Dicas de apresentação em um estúdio de gravação profissional
Dicas de apresentação em um estúdio de gravação profissional
Dicas de apresentação em um estúdio de gravação profissional

Dicas de apresentação em um estúdio de gravação profissional

Carolina Reggiani
escrito por
Carolina Reggiani
Tempo de leitura: 4 minutos

Você tem medo só de pensar em gravar frente às câmeras de estúdio de gravação profissional? Veja essas dicas para mandar bem na sua apresentação, palestra, aula ou treinamento

Apresentadores com ou sem experiência podem gravar em um estúdio profissional. No estúdio de gravação da Voxel Digital, sempre damos algumas dicas para os apresentadores de “primeira viagem”, que também servem para relembrar os mais experientes.

Fizemos um compilado que pode ajudar quem procura por essas dicas. Antes de tudo, é importante se preparar para a apresentação. Veja a seguir.

Planeje seu conteúdo

O primeiro ponto para uma boa apresentação é entender sobre o conteúdo que você irá apresentar. Se você ainda não conhece, estude o tema com profundidade. Se o tema está presente no seu dia a dia, veja se não há novas informações e atualizações sobre o conteúdo. Assim, você se sente confortável de estar levando informações corretas ao seu público.

Faça um roteiro

O roteiro pode conter todas as falas, o que demanda o trabalho de encontrar as melhores palavras sobre a mensagem desejada, e um treino anterior para memorizar as falas.

Outra opção é fazer um roteiro somente com os principais assuntos da apresentação. Esse tipo de roteiro serve como um guia para o apresentador, que fica livre para explanar sobre o tema. Apesar de menor, esse tipo de roteiro requer preparação e organização das ideias e falas por parte do apresentador, o que o ajuda a se sentir confiante na hora da gravação.

A escolha entre a versão integral ou resumida do roteiro dependerá da experiência do apresentador e de seu nível de conhecimento sobre o tema.

Preste atenção na linguagem

1. Vícios de linguagem

Na fala cotidiana, adquirimos vícios de linguagem que se agravam com o nervosismo. “Tipo”, “então”, “aí” são expressões que, quando repetidas muitas vezes, transmitem insegurança e pouca fluidez por parte do apresentador e podem distrair ou incomodar os espectadores. Por isso, fique atento e procure evitá-las.

2. Linguagem corporal

Além da comunicação verbal, a linguagem corporal é responsável por parte da mensagem passada e da atenção que o espectador irá prestar no vídeo. Se você não conhece suas expressões e gestos, tenha “conversas com você mesmo” na frente do espelho ou gravando com o celular. Suas expressões e gestos vão mudar inconscientemente, dependendo do cenário positivo ou negativo, e conhecê-las facilitará seu controle no momento da gravação.

Cuidado com as roupas

É necessário alguns cuidados ao escolher a roupa que o(a) apresentador(a) irá vestir no estúdio de gravação profissional. Por questões técnicas, para garantir uma boa leitura do vídeo e para não desviar a atenção do conteúdo transmitido, algumas regrinhas de vestuário são recomendadas:

1. O que NÃO usar

No caso de estúdio de gravação com chroma key, o uso de roupas verdes ou esverdeadas deve ser evitado, pois elas dificultam o recorte de chroma key, necessário para a edição.

Roupas com brilho refletem a luz do estúdio na lente da câmera e podem causar interferência nas imagens.

Estampas listradas e xadrez podem chamar muita atenção em uma câmera de alta resolução. Os detalhes nítidos incomodam os olhos do espectador.

Cores vibrantes nas roupas ou gravatas também podem distrair o espectador.

2. O que usar preferencialmente

Roupas confortáveis são importante para manter a calma no momento da apresentação. Mesmo que sejam roupas sociais, é importante se sentir confortável e confiante.

Tecidos firmes, que não saiam facilmente do lugar e não escorreguem, garantirão segurança ao apresentador e manterão o microfone lapela no lugar.
Tons neutros são ótimos para não desviar atenção do público e prevenir-se de questões técnicas. Isso não quer dizer uma camiseta preta lisa; o equilíbrio é sempre um bom caminho.

Tons neutros são ótimos para não desviar atenção do público e prevenir-se de questões técnicas. Isso não quer dizer uma camiseta preta lisa; o equilíbrio é sempre um bom caminho.

Planeje seu conteúdo antes de uma apresentação em um estúdio de gravação profissional. (Arte: Juliana Polastri)
Planeje seu conteúdo antes de uma apresentação em um estúdio de gravação profissional. (Arte: Juliana Polastri)

Agora que você já sabe como se preparar uma apresentação em estúdio de gravação, vamos às dicas para a “hora H”.

5 dicas para se portar em frente às câmeras em estúdio de gravação profissional

1. Mantenha a postura reta

A postura é um dos aspectos mais importantes para transmitir confiança e prender a atenção do espectador em uma apresentação. Sente-se de maneira confortável, mas com a postura reta. A postura torta ou “largada” pode transmitir desinteresse.

2. Preste atenção na sua linguagem corporal

Agora que você já conhece sua linguagem corporal, esteja consciente quanto a ela durante a gravação. Mostre simpatia. Uma dica é manter os ombros, braços e mãos soltos. Evite esconder as mãos ou apontar para o espectador. E faça pequenos movimentos para enfatizar as mensagens mais importantes.

3. Use sua voz natural

A fala natural é ideal para causar boas impressões. Uma voz diferente causa estranheza, principalmente se as pessoas já te conhecem.

Evite fazer brincadeiras com a sua voz, como deixar mais grave ou mais aguda, pois pode causar estranheza aos espectadores.

Enquanto estiver falando, pronuncie as palavras com clareza, abrindo bem as vogais.

4. Preste atenção no tom de voz

Não se esqueça de fazer o controle da respiração. Inspire e expire devagar, não corra com o discurso, faça pausas enfáticas.

Evite uma grande mudança de volume entre as frases ou palavras. Uma vez que o microfone é equalizado, o aumento e diminuição do volume pode incomodar o espectador.

5. Relaxe

Agora que você já tem todas as dicas para uma ótima apresentação em um estúdio de gravação profissional, não fique nervoso diante das câmeras. Mostre confiança para seus espectadores e realize uma ótima apresentação!

Conheça o estúdio de gravação profissional da Voxel Digital ou entre em contato com os nossos consultores.

Estúdio de Gravação profissional em São Paulo.
Estúdio de Gravação profissional em São Paulo.

Autor

Carolina Reggiani
Carolina Reggiani

Formada em audiovisual e especialista em marketing digital, sou apaixonada por conteúdo educativo!

Gostou? Deixe seu comentário