Como utilizar storytelling na produção de vídeos?
Como utilizar storytelling na produção de vídeos?
Como utilizar storytelling na produção de vídeos?

Como utilizar storytelling na produção de vídeos?

Ana Silva
escrito por
Ana Silva
Tempo de leitura: 4 minutos

Entenda como transformar suas produções em histórias emocionantes com a técnica de storytelling

Muito utilizada na produção audiovisuais, o storytelling é uma técnica popular entre escritores do mundo inteiro. Com ela, é possível contar histórias, que engajam o público e transmitem uma mensagem – seja a fim de ensinar uma moral, divulgar um produto ou fortalecer uma marca.

Neste post você vai entender o que é storytelling, como esse conceito é utilizado em filmes, animações, vídeos corporativos e como você poderá aplicar essa técnica em seu roteiro audiovisual. Confira abaixo!

O que é storytelling?

Storytelling pode ser traduzido como “contar história”; “narrativa”. A palavra se refere a uma das mais antigas formas de passar conhecimento, que evoluiu com o tempo. Hoje, é utilizado em áreas como literatura, publicidade, educação e cinema, por diferentes autores, escritores e roteiristas.

No audiovisual, o uso do storytelling tem como objetivo contar uma história de forma envolvente, por meio de cenas com forte conteúdo emocional, muitas vezes, contada a partir da perspectiva de um personagem, a fim de passar uma mensagem. Desta forma, a audiência é impactada mais facilmente pelo conteúdo do vídeo e absorve a sua mensagem de forma natural, pois cria empatia pela narrativa.

Como utilizar storytelling em um roteiro?

1. Estruturar o conteúdo

Antes de pensar em como utilizar o storytelling, é importante estruturar o conteúdo do seu vídeo. A partir das respostas para as perguntas abaixo, ficará mais fácil de entender como estruturar o seu roteiro.

  • O que vou falar?
  • Para quem vou falar?
  • Quando (em que período) vou falar?
  • Como irei falar?
  • Por que é relevante eu falar?

2. Elementos básicos da história

A segunda etapa é pensar como trabalhar o conteúdo como uma história. De acordo com o script doctor Thiago Fogaça, as histórias contam com 5 elementos básicos: tema, personagem, conflito, trama, estilo.

  • Tema: objetivo; razões pelas quais eu quero comunicar;
  • Personagem: alegoria de caráter, que gera identificação no público;
  • Conflito: teste de caráter do personagem, que envolve uma decisão emocional;
  • Trama: ordem e cronologia dos eventos;
  • Estilo: artifícios de linguagem da mídia – no caso do audiovisual.

3. Jornada do Herói

Já na terceira etapa, deve ser pensado como esses elementos podem ser trabalhados na construção do roteiro. Entre as opções, está a estrutura Jornada do Herói, descrita pelo antropólogo Joseph Campbell, que ganhou destaque após ser amplamente utilizada em diversas narrativas.

Campbell descreveu a Jornada do Herói no livro “O Herói de Mil Faces”, a partir da observação da estrutura de histórias clássicas, como a Odisseia, que repetiam padrões em suas narrativas. Essas histórias são mundialmente conhecidas, por tratar de questões universais, como “quem eu sou” ou “qual é meu papel no mundo”, por meio de um ou vários personagens.

Confira os tipos de arquétipos (personagens) no storytelling!

A Jornada do Herói é dividida em três atos: a decisão do herói agir, a ação em si e as consequências da ação. Confira abaixo a estrutura da Jornada do Herói, segundo Campbell:

Jornada do Herói, segundo Joseph Campbell, de acordo com o livro Jornada do Escritor, do escritor Christopher Vogler. (Arte: Juliana Polastri)
Jornada do Herói, segundo Joseph Campbell, de acordo com o livro Jornada do Escritor, do escritor Christopher Vogler. (Arte: Juliana Polastri)

Dica: a Jornada do Herói é só uma das estruturas criadas para contar uma história, não necessariamente deve ser seguida à risca na hora da produção de um roteiro, para um vídeo ou uma série. Os passos podem ser substituídos, acrescentados ou excluídos, de acordo com a narrativa criada.

Escritores como Robert McKee (“Story”) e Christopher Vogler (“A Jornada o Escritor”) desenvolveram outras estruturas para contação de histórias, que também são referências no audiovisual. Veja qual estrutura se adéqua melhor à sua história ou crie a sua própria estrutura!

Exemplos em Filmes e Animações

Filmes, sejam eles live action ou animação, são histórias, por tanto, utilizam storytelling em suas narrativas. Entre os filmes mais conhecidos, que utilizam a estrutura Jornada do Herói está “O Mágico de Oz”, “Guerra nas Estrelas” e as animações “Procurando Nemo” e “Como Treinar o seu Dragão”.

Também é possível utilizar o storytelling em narrativas menos lineares, com loops temporais. Filmes como “Corra Lola, Corra”, “Amnésia” e “Interstelar” são bons exemplos.

Entenda como usar o storytelling no EAD!

Exemplos em Vídeos Corporativos

Como falado anteriormente, o storytelling também é utilizado na publicidade comunicação corporativa. Vídeos sobre a marca, cultura da empresa ou um produto podem sem ser contados por meio de uma história emocional, que brinca com os medos e desejos do público.

Um bom exemplo é a comercial “Start Something New”, da empresa Ikea, que fala sobre a importância da sua rede de lojas de móveis, por meio da história de um idoso e a sua cadeira. Já no Brasil, uma campanha que fez grande sucesso, por meio da contação de uma história foi a despedida da Kombi, veículo que seria parado de ser fabricado no Brasil em 2013, pela Volkswagen.

 

Dica: tente combinar o discurso do vídeo com a atitude moral da empresa, para que o público entenda que a história contada é condizente.

Deixe nos comentários as suas dúvidas sobre storytelling. E conte com a equipe de conteúdo da Voxel Digital para produção de vídeos!

Autor

Ana Silva
Ana Silva

Jornalista especialista em produção de conteúdo audiovisual, apaixonada por comunicação e vídeo

Gostou? Deixe seu comentário