FAQ: Tudo que você precisa saber sobre chroma key
FAQ: Tudo que você precisa saber sobre chroma key
FAQ: Tudo que você precisa saber sobre chroma key

FAQ: Tudo que você precisa saber sobre chroma key

Carolina Reggiani
escrito por
Carolina Reggiani
Tempo de leitura: 3 minutos

Respondemos as principais dúvidas quando o assunto é chroma key, aquele fundo verde usado em estúdios de gravação

Você provavelmente já ouviu falar do chroma key, usado nos estúdios de Hollywood para criar grandes efeitos especiais e cenários em filmes. Mas o chroma key não está restrito à esses grandes estúdios. Com a alta da estratégia de conteúdo no formato de vídeos, o chroma key se tornou um grande aliado para produtoras e empresas aprimorarem seus vídeos. O famoso fundo verde abre um mundo de possibilidades para a produção de vídeos.

1. O que é o chroma key?

O chroma key é um recurso que permite a substituição de uma cor sólida (no caso, o verde ou azul) por outra imagem. Um tecido, lona ou parede nas cores verdes ou azul são os mais utilizados. Essa técnica é geralmente usada para gravação de vídeos em estúdios, para inserção de um cenário virtual.

Estúdio de gravação com chroma-key da Voxel Digital.
Estúdio de gravação com chroma-key da Voxel Digital.

2. Como funciona o chroma key?

São realizadas as gravações com o fundo verde, e, após ou durante a filmagem, o vídeo passa por um processo de edição em softwares especializados.

O processo de edição é feito da seguinte maneira: seleciona-se a cor sólida (verde), recorta-se o fundo e troca-se ele pela imagem de cenário que o editor escolher (o céu é o limite!).

Dica: quanto menos sombra houver na gravação e mais uniformes forem o tom e a estrutura do fundo chroma key, mais bem sucedido será o seu recorte e substituição por outro cenário.

3. Qual a melhor cor para o fundo chroma key?

As cores do chroma key são as mesmas da escala RGB: verde, vermelho e azul. Mas os mais utilizados são os fundos verde e azul.

Sabe por quê? Como vimos, na edição da filmagem, as pessoas são “recortadas” do fundo chroma key, para inserção do cenário digital. O tom de pele humano contém pigmentação avermelhada, e a cor verde é, justamente, a cor oposta ao vermelho. Assim, o verde contrasta com a pele e destaca com nitidez os contornos humanos, o que facilita a edição no software. Esse é o principal motivo pelo qual o verde é a cor mais empregada no chroma key. O azul também tem o mesmo efeito.

Para ajudar, as cores das roupas das pessoas que aparecerem na filmagem também devem ter um bom contraste com o verde, caso contrário, haverá mais dificuldade em delimitar os contornos da pessoa com precisão durante o recorte.

4. Em que casos devo usar o chroma key?

O chroma key pode ser utilizado em diversos tipos de vídeos. O fundo é substituído por um cenário virtual, que pode simular ambientes realistas ou ser propositalmente lúdico. Os cenários podem ser imagens em 2D ou 3D.

Portanto, ele pode ser usando em gravações e transmissão ao vivo de todos os tipos de vídeos, como por exemplo:

Geralmente, ele deve ser empregado para profissionalizar a produção, ou para simular ambientes desejados.

O fundo chroma key é substituído por um cenário virtual. (Arte: Juliana Polastri)
O fundo chroma key é substituído por um cenário virtual. (Arte: Juliana Polastri)

5. Como funciona a iluminação de estúdios com chroma key?

A iluminação do estúdio de chroma key precisa de, pelo menos, cinco pontos de luz de led, utilizadas para homogeneizar a cor. Essa disposição das luzes evita sombras no chroma e possibilita um recorte eficiente do fundo.

Das cinco, duas cabeças de luz são utilizadas para iluminar o fundo, as outras duas cabeças de luz fazem a iluminação frontal dos apresentadores no estúdio, e a última é usada como contra-luz, sendo posicionado atrás do apresentador e destacando a pessoa do fundo.

Acesse aqui o Dicionário de Audiovisual e veja mais sobre esse vocabulário (“iluminação frontal”, “contra-luz”) usado na iluminação e em todas as áreas do estúdio!

6. Editores de chroma key

Os principais editores de vídeo profissionais possibilitam o trabalho com o chroma key. Entre eles estão o Adobe Premiere e Adobe After Effects. Em transmissões ao vivo, programas como o vMix são utilizados para recorte e substituição do fundo em tempo real.

Veja também como funciona a gravação em um estúdio profissional!

Ficou alguma dúvida? Comenta aqui embaixo e pergunta para a gente!

Estúdio de Gravação profissional em São Paulo.
Estúdio de gravação profissional em São Paulo.

Autor

Carolina Reggiani
Carolina Reggiani

Formada em audiovisual e especialista em marketing digital, sou apaixonada por conteúdo educativo!

Gostou? Deixe seu comentário