Por que fazer uma transmissão ao vivo em um estúdio de gravação?
Por que fazer uma transmissão ao vivo em um estúdio de gravação?
Por que fazer uma transmissão ao vivo em um estúdio de gravação?

Por que fazer uma transmissão ao vivo em um estúdio de gravação?

Ana Silva
escrito por
Ana Silva
Tempo de leitura: 3 minutos

Entenda as vantagens de profissionalizar as suas lives

A popularização das transmissões ao vivo nos últimos meses fez não só com que o mercado de audiovisual crescesse, mas também se especializasse na área.

Hoje, as transmissões ao vivo estão cada vez mais sofisticadas, com a utilização de estúdios de gravação, equipamentos de ponta e diversos recursos audiovisuais.

Mas, por que realizar uma transmissão ao vivo em um estúdio de gravação? Qual são suas principais vantagens?

Neste post, vamos explicar para você por que investir em uma transmissão em um estúdio, mostrando os formatos e recursos possíveis deste modelo. Vamos ver?

Formato presencial, online e híbrido

A primeira vantagem é a versatilidade de formatos. Em um estúdio de gravação, estruturado para transmissões ao vivo, você pode escolher entre diferentes formatos: eventos presenciais, onlines e híbridos.

No presencial, todo o evento ocorre dentro do estúdio, sendo transmitido para uma plataforma de transmissão (privada ou pública), por meio de softwares de produção de vídeo ao vivo, instalados na rede de computadores do estúdio.

Em uma transmissão totalmente online, a participação dos convidados se dá por um software para videoconferência, que é retransmitido para a rede interna.

Já no evento híbrido, a participação dos convidados é, ao mesmo tempo, online e presencial: alguns participam via software, enquanto outros podem estar presentes no estúdio. Desta forma, as imagens transmitidas são alternadas durante a transmissão, hora mostrando os participantes online e outra o estúdio – muitas vezes, esse último, estando ocupado por um mestre de cerimônia ou apresentadores do evento.

Entenda passo a passo como funciona a uma transmissão ao vivo!

Chroma Key e Cenário Virtual

No caso dos eventos presenciais e híbridos, que se passam totalmente ou parte em estúdio, fica disponível a utilização do chroma key ou fundo verde. Com ele, é possível aplicar cenários virtuais 2D ou 3D, dependendo do formato da transmissão.

O cenário pode ser totalmente personalizado, utilizando a identidade visual do evento, marca ou simulando um espaço real – no caso dos cenários 3D. Nesta etapa de pré-produção, vale a usar a criatividade, junto a equipe de design, para garantir um cenário virtual que traduza a ideia do projeto.

As transmissões ao vivo estão cada vez mais profissionalizadas. Não vai ficar de fora! (Arte: Juliana Polastri)
As transmissões ao vivo estão cada vez mais profissionalizadas. Não vai ficar de fora! (Arte: Juliana Polastri)

Recursos gráficos

A transmissão ao vivo em estúdio também permite uma ampla utilização de recursos gráficos, o que enriquece ainda mais o conteúdo exibido. Na montagem do projeto, em softwares como o vMix, é possível adicionar telas de espera para o início do evento; contagem regressiva; vinheta de abertura, telas ou vídeo de intervalo e vinheta de encerramento.

Há também a possibilidade de utilizar apresentações em Power Point, gráficos e outros recursos, que podem ser exibidos durante a transmissão, por meio de tecnologia NDI, instalada no dispositivo de quem apresentará o evento ou irá ministrar o conteúdo.

Dessa forma, a transmissão ganha um formato mais profissional, tornando a experiência de quem está assistindo mais ordenada e dinâmica.

Estrutura e equipe

Por último, um dos grandes diferenciais de realizar uma transmissão ao vivo em um estúdio é a estrutura e equipe disponível. Além das opções de formatos, cenários e recursos gráficos, em um estúdio você conta com uma estrutura robusta de equipamentos de captação, iluminação e som, que são controlados, de forma remota por meio de uma sala técnica, operada por profissionais de audiovisual, muitas vezes, apoiados por uma equipe de TI.

Todo o processo de pré-produção e captação do evento é organizada e controlada pela equipe – produtores, operadores de câmera, técnicos de corte, entre outros profissionais – o que resulta em uma transmissão mais segura e fluida.

Se você quer profissionalizar ainda mais a sua transmissão ao vivo e se destacar no mercado, entre em contato com a Voxel Digital e conte com um estúdio de gravação, estruturado para transmissões ao vivo; equipe de design, conteúdo e audiovisual, além plataforma de transmissão privada.

Autor

Ana Silva
Ana Silva

Jornalista especialista em produção de conteúdo audiovisual, apaixonada por comunicação e vídeo

Gostou? Deixe seu comentário