Dicas de criatividade
Dicas de criatividade
Dicas de criatividade

Dicas de criatividade

Carolina Reggiani
escrito por
Carolina Reggiani
Tempo de leitura: 3 minutos

Como manter a inspiração e a criatividade no dia a dia?

Quem trabalha com o processo criativo já passou pelo temido estado de “falta de inspiração”. Mas afinal…

O que é a criatividade?

A criatividade é o ato de ser criativo, ou seja, a ação concreta de criar ou inventar algo novo.

Em um mundo cada vez mais veloz e conectado, as empresas se utilizam de ideias criativas para conquistar a atenção do seu público e melhorar a produtividade de departamentos internos. Seja com as redes sociais, eventos, campanhas, embalagens ou processos de trabalho, a criatividade está em todo lugar.

Por isso, profissionais criativos têm sido cada vez mais buscados por empresas que querem se destacar em mercados competitivos.

A boa notícia é que a criatividade é uma competência, que pode ser treinada e estimulada todos os dias.

Como ser criativo?

Não existe uma fórmula mágica para ter ideias inspiradoras diariamente. Mas, essas 5 dicas podem te ajudar a manter a mente ativa e superar essa dificuldade!

Tenha processos e bases bem estruturadas

Claro, a inspiração ajuda bastante em processos criativos. Mas muitas vezes, se você sabe onde precisa chegar e qual é a melhor estrada, o trabalho duro pode superar a falta de inspiração.

Objetivos bem traçados, uma base de dados bem estruturada e o entendimento do público são o principal ponto de partida da criatividade. A inspiração pode vir do reconhecimento de padrões em uma base de dados ou da identificação de uma dificuldade recorrente do público-alvo.

A partir daí, ideias criativas são colocadas em prática para solucionar problemas ou alcançar objetivos.

Mapa mental: passo a passo para organizar suas ideias

Aumente seu repertório e tente coisas novas

Toda forma de arte se inspira em outros formatos. Por que não seria assim para outras peças criativas? No seu processo de criação, busque inspirar-se em fontes e formatos.

Se você trabalha com artes digitais, inspire-se nas artes plásticas, pintura, literatura, HQs ou memes. Já se trabalha com soluções de TI, fique atento a inovações do mercado, feiras de ciências e soluções de vendas. Está na área de comunicação interna? Busque inspiração no inbound marketing, comerciais e produtores de conteúdo.

Veja como as histórias em quadrinhos influenciaram o cinema!

Fuja do caminho de menor resistência

O corpo humano é uma máquina de conservar energia. Por isso, caminhos neurais são criados no cérebro para que algumas ações sejam automatizadas no dia a dia, e não necessitem de tanta energia para serem efetuadas.

Quando estiver em uma atividade diária, pergunte-se: Essa é a forma mais eficiente de concluir essa tarefa? Existem outras formas de fazer a mesma atividade?

Esse exercício pode trazer bons resultados de lugares inesperados.

A criatividade é uma competência que pode ser treinada e estimulada todos os dias. (Arte: Juliana Polastri)
A criatividade é uma competência que pode ser treinada e estimulada todos os dias. (Arte: Juliana Polastri)

Tenha um bloco de notas

Sabe aquela ideia que não parecia tão boa no primeiro momento? Ou aquela inspiração que surge no meio da noite? Anote no seu caderninho – físico ou virtual.

Você pode consultar o seu “banco de ideias” quando estiver sem inspiração. Algo que não parecia tão bom pode ser desenvolvido e criar algo muito legal. Às vezes, tudo o que você precisava era de um ponto de partida!

Aprenda a fazer um painel de inspiração visual.

Não tenha medo de falhar

O medo de falhar é o principal obstáculo para ser criativo. Quando tentamos algo novo, corre-se o risco de não ser bem sucedido. Mas, é necessário que novas ideias sejam colocadas em prática para que a inovação continue.

Falhe e aprenda com os erros. O saldo de inovação será positivo.

Siga a Voxel Digital nas redes sociais Instagram e Linkedin e fique por dentro do nosso blog!

Autor

Carolina Reggiani
Carolina Reggiani

Formada em audiovisual e especialista em marketing digital, sou apaixonada por conteúdo educativo!

Gostou? Deixe seu comentário