8 plataformas de vídeo gratuitas para integrar às estratégias da sua empresa
8 plataformas de vídeo gratuitas para integrar às estratégias da sua empresa
8 plataformas de vídeo gratuitas para integrar às estratégias da sua empresa

8 plataformas de vídeo gratuitas para integrar às estratégias da sua empresa

Content Team Voxel Digital
escrito por
Content Team Voxel Digital
Tempo de leitura: 6 minutos

A criação de vídeos pode ser uma boa estratégia para atrair novos consumidores e informá-los a respeito de sua marca de uma maneira divertida e interessante. E nesse quesito, a internet é uma grande aliada. Existem inúmeras plataformas de vídeo gratuitas online que te permitem armazenar e compartilhar seus conteúdos de maneira rápida e prática.

Ao investir nessas plataformas você atinge diferentes nichos e espalha sua mensagem para o maior número possível de pessoas, otimizando sua estratégia de comunicação. Por isso, preparamos um guia que contém informações sobre alguns desses serviços para que você possa escolher a que melhor se encaixa no seu modelo de negócios e no perfil da sua companhia. Veja 8 plataformas de vídeo gratuitas, com exemplos de estratégias:

1. Youtube

O Youtube é, de longe, a plataforma de vídeos mais popular do mundo hoje, contando com mais de um bilhão de usuários espalhados por 75 países.

Atualmente, o site oferece suporte para vídeos de alta qualidade e a opção de inserir anotações e links na tela, o que pode ser muito útil para promover uma integração entre diversas redes.

Você também pode criar e disponibilizar legendas em vários idiomas, caso esteja procurando atingir um público internacional.

A audiência do Youtube consiste, em grande parte, de adolescentes e jovens adultos, que preferem uma linguagem moderna, ágil e descomplicada. Nessa plataforma, é melhor investir em vídeos curtos (de 3 a 10 minutos) e ir direto ao ponto, caso contrário as pessoas ficarão entediadas e procurarão outra coisa para assistir.

2. Vimeo

O Vimeo foi fundado em 2004, e, apesar de não ter o mesmo alcance do Youtube, rapidamente tornou-se referência em vídeos e criações artísticas.

O público dessa plataforma tem altas expectativas sobre a qualidade das produções. Sua comunidade bastante ativa é formada, especialmente, por cinegrafistas, designers e diretores profissionais que se reúnem em uma área especial do site para discutir e propor novos projetos.

Você pode fazer o upload de 500 MB gratuitamente toda semana, mas opções mais avançadas estão disponíveis mediante o pagamento da assinatura, de US$ 199 por ano. Você terá acesso às ferramentas de customização da página e estatísticas bastante completas sobre os resultados daquele conteúdo, que te permitem estudar melhor as suas táticas de marketing.

3. Dailymotion

O Dailymotion é a segunda maior plataforma de vídeos, atrás apenas do Youtube, com 300 milhões de usuários em todo o mundo. Fundado em 2005 na França, é mais forte do mercado europeu.

Ele permite a publicação de vídeos me Full HD de até 60 minutos e é menos rígido com os conteúdos dos vídeos que são adicionados, apenas com a restrição de upload de 10 vídeo por dia.

A plataforma permite a monetização dos vídeos por visualização e métricas ricas para os produtores. Outra funcionalidade é o programa OpenVOD, que permite a venda de vídeos profissionais com uma comissão para a plataforma.

4. Instagram

Você provavelmente já sabe que esse fenômeno do compartilhamento de fotos também já têm possibilidade de gravação de vídeos. Se seu negócio permite conteúdos super curtos e diretos, os 15 segundos de limite do Instagram são ideais para você. Recentemente, uma pesquisa comprovou que vídeos com essa duração são os mais visualizados em redes sociais.

O Instagram é excelente para iniciantes que ainda não estão muito familiarizados com o mundo online, pois os vídeos podem ser gravados e editados usando um simples smartphone, e compartilhados em uma rede com mais de 800 milhões de usuários.

Novas funcionalidades foram lançadas, como a IGTV, um canal de vídeos dentro do Instagram. Essa funcionalidade permite a publicação de vídeos de até 1 hora, o que amplia bastante as possibilidades de conteúdos.

Capriche também nos stories (vídeos instantâneos, de vida útil de 24h apenas) e reels (vídeos curtos no formato vertical) e lives (transmissões ao vivo que podem ser salvas no IGTV) de seu Instagram, que costumam ter ótima visibilidade do público.

5. Facebook

O Facebook foi o criador do conceito de redes sociais, sendo a primeira e atualmente a mais acessada no mundo. Em operação desde 2004, a plataforma conta hoje com 2,3 bilhões de usuários.

Para competir com redes sociais mais novas, o Facebook passou por diversas atualizações durante os últimos anos.

Uma delas foi a possibilidade de upload e compartilhamento de vídeos dentro da própria rede social. O algorítimo passou a dar maior preferência para os vídeos internos do que links de vídeos vindos de outras plataformas.

Um modelo interessante são os vídeos 360°, que permitem que o usuário mude o ângulo pela qual quer assistir o vídeo, enquanto o conteúdo está passando. Para gravar esse tipo de conteúdo, são necessárias câmeras especiais.

O Facebook também lançou em 2018 o facebook.gaming, uma versão para transmissões ao vivo de jogos, com a possibilidade de interação entre os jogadores e os fãs.

6. Twitch

O Twitch é o queridinho dos streamers de jogos, mas tem sido utilizado por músicos durante o isolamento social e é uma opção interessante para qualquer transmissão ao vivo.

Os usuários são o público jovem, que atualmente somam 15 milhões de usuários ativos diariamente. Para monetizar pela plataforma, o produtor pode se afiliar à plataforma e receber por subscribers, ou receber por um sistema de doação dos espectadores da transmissão ao vivo.

Como a plataforma tem como principal foco as lives, os vídeos podem ser salvos ao final da transmissão, mas por tempo determinado, e fique atento porque essa configuração não é automática.

7. Zoom

O software americano Zoom fornece um serviço de conferência remota. Em operação desde 2013, o uso da ferramenta aumentou 67% durante o ano de 2020.

A plataforma passou por controvérsias ao serem encontradas diversas vulnerabilidades de segurança e práticas inadequadas de privacidade e segurança.

Isso não impediu que seja uma das ferramentas mais utilizadas por sua facilidade de uso, que combina videoconferência, reuniões online, bate-papo e colaboração móvel.

Apesar de não ser uma plataforma própria, é muito utilizada para webinars e cursos de pequena duração com compartilhamento de tela. Porém, o plano gratuito permite apenas até 100 participantes por 40 minutos.

8. Google Meet

Gratuito desde Maio de 2020, o Google Meet é o serviço de comunicação por vídeo desenvolvido pelo Google.

As videoconferências são atualmente limitadas a 60 minutos e até 100 participantes (16 com vídeo). Para participar das reuniões, é necessário que o usuário tenha uma conta Google.

Um dos diferencias do Meet é que as reuniões podem ser convocadas por um número de discagem e novo botão de “levantar a mão”, sinalizando para o administrador quem quer falar. A plataforma também permite o compartilhamento de tela.

Saiba como utilizar plataformas de vídeo gratuitas na sua estratégia de comunicação. (Arte: Juliana Polastri)
Saiba como utilizar plataformas de vídeo gratuitas na sua estratégia de comunicação. (Arte: Juliana Polastri)

Plataformas nas estratégias de comunicação

As opções para o armazenamento e compartilhamento de vídeos são tantas que você pode se sentir tentado a criar muitas contas em vários sites diferentes.

O problema é que são altas as chances de falhar ao manter todas ativas ao mesmo tempo, então, comece apenas com uma ou duas e à medida que for conseguindo experiência, vá expandindo sua presença online.

Seja criativo e dinâmico e você, com certeza, fidelizará clientes que voltarão à sua página constantemente para visualizar e compartilhar seus conteúdos!

Plataformas de vídeo

O Youtube, Dailymotion e Vimeo são plataformas de vídeo conectadas aos sites de buscas. Ou seja, os vídeos hospedados nelas tem mais chances de aparecer nas páginas do Google.

Elas são ideias para atingir o público que pesquisa problemas específicos ou do dia a dia e tem o objetivo de encontrar soluções pela internet.

Redes sociais

As redes sociais, como o Facebook e Instagram, têm dado cada vez mais importância para conteúdos em vídeos.

Elas são ideais para atrair novos públicos e manter o público atual da empresa engajado e por dentro das novidades.

Streaming

O Facebook Gaming e o Twitch são plataformas de transmissão instantânea de áudio e vídeo, conhecidas como streaming. São princialmente utilizadas pelo público jovem para compartilhar seus jogos. Dependendo do seu negócio, elas podem ser usadas de maneira criativa para chamar a atenção de outros públicos.

Videoconferências

As videoconferências se tornaram comuns com o crescimento do home office. Elas possibilitam reuniões entre equipes a distância, mas também são muito utilizadas para webinars e cursos de curta duração.

Plataforma de ensino a distância

A plataforma EAD é uma opção de hospedagem de vídeos personalizável que pode oferecer diferenciais para o seu negócio! Ela permite a monetização de cursos online e segurança para treinamentos corporativos.

TV Corporativa

Você já pensou em adotar uma TV Corporativa na estratégia de comunicação de sua empresa? Ela funciona como uma TV normal! Mas você pode publicar vídeos produzidos por sua empresa ou por uma produtora de acordo com a sua demanda. Conheça mais sobre essa ferramenta que irá agregar muito à sua comunicação corporativa: 8 ideias de vídeos para TVs Corporativas.

A Voxel Digital é especialista na tecnologia de hardware e software para estratégias de comunicação! Entre em contato conosco e conheça nossa solução para empresas!

Produção de vídeos pela Voxel Digital.
Produção de vídeos pela Voxel Digital.

Autor

Content Team Voxel Digital
Content Team Voxel Digital

Gostou? Deixe seu comentário