Lives profissionais: saiba como fazer
Lives profissionais: saiba como fazer
Lives profissionais: saiba como fazer

Lives profissionais: saiba como fazer

Ana Silva
escrito por
Ana Silva
Tempo de leitura: 3 minutos

Entenda quais são os itens necessários para transmitir vídeos em tempo real, em sua empresa

A transmissão ao vivo, muito comum no meio televisivo, nos últimos meses se popularizou como uma solução para aproximar as pessoas. São as famosas lives: shows, palestras e cursos, transmitidos todos os dias, em diferentes plataformas.

No ambiente empresarial, a transmissão ao vivo pode facilitar a comunicação entre os departamentos, treinamentos e eventos. Diferente das redes sociais, como Instagram e Youtube, que fazem Lives abertas para o público, nas empresas, o sistema de transmissão é privado e pode ser direcionado a um grupo de pessoas específico.

Para você que quer fazer uma live, listamos todos os itens necessários, de equipamentos a softwares, para garantir uma transmissão com qualidade. Confira abaixo:

Equipamentos de vídeo

Câmera de Vídeo

Um dos equipamentos necessários para realizar a gravação é a câmera de vídeo. Há vários modelos no mercado, simples e robustos, que podem atender a necessidade da sua transmissão. O ideal é que a câmera escolhida seja uma filmadora, como a Panasonic AG-AC160 ou a Sony 4K. Também é possível gravar com câmeras DSLRs ou Mirrorless, que são mais populares no mercado, porém é preciso observar o tempo da gravação, já que os modelos não suportam gravar mais do que 30 minutos ininterruptos.

Iluminação

Assim como uma boa câmera, é necessário contar com kit de iluminação na hora de gravar, para que a imagem ganhe mais contraste, profundidade e/ou nitidez. Atualmente, a iluminação de led é o tipo de equipamento com o melhor custo benefício do mercado. É possível encontrar equipamentos em diferentes qualidades e formatos, que podem atender a sua produção. Holofotes e Ring Light, muito utilizado por Youtubers, podem iluminar pontualmente quem está em foco no vídeo.

Microfone

Outro equipamento importante é o microfone, que garante a qualidade do áudio da transmissão. Diferentes modelos de microfone podem ser utilizados em uma live, de acordo com a finalidade da produção. Para uma palestra ou evento, pode ser utilizado o microfone de mão, como o Sennheiser E835, muito popular no mercado por sua qualidade. Já o modelo lapela é o mais indicado para vídeos no formato feedback ou bate-papo. No mercado é possível achar várias marcas de microfone lapela, como Boya, Shure e Sony.

O ideal é que o microfone esteja conectado a uma mesa de som, para um melhor controle de sua qualidade, durante a transmissão.

Confira quais são os equipamentos necessários para um bom vídeo corporativo!

Placas de captura

As placas de captura são peças de um hardware, que possibilitam a transferência de vídeo e áudio de aparelhos, como câmera ou vídeo game, direto para um computador. A captura é convertida para um arquivo digital, que fica salvo na máquina, que será transmitido em tempo real, no caso da transmissão ao vivo. Há placas de captura externa e internas, que podem ser instaladas no computador. Porém, as placas externas são as mais utilizadas hoje, por serem simples de serem utilizadas – são conectadas por meio de portas USB ou Thuderbolt – e mais baratas. Marcas como Magewell e Blackmagic são boas opções, apesar do custo elevado.

Computador e Internet

Como citado anteriormente, a placa de captura deve estar conectada a um computador. É ele que irá reunir todos os dispositivos e softwares, que fará a live acontecer. Para isso, o ideal é contar com um computador de alta performance, que tenha um bom processador e memória.

Outro ponto importante é a internet, que deve ter um bom sinal, para que a transmissão ocorra sem problemas. Quanto maior a qualidade do vídeo transmitido, ou seja, quanto maior for a quantidade de informações transmitidas, maior deve ser quantidade de megabits disponível, para o processo não sofrer instabilidades.

Softwares de Transmissão ou Codificadores

Além da placa de captura, computador e um bom sinal de internet, para realizar uma live, é preciso ter um software que possibilite a transmissão. O software de transmissão ao vivo ou codificador, tem a função de transmitir o vídeo captado em um formato adequado para ser rodado na plataforma de transmissão. Alguns deles, além de encodar o arquivo, também funcionam como uma mesa de corte e suporte para chroma key, podendo enriquecer ainda mais a sua produção. Indicamos o OBS Studio, para transmissões mais simples, e o vMix, para produções mais profissionais, com uso de mais de uma câmera, por exemplo.

Plataforma de transmissão

A última etapa da transmissão ao vivo é o envio dos arquivos captados, já no formato correto, para serem transmitidos para o público. Para isso, é necessário contar com uma plataforma de mídia que tenha um sistema de broadcasting, que irá distribuir o conteúdo para as telas conectadas à rede, site ou canal de streaming.

Como fazer lives profissionais para o ambiente empresarial. (Arte: Juliana Polastri)
Como fazer lives profissionais para o ambiente empresarial. (Arte: Juliana Polastri)

A Voxel Digital oferece toda a solução de lives, desde a gravação em Estúdio ou externa, até a distribuição em uma plataforma própria. Entre em contato para agendar a sua transmissão ou fique por dentro das nossas dicas, acompanhando o nosso blog.

 

Autor

Ana Silva
Ana Silva

Jornalista especialista em produção de conteúdo audiovisual, apaixonada por comunicação e vídeo

Gostou? Deixe seu comentário