu site, segui-lo nas redes sociais ou compartilhar com outras pessoas!

Pós-produção

Todo material gravado precisa ser editado, por isso invista em uma equipe de pós-produção de qualidade. É nessa etapa que é adicionada a trilha sonora e as animações que ajudam a transmitir a mensagem do vídeo e dar dinamismo.

Entenda mais sobre a pós-produção neste artigo!

Com o vídeo pronto, está na hora de divulgá-lo no site, redes sociais ou mídias de comunicação interna.

Precisa de ajuda para construir o vídeo institucional da sua empresa? Fale com os nossos consultores e tenha uma produção de vídeo customizada para o seu negócio.

 

Autor

Dianna Puertas
Dianna Puertas

Jornalista e produtora de conteúdo.

Gostou? Deixe seu comentário