Passo a passo para planejar e tirar seus webinars do papel
Passo a passo para planejar e tirar seus webinars do papel
Passo a passo para planejar e tirar seus webinars do papel

Passo a passo para planejar e tirar seus webinars do papel

Daniela Leite
escrito por
Daniela Leite
Tempo de leitura: 4 minutos

Muitas empresas já conhecem a importância dos webinars e as suas “1001 utilidades”. Eles são considerados, segundo pesquisa do Content Marketing Institute (2016), o meio de comunicação mais eficiente, atrás apenas dos eventos presenciais. Um webinar de qualidade supera textos, e-mails e demais formas de comunicação online em questão de aproveitamento e aceitação do público.

Seja para transmitir eventos, palestras, treinamentos e até mesmo mensagens dos CEOs e diretores de uma empresa aos colaboradores, os webinars estão conquistando cada vez mais espaço nesse nicho. O seu uso, porém, não se restringe apenas ao ambiente corporativo; outros negócios que desejam se comunicar com ações de marketing de conteúdo e demonstrações de produtos online também vêm utilizando essa tecnologia. Já na área da educação, os webinars possibilitam aulas ao vivo interativas e a realização de cursos online.

No entanto, apesar do uso crescente, muitas pessoas ainda não dominam totalmente as etapas envolvidas na produção de um webinar, ou até mesmo pulam alguns passos muito importantes que afetam os resultados.

Por isso, preparamos um guia rápido de como pensar nas principais etapas do planejamento de um webinar, confira a seguir e garanta o sucesso de sua transmissão!

Passo a passo para webinars de sucesso. (Arte: Diana Coelho)
Passo a passo para webinars de sucesso. (Arte: Diana Coelho)

Objetivo e tema matadores

Bom, nem precisamos falar sobre a importância dessa etapa, certo?

Geralmente, cursos online já possuem temas bem definidos, então podem pular essa dica.

Já no caso de empresas e negócios que desejem realizar marketing de conteúdo por meio de webinar, é muito importante produzir materiais que dialoguem verdadeiramente com suas personas e destaquem o domínio da marca sobre o assunto. O principal critério é alinhar o tema aos objetivos dessa ação, como, por exemplo:

  • Atrair visitantes para sua landing page;
  • Converter visitantes em leads;
  • Nutrir leads para convertê-los em clientes futuramente.

Feito isso, parta para a escolha do tema em si. Algumas dicas gerais para esse momento são:

  • Escolha um assunto relacionado ao seu produto, serviço e ao universo de sua empresa ou negócio;
  • Opte por abordagens que você ou seu convidado dominam;
  • Defina com qual etapa do seu funil de vendas você precisa dialogar;
  • Analise nas redes sociais e blogs quais temas são aderentes ao seu público;
  • Produza um conteúdo que ajude seu cliente a identificar possíveis problemas que ele possui e como suas soluções podem ajudá-lo.

Reúna essas informações de objetivos e pauta em um briefing para orientar a produção futura e garantir que ninguém se desalinhe no meio do processo.

Pesquisa de persona

O planejamento do tema pode ser facilitado por uma pesquisa prévia que defina sua persona. Basicamente, essa etapa ajuda a conhecer com quem você está dialogando, por exemplo:

  • Quais os objetivos, interesses, problemas e ocupações da persona;
  • Com que e onde ela trabalha;
  • Qual seu nível de formação;
  • Idade;
  • Gênero;
  • O que sua empresa pode fazer por ela.

Essas especificidades delineiam conteúdos precisos e que geram engajamento. Vale a pena realizar essa pesquisa ou até mesmo contratar alguma empresa para realizá-la, como a RD Station ou a Rock Content.

Convite a um especialista

Os webinars têm a vantagem de conectar pessoas de qualquer lugar do mundo. Isso significa que não há barreiras para convidar palestrantes, instrutores e especialistas que possam agregar conhecimento.

Considere essa possibilidade, agende o webinar com antecedência, faça o convite e planeje a presença da pessoa até seu local de gravação ou uma transmissão a distância.

Agendamento e convite à audiência

Transforme seu webinar em um verdadeiro evento e engaje a audiência antes mesmo do dia da transmissão. O ideal é agendar o webinar com, pelo menos, duas semanas de antecedência e já avisar sua audiência por e-mail.

Até a data marcada, envie periodicamente alguns lembretes mencionando a aproximação o webinar. Utilize chamadas criativas, informe o tema, o palestrante, a duração prevista. Espace um e-mail e outro para não incomodar seus destinatários, afinal ninguém gosta de muita insistência, não é?

No dia da transmissão, basta enviar a URL do vídeo e voilà! Em apenas um clique, sua audiência estará conectada ao webinar e poderá assistí-lo.

Divulgação

Além de convidar segmentos específicos por e-mail, se sua intenção for gerar leads para seu negócio, divulgue o webinar nas redes sociais e em seu blog corporativo. Estipule a forma de inscrição e prepare uma landing page contendo o formulário, para captar dados de seus visitantes, como, por exemplo:

  • Nome
  • Email
  • Profissão
  • Empresa
  • Telefone

Assim, após seu webinar, você terá uma nova mailing list que poderá ser nutrida e convertida futuramente.

Agora, basta acompanhar as inscrições, responder possíveis dúvidas e orientar a audiência quanto ao acesso.

No dia do webinar, cheque:

  • Equipamentos à mão (câmera, tripé, gravador, iluminação);
  • Conexão com a internet ativa;
  • Acesso dos usuários funcionando;
  • Pontualidade do palestrante;
  • Teste de áudio (a qualidade do áudio é tão importante quanto da imagem);
  • Ambiente ideal (fundo neutro, ausência de ruídos, luz ajustada).

Planeje realizar um follow-up após o webinar para receber um feedback do público que assistiu seu webinar e estar atento às sugestões, impressões e melhorias futuras.

Se você deseja entender um pouco mais sobre quais equipamentos usar para produzir um webinar ou vídeo profissional, acesse esse post que preparamos recentemente ou este e-book de boas práticas de transmissão online.

Entre em contato com nossa empresa se deseja receber mais informações sobre nossa plataforma de webinar!

Autor

Daniela Leite
Daniela Leite

Jornalista por formação, especialista em conteúdo, acredita no potencial da informação para transformar o mundo.

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