Como a Plataforma EAD pode auxiliar o seu negócio
Como a Plataforma EAD pode auxiliar o seu negócio
Como a Plataforma EAD pode auxiliar o seu negócio

Como a Plataforma EAD pode auxiliar o seu negócio

Carolina Reggiani
escrito por
Carolina Reggiani
Tempo de leitura: 3 minutos

A plataforma EAD é o local ideal para armazenar e distribuir as aulas online

Os cursos a distância se tornaram os queridinhos durante a pandemia. Segundo a Catho Educação, o aumento nas matrículas para cursos EAD foi de 70% março e abril do ano de 2020, enquanto o interesse pelos cursos remotos aumentou em 45%.

Mesmo antes de 2020, o índice de aumento de procura pela modalidade EAD foi de 17% entre 2017 e 2018, de acordo com o  Instituto Samesp. E, certamente, a força dos cursos a distância vai continuar mesmo após o período.

Para que o ensino a distância possa acontecer, é necessário alguns passos:

  • Planejamento das aulas;
  • Criação de roteiros;
  • Gravação e edição de vídeoaulas;
  • Disponibilização do conteúdo em uma plataforma de hospedagem.

Confira passo a passo de como criar um curso online!

O que é a plataforma EAD

A plataforma é EAD é um sistema de gestão de aprendizagem online, para oferecer o ensino de forma eficiente e segura aos alunos.

Nela são hospedadas as videoaulas e materiais complementares, que reforçam a experiência e aprendizagem do aluno, dentro de uma metodologia pedagógica e estruturada.

Por meio delas, o criador do curso tem controle da grade curricular, avaliações, segurança de acesso e métricas de comportamento dos alunos.

Conheça a plataforma EAD da Voxel Digital!

Como funciona a plataforma EAD

Para que os vídeos sejam acessados pelos alunos, eles precisam estar em uma plataforma de hospedagem. Existem opções gratuitas, como o Youtube e Vimeo, mas que não oferecem um sistema de gestão completo.

A plataforma EAD tem uma infraestrutura de suporte para vídeos assim como outros sites de hospedagem, mas além do armazenamento de videoaulas, elas também permitem o upload de materiais complementares, a personalização da página e interatividade com os alunos.

Esses recursos oferecem ao produtor uma experiência descomplicada de criação do curso com gestão pedagógica e diferenciais competitivos. Os alunos têm acesso de qualquer dispositivo a um conteúdo acadêmico estruturado e acessível.

Plataforma EAD para escolas

O ensino a distância tem ganhado espaço desde a educação infantil ao ensino superior. Com a pandemia, muitas instituições de ensino estão tendo que se adaptar a esse formato para continuar disponibilizando aos seus alunos o acesso às aulas.

A plataforma EAD permite que instituições de ensino mantenham suas aulas no ambiente online. A plataforma interativa permite que o chat seja usado para dúvidas e que exercícios sejam passados e corrigidos dentro da própria plataforma. A avaliação dos alunos se torna integrada com a participação do aluno – quantidade de aulas assistidas – e acertos nas questões feitas pelos professores.

A plataforma EAD apresenta toda a segurança para que as aulas sejam acessadas apenas por alunos matriculados.

Plataforma EAD para empresas

Os treinamentos corporativos são um exemplo da utilidade das plataformas EAD para as empresas. Os cursos podem ser gravados anteriormente ou transmitidos ao vivo e, posteriormente, disponibilizados na plataforma para consulta dos funcionários ou treinamento de novas equipes.

Confira como automatizar o treinamento corporativo!

As empresas também podem oferecer cursos gratuitos para a sua audiência com a estratégia de educar os consumidores e gerar awareness para a marca. Essa técnica pode se fortalecer com os webinars e outras estratégias de marketing digital.

 

A plataforma EAD ajuda a impulsionar o seu negócio ou curso online. (Arte: Juliana Polastri)
A plataforma EAD ajuda a impulsionar o seu negócio ou curso online. (Arte: Juliana Polastri)

Plataforma EAD de cursos online

Os cursos online são uma oportunidade de gerar renda com os conhecimentos do criador. Essa estratégia tem sido usada há anos e ganhou força durante 2020. Profissionais de distintas áreas decidiram empreender e auxiliar seus colegas de profissão com conteúdos de habilitação e especialização profissionais.
A plataforma EAD possibilita a monetização do conteúdo, com uma experiência descomplicada de criação do curso, separação em módulos e personalização da página, de acordo com as necessidades do produtor.

Gamificação

Os relatórios completos da plataforma EAD permitem que o produtor de conteúdo acompanhe e melhore suas técnicas de engajamento em aula.

A gamificação é uma das maneiras de manter o engajamento na aula. Desafios no final de cada módulo, quizzes sobre as aulas e uma competição saudável entre os alunos são exemplos de como manter os alunos empenhados nas aulas.

Confira por que todos amam gamificação e você também deveria!

Vantagens da plataforma EAD

Recapitulando o que vimos neste artigo, as principais vantagens da plataforma EAD são:

  • Armazenam o conteúdo de videoaula e materiais complementares;
  • Protegem as informações;
  • Permitem a monetização;
  • Automatizam as avaliações;
  • Geram relatórios completos do comportamento em aula;
  • Permitem que o aluno tenha acesso de qualquer dispositivo.

Fale com os nossos consultores e conheça o que a Plataforma EAD da Voxel Digital pode oferecer para o seu negócio!

Autor

Carolina Reggiani
Carolina Reggiani

Formada em audiovisual e especialista em marketing digital, sou apaixonada por conteúdo educativo!

Gostou? Deixe seu comentário