Gamificação e sua importância nas aulas EAD
Gamificação e sua importância nas aulas EAD
Gamificação e sua importância nas aulas EAD

Gamificação e sua importância nas aulas EAD

Carolina Reggiani
escrito por
Carolina Reggiani
Tempo de leitura: 4 minutos

Transformando aulas online em um jogo com a gamificação

A gamificação é um conceito criado pelo programador e inventor britânico, Nick Pelling em 2002. Segundo ele, mecânicas e atributos presentes nos jogos poderiam auxiliar a transmitir e fixar informações com mais facilidade.

Desde então, a gamificação tem sido utilizada em diferentes contextos: ambiente de negócios, educação, saúde, etc.

Com o aumento das aulas online e ensino a distância, algumas questões começaram a reaparecer para os pedagogos e produtores de conteúdo:

  • Como deixar as aulas EADs com o conteúdo mais envolvente?
  • Como prender a atenção dos alunos por mais tempo no ambiente online?
  • Como ajudar o aluno a fixar o conteúdo transmitido durante as aulas?

A gamificação é uma das respostas para essas questões.

O que é gamificação?

Como dito acima, a gamificação é a prática de utilizar conceitos de games em diferentes contextos.

Durante os jogos, o corpo humano libera pequenas doses do hormônio dopamina, o que faz com que o cérebro entenda a atividade exercida como sendo prazerosa.

Quando outras práticas são simuladas como um jogo, esse mesmo hormônio é liberado, engajando o aluno nas aulas a distância.

Para que a gamificação seja completa, os principais atributos de um jogo precisam estar presentes:

Competição

Seja entre os alunos ou um desafio a ser superado, a competição é um incentivo para que cada estudante se esforce para “ganhar”. O mecanismo de competição reforça o engajamento e destaca os resultados individuais ou a habilidade de trabalhar em grupo.

Recompensa

Se existe uma competição, existe uma recompensa. Ganhar só por ganhar pode não ser o suficiente. Portanto, a recompensa também é um incentivo aos alunos.

A recompensa pode ser dada aos primeiros colocados de uma turma, ou para todos que ultrapassarem uma marca delimitada. Alguns exemplos de recompensas são materiais extras, consultorias gratuitas, descontos ou pontuação para o próximo semestre.

Pontuação

A pontuação espaçada durante todo o curso – e não apenas uma nota final – faz com que cada ponto recebido libere dopamina e engaje o aluno. A pontuação também pode ser usada como competição entre os alunos, ou como uma nota mínima para alcançar a recompensa.

Storytelling

Por último – mas não menos importante – está o ato de contar histórias. Todo bom jogo tem um objetivo e uma maneira de alcançar esse objetivo, independente da complexidade da história.

O storytelling pode ser usado como um caminho que liga todas as matérias do curso, ou como exemplos dentro das videoaulas, e até como um exercício multidisciplinar para os alunos.

Prenda a atenção dos alunos de cursos EAD com a gamificação! (Arte: Juliana Polastri)
Prenda a atenção dos alunos de cursos EAD com a gamificação! (Arte: Juliana Polastri)

Os principais benefícios da gamificação

Jogos e brincadeiras são formas de crianças aprenderem ferramentas importantes para o futuro. Algumas soft skills, como a comunicação, argumentação e inteligência emocional, são exemplos do que os jogos podem ensinar.

Por tanto, os games são uma maneira instintiva de se aprender algo, inclusive na fase adulta. Mesmo que o assunto tratado seja fora da zona de conforto do aluno, a familiaridade com os atributos de um jogo tem o potencial de transformar a experiência.

Estão entre os principais vantagens de utilizar a gamificação no ensino a distância:

  • Torna o ensino mais atrativo;
  • Aumenta a motivação dos alunos;
  • Melhora a capacidade de memorização dos alunos;
  • Aumenta o foco e concentração nas atividades;
  • Coloca conceitos teóricos na prática;
  • O feedback de erros e acertos é instantâneo;
  • Erros cometidos durante o processo de aprendizagem são acolhidos;
  • Torna o processo de aprendizagem divertido!

Por que amamos gamificação (e você também deveria)? Confira aqui!

Como usar gamificação nas aulas EAD (com exemplos)

Instagram

O Instagram pode ser utilizado como ferramenta de gamificação para engajar os alunos em uma disciplina online. Realizar posts ao final de cada aula com o principal assunto da matéria abordada, faz com que o estudante consiga memorizar o conteúdo.

Outro ponto interessante é deixar aberto os comentários do post, assim há o engajamento dos alunos com os seus principais aprendizados do dia.

Aplicativos

Aplicativos como o Quizizz e Mentimeter são exemplos práticos para gamificar a aula EAD. Neles você pode criar um quiz sobre o conteúdo da aula e deixar que os alunos respondam em uma espécie de competição. Os que obtiverem os melhores resultados podem ser bonificados e isso fará com que o estudante queira prestar mais atenção às aulas e ser mais participativo.

Além disso, esses aplicativos são excelentes para mensurar o aprendizado da turma ao final da aula.

Plataforma EAD

Para que a gamificação possa acontecer e os alunos se engajem com o conteúdo, é necessária uma plataforma de ensino a distância. Com a plataforma EAD, é possível armazenar e disponibilizar os conteúdos da aula, organizá-las com matérias, desenvolver quizzes e avaliar o progresso dos alunos.

A gamificação pode fazer parte das diversas etapas de ensino, dentro da videoaula, quizzes ao final de cada tema ou desafios multidisciplinares.

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Autor

Carolina Reggiani
Carolina Reggiani

Formada em audiovisual e especialista em marketing digital, sou apaixonada por conteúdo educativo!

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