5 plataformas de vídeo gratuitas para integrar às estratégias da sua empresa
5 plataformas de vídeo gratuitas para integrar às estratégias da sua empresa
5 plataformas de vídeo gratuitas para integrar às estratégias da sua empresa

5 plataformas de vídeo gratuitas para integrar às estratégias da sua empresa

Content Team Voxel Digital
escrito por
Content Team Voxel Digital
Tempo de leitura: 4 minutos

A criação de vídeos pode ser uma boa estratégia para atrair novos consumidores e informá-los a respeito de sua marca de uma maneira divertida e interessante. E nesse quesito, a internet é uma grande aliada. Existem inúmeras plataformas de vídeos gratuitas online que te permitem armazenar e compartilhar seus conteúdos de maneira rápida e prática.

Ao investir nessas plataformas você atinge diferentes nichos e espalha sua mensagem para o maior número possível de pessoas, otimizando sua estratégia de comunicação. Por isso, preparamos um guia que contém informações sobre alguns desses serviços para que você possa escolher a que melhor se encaixa no seu modelo de negócios e no perfil da sua companhia. Veja 5 plataformas de vídeo gratuitas:

1. Youtube

O Youtube é, de longe, a rede social de vídeos mais popular do mundo hoje, contando com mais de um bilhão de usuários espalhados por 75 países. Atualmente, o site oferece suporte para vídeos de alta qualidade e a opção de inserir anotações e links na tela, o que pode ser muito útil para promover uma integração entre diversas redes. Você também pode criar e disponibilizar legendas em vários idiomas, caso esteja procurando atingir um público internacional.

A audiência do Youtube consiste, em grande parte, de adolescentes e jovens adultos, que preferem uma linguagem moderna, ágil e descomplicada. Nessa plataforma, é melhor investir em vídeos curtos (mais ou menos 3 minutos) e ir direto ao ponto, caso contrário as pessoas ficarão entediadas e procurarão outra coisa para assistir.

2. Vimeo

O Vimeo foi fundado em 2004, e, apesar de não ter o mesmo alcance do Youtube, rapidamente tornou-se referência em vídeos e criações artísticas. O público dessa plataforma tem altas expectativas sobre a qualidade das produções, pois sua comunidade bastante ativa é formada, especialmente, por cinegrafistas, designers e diretores profissionais que se reúnem em uma área especial do site para discutir e propor novos projetos.

Você pode fazer o upload de 500 MB gratuitamente toda semana, mas opções mais avançadas estão disponíveis mediante o pagamento da assinatura, de 199 dólares por ano. Você terá acesso às ferramentas de customização da página e estatísticas bastante completas sobre os resultados daquele conteúdo, que te permitem estudar melhor as suas táticas de marketing.

3. Instagram

Você provavelmente já sabe que esse fenômeno do compartilhamento de fotos também já têm possibilidade de gravação de vídeos. Se seu negócio permite conteúdos super curtos e diretos, os 15 segundos de limite do Instagram são ideais para você. Recentemente, uma pesquisa comprovou que vídeos com essa duração são os mais visualizados em redes sociais.

O Instagram é excelente para iniciantes que ainda não estão muito familiarizados com o mundo online, pois os vídeos podem ser gravados e editados usando um simples smartphone, e compartilhados em uma rede com mais de 800 milhões de usuários.

Atualmente foi lançada também a IGTV, como se fosse um canal de vídeos dentro do Instagram. Essa funcionalidade permite a publicação de vídeos de até 1 hora, o que amplia bastante as possibilidades de conteúdos.

Capriche também nos stories (vídeos instantâneos, de vida útil de 24h apenas) de seu Instagram, que costumam ter ótima visibilidade do público.

4. Blip

É uma plataforma de vídeo gratuita voltada para produtores, com foco especial em vídeos em série. O site reúne em uma única página a possibilidade de compartilhar seu conteúdo em diversas outras mídias de forma rápida e prática. Além disso, o Blip ainda tem parcerias de distribuição com o Yahoo!, Facebook, Twitter, iTunes, entre outros.

O site ainda não é muito famoso no Brasil, mas seu espaço no mercado só vem crescendo a cada ano e, caso você crie uma conta agora, pode se tornar um pioneiro nesse segmento.

5. UOL TV

O único site nacional na nossa lista tem uma performance impressionante: 6 milhões de visitas diárias e a sexta maior plataforma de vídeos do mundo. O conteúdo da plataforma é uma mistura de produções dos usuários e trechos de matérias de diversos canais brasileiros, o que pode atrair um público bem variado para sua página. É permitido o upload de até 30 minutos de vídeo em mais de 10 formatos diferentes e usar o player em seu próprio site com facilidade.

As opções para o armazenamento e compartilhamento de vídeos são tantas que você pode se sentir tentado a criar muitas contas em vários sites diferentes. O problema é que são altas as chances de falhar ao manter todas ativas ao mesmo tempo, então, comece apenas com uma ou duas e à medida que for conseguindo experiência, vá expandindo sua presença on-line.

Seja criativo e dinâmico e você, com certeza, fidelizará clientes que voltarão à sua página constantemente para visualizar e compartilhar seus conteúdos.

Já conhecia alguma dessas plataformas? Usa alguma nas suas estratégias de marketing e comunicação?

Extra

Você já pensou em adotar uma TV Corporativa na estratégia de comunicação de sua empresa? Ela funciona como uma TV normal, mas nela você pode publicar vídeos produzidos por sua empresa ou por uma produtora de acordo com a sua demanda. Conheça mais sobre essa ferramenta que irá agregar muito à sua comunicação corporativa: 8 ideias de vídeos para TVs Corporativas.

A Voxel Digital é especialista na tecnologia de hardware e software para TVs Corporativas! Entre em contato conosco e conheça nossa solução para empresas!

 

Autor

Content Team Voxel Digital
Content Team Voxel Digital

Gostou? Deixe seu comentário