Passo a Passo de um Curso Online
Passo a Passo de um Curso Online
Passo a Passo de um Curso Online
Cursos Online

Passo a Passo de um Curso Online

Ana Silva
escrito por
Ana Silva
Tempo de leitura: 4 minutos

Entenda como criar um curso online, da concepção até a distribuição

Os cursos online já faziam parte de nossa rotina de aprendizado e ganharam ainda mais espaço com a quarentena. São inúmeras opções, de diferentes segmentos e formatos, que facilitam o estudo de quem está em casa. Já no caso do produtor de conteúdo, o momento é ideal para adaptar os cursos presenciais ao ambiente digital.

E esse texto é para você, que tem a ideia de um curso ou aulas online, mas não sabe por onde começar. Preparamos um passo a passo, que vai te auxiliar a montar seu projeto, desde a organização do conteúdo até a hospedagem na plataforma. Confira abaixo!

Passo 1: Preparação do conteúdo

O primeiro passo a ser dado é a preparação do material curso. O ideal é criar um plano de aula simples, com a divisão do conteúdo por aula e/ou módulos. Ele pode ser criado em documento Word, planilha, mapa mental online ou qualquer formato, que te permita visualizar e organizar o que será ministrado de forma simples.
Também é necessário pensar no tempo das aulas. Para isso, deve ser levado em consideração o público do curso, o formato e, principalmente, o ambiente online, que é muito mais imediatista do que o presencial. Normalmente, aulas simples têm até 5 minutos de duração. Já aulas mais complexas ou tutoriais, costumam ter de 7 a 20 minutos.

Dica: separe materiais gráficos para serem utilizados durante a aula, como fotos, vídeos e infográficos, para tornar o conteúdo ainda mais interessante e visual.

Após fazer o plano de aula, programar o tempo e separar os materiais que serão utilizados, deve-se criar um roteiro para as aulas, com todas as informações que precisam ser transmitidas aos alunos, podendo ser escrito em texto corrido ou pontos-chave. Para quem não tem intimidade com a câmera, é recomendado ensaiar o roteiro antes da gravação, para treinar o conteúdo e ter uma ideia exata da duração das aulas.

Dúvidas sobre roteiro? Confira o nosso post!

Dica: para quem quer melhorar a performance e ter mais ideias de linguagem e formato, é legal procurar referências de cursos e apresentadores, que servirão de inspiração para a criação do seu projeto!

Passo 2: Gravação e Edição

Depois de organizar o conteúdo, o segundo passo é a gravação e edição do curso. Para gravar as aulas é necessário ter equipamentos básicos, como câmera, microfone e iluminação. Há diferentes modelos no mercado, como descrevemos em neste post, que poderão atender quem quer produzir cursos com qualidade mais profissional.

Já para quem realizar uma gravação mais simples, a câmera e microfone do celular podem ser utilizadas, desde que tenham boa qualidade. Também é possível gravar pelo computador, por meio da webcam e microfone, com extensões como o Screencastify.

Dica: escolha bem o cenário para a gravação. O fundo deve ser neutro, como uma parede branca, e o ambiente silencioso, para auxiliar na qualidade do áudio.

Confira 7 dicas de composição de cena para as suas gravações!

Após gravar o conteúdo, é necessário editar os arquivos de vídeos e áudio. Hoje, o programa mais utilizado para edição são Adobe Premiere e o Final Cut, porém os dois são profissionais e pagos. Para quem é iniciante e procura programas mais simples, pode utilizar o Movavi – que é pago, porém tem um preço acessível – ou o Openshot, que é totalmente gratuito.

Entenda como criar um curso online, da concepção até a distribuição (Arte: Juliana Polastri).
Entenda como criar um curso online, da concepção até a distribuição (Arte: Juliana Polastri).

Passo 3: Como posso enriquecer meu curso?

Com tantas aulas online disponíveis é interessante enriquecer o curso, para se destacar e receber uma boa avaliação dos alunos. Disponibilizar materiais extras na plataforma, como planilhas e PDFs exclusivos, agregam mais valor ao conteúdo. Já aulas práticas, como tutoriais com gravação de tela, podem deixar o conteúdo mais dinâmico e compreensível para quem está assistindo.

Outra opção para deixar o curso ainda mais atrativo é brincar com os formatos de aula. Além das aulas tradicionais, em que o conteudista fala direto para câmera, é possível trazer para o público novos formatos, como o bate-papo, em que um convidado participa da aula e conversa com o conteudista sobre um tema específico, de maneira mais leve.

Dica: a gravação do curso em um Estúdio de gravação também pode ser um diferencial, já que transmite mais profissionalismo e o curso ganha qualidade como produto audiovisual. A Voxel Digital oferece uma solução completa para quem quer produzir cursos online, que conta com a criação broadcasting design, gravação em Estúdio, com diferentes recursos e equipamentos.

Passo 4: Plataforma de Hospedagem

Depois do curso estar editado e os materiais de apoio prontos, para serem disponibilizado para os alunos, chegou a hora do lançamento. Se o curso for gratuito, o mesmo pode ser hospedado em redes sociais como Youtube ou Vimeo, em que o conteúdo fica disponível para o público de forma gratuita.

Por outro lado, se você quer monetizar o seu curso, é necessário distribuí-lo por meio de uma plataforma de hospedagem. Há sites nacional e internacionais que oferecem o serviço, por meio de planos pagos. Na plataforma, é possível organizar os conteúdos de forma personalizada e fazer a cobrança do curso de maneira fácil.

A Voxel Digital também conta com uma plataforma de hospedagem, para você fazer a distribuição e monetização do seu curso. Entre em contato para saber mais!

Tire o seu projeto do papel seguindo o nosso passo a passo. E conte com a Voxel Digital para colocar seu curso online em prática.

 

Autor

Ana Silva
Ana Silva

Jornalista especialista em produção de conteúdo audiovisual, apaixonada por comunicação e vídeo

Gostou? Deixe seu comentário