Animação de personagem: o que é, como fazer e Walk Cycle
Animação de personagem: o que é, como fazer e Walk Cycle
Animação de personagem: o que é, como fazer e Walk Cycle

Animação de personagem: o que é, como fazer e Walk Cycle

Carolina Reggiani
escrito por
Carolina Reggiani
Tempo de leitura: 4 minutos

A animação de personagem pode ser um diferencial para um vídeo de motion graphics. Como?

Os personagens aumentam a identificação do público com o vídeo!

Um fenômeno curioso da mente humana é a pareidolia. Os seres humanos estão sempre buscando traços faciais em diferentes objetos. Quem nunca viu um rosto em uma tomada ou uma janela? Isso acontece porque estamos programados a buscar padrões familiares em todas interações.

O público se identifica com a animação também por outros fatores, como a trilha sonora, cores e a história. Mas essa identificação é intensificada por um personagem imerso no storytelling do video.

O que é a animação de personagem

A animação de personagem consiste na ilustração em movimento de um ser humanoide em um vídeo. O personagem pode ser uma pessoa realista, uma caricatura, um cartoon ou um animal. O importante é que esse personagem tenha características de traços humanos, como as emoções.

Durante a animação, esse personagem irá se mover, andando ou dançando, por exemplo. O personagem também exibirá expressões faciais que externalizem suas emoções.

A naturalidade dos movimentos é um dos pontos essenciais para que o personagem esteja bem animado. Mas não só isso!

Existem 12 princípios de animação criadas pela Disney que devem ser seguidas para que o resultado seja satisfatório, confira elas aqui!

Como fazer a animação de personagem

A animação pode partir de diferentes técnicas, algumas mais antigas e outras mais novas. Todas as técnicas têm o seu apelo. Confira as principais delas!

Frame a Frame

O frame a frame foi a primeira técnica de animação criada. São desenhadas primeiro as posições-chave, e todos os quadros de movimentos entre as duas posições. Assim, os desenhos são feitos quadro a quadro, com pequenas diferenças entre eles.

Quando esses quadros são exibidos em alta velocidade, passam a ilusão de movimento. Esse é todo o princípio do cinema e das animações.

O frame a frame atualmente é feito de modo digital, mas pouco usado na animação de personagens. Com as novas tecnologias, surgiram novas técnicas de animação.

Rigging

Esta técnica surgiu da automação do esqueleto do personagem em plug-ins para o After Effects, como o Duick. O posicionamento de cada parte do corpo é feito em uma ilustração estática. Para isso, é importante que a ilustração esteja organizada em camadas de cada membro do corpo.

Quando bem posicionado, é possível controlar os movimentos com uma única ilustração de maneira simples, apenas adicionando detalhes dos novos ângulos. A ferramenta Puppet também auxilia no controle dos movimentos.

Fazer a ilustração no tamanho grande – 4K, por exemplo – garante que mesmo ocorrendo a animação em escala (zoom), a imagem não fique distorcida.

Os personagens aumentam a identificação do público com o vídeo! (Arte: Juliana Polastri)
Os personagens aumentam a identificação do público com o vídeo! (Arte: Juliana Polastri)

Dicas para uma boa animação de personagem

Separamos 3 dicas para a sua animação ficar fluída e verossímil:

1. Mantenha os movimentos simples

Uma boa animação está na sutiliza dos detalhes. Todo movimento de personagem é utilizado para transmitir uma mensagem. Quando a mensagem está clara para o produtor de vídeo, movimentos extravagantes não precisam ser utilizados quando não auxiliam a transmitir a mensagem.

Isso não quer dizer que a animação do personagem ficará fraca, apenas precisa.

2. Mantenha a consistência

Os movimentos do personagem devem ser consistentes com a sua personalidade e cenário do momento. Como o personagem interage com determinado objeto ou executa uma ação faz parte da sua assinatura.

A quebra de expectativa deve ser usada como uma ferramenta pontual. Se a quebra de expectativa é um padrão, ela perde seu efeito e a animação se torna inconsistente.

3. Boa preparação

Antes de começar a animar, é importante que arquivo base esteja no tamanho certo, com as camadas organizadas e nomeadas. Como falamos, é interessante criar um personagem maior do que o tamanho do vídeo, para garantir que quando a escala for mexida, o personagem não ficará distorcido.A correta separação e nomeação das palavras facilita a identificação de cada parte do corpo e Não são recomendadas refações no design do personagem após o início da animação. Por isso, pense em todos os detalhes quando ainda estiver na parte de concepção.

Walk Cycle

O walk cycle é uma forma específica de animação de personagem. Nela, o foco está na maneira que personagem irá andar ou correr.

Os movimentos fazem parte da caracterização do personagem. Eles auxiliam a demonstrar a personalidade dele de forma subconsciente.

Passos longos podem ser confiantes ou desengonçados, passos curtos e rápidos podem significar pressa e agitação.

Todos esses sinais são captados pelo espectador e traduzidos em uma percepção daquele personagem.

Animação de personagem em vídeos

A animação de personagem pode ser um ótimo diferencial para os vídeos de motion graphics do seu negócio. A inclusão dos personagens deve ser acordada no início do projeto, já que a sua produção é mais extensa.

Ficou alguma dúvida? Deixe o seu comentário!

A Voxel Digital oferece soluções de produção de vídeo e animações para a sua empresa. Entre em contato com os nossos consultores!

Autor

Carolina Reggiani
Carolina Reggiani

Formada em audiovisual e especialista em marketing digital, sou apaixonada por conteúdo educativo!

Gostou? Deixe seu comentário