O que é preciso para fazer um video para o YouTube?
O que é preciso para fazer um video para o YouTube?
O que é preciso para fazer um video para o YouTube?
Vídeos

O que é preciso para fazer um video para o YouTube?

Content Team Voxel Digital
escrito por
Content Team Voxel Digital

Se você quiser divulgar seus produtos ou serviços em campanhas eficazes de marketing digital usando vídeos, ou simplesmente deseja registrar seus pensamentos e ações criativas em meios audiovisuais, o YouTube será uma plataforma bastante apropriada para isso. E não é assim tão complicado elaborar um vídeo para publicar nessa rede social: basta ter o equipamento correto e seguir alguns passos para colocar sua criação no ar. Quer saber como fazer isso? Confira os 5 passos para fazer um vídeo para o YouTube:

Passo 1: Escolha o conteúdo do seu vídeo

A primeira coisa a ser feita é decidir sobre o material que vai ser publicado. É claro que pode-se filmar aleatoriamente ou de forma espontânea nos conteúdos que são de humor ou ideias mais divertidas. Mas isso não funciona assim quando falamos em ações institucionais, cursos online ou para a publicidade de seu negócio. Pense a respeito da duração do vídeo e para qual público ele vai estar voltado, entre outras perguntas que serão válidas para preparar o roteiro desse material.

Passo 2: Separe seu equipamento

Provavelmente você não vai ter a capacidade de fazer algo tão elaborado quanto produtores de grande renome ou empresas com orçamentos enormes. Mas o vídeo do YouTube não tem que apresentar um alto calibre de produção. Ele deve ter o áudio, a imagem e a iluminação mais adequados para que sua mensagem seja corretamente passada. As coisas começam com uma ideia e devem se transformar em um conteúdo valioso e relevante para a audiência que você deseja conquistar. Hoje em dia, um simples smartphone ou webcam podem ser ótimos aliados para a confecção de um vídeo eficiente. Mas se você tiver microfones mais sofisticados, fontes de luz profissionais e câmeras de alta qualidade, não deixe de usá-los.

Passo 3: Grave seu vídeo

Depois que você tiver feito um roteiro de falas e tomadas de cena, é chegada a hora de gravar o conteúdo. Nessa hora aposte no seu conhecimento e se solte. Fale com eloquência e procure articular bem as palavras para ser entendido com clareza. Tente cobrir todas as partes do conteúdo que você planejou para aquele vídeo. Vale a pena também gravar mais tomadas do que você acha que vai usar, não só para ter cenas de reserva, mas também para escolher aquela que ficou melhor.

Passo 4: Edite seu conteúdo

Existem vários softwares, alguns pagos e outros gratuitos, para fazer edições de áudio e vídeo em seu computador. A coisa não precisa ficar exatamente uma obra-prima, mas você vai poder melhorar luz, imagens, contraste, limpar o áudio e encaixar bem o som com o andamento da filmagem, adicionando trilha sonora ou efeitos especiais, se quiser. Execute todas as edições que considerar necessárias ou desejáveis para o seu vídeo, e depois salve seu resultado em uma extensão que seja exportável para o YouTube: .mov, .mpeg, .avi, .wmv, .flv, .webm ou .3gpp, por exemplo.

Passo 5: Faça o upload de seu vídeo para o YouTube

O carregamento do vídeo é a parte mais fácil de todo o processo. Deve-se fazer o login em sua conta no YouTube — se você ainda não te uma, será necessário criar — e clicar no botão Carregar, no menu da plataforma. Após o upload, introduza as informações básicas do seu material (título, categoria, descrição, tags) e salve as alterações quando terminar. Tente manter suas tags curtas e bastante relacionadas com o conteúdo do vídeo, elas serão as palavras-chave que ajudarão seu público-alvo a encontrar seu material mais facilmente nos mecanismos de busca da internet.

Icone da Voxel Digital

Você quer receber material VIP?

Junte-se a nossa legião de leitores inteligentes e receba conteúdo de qualidade em primeira mão, direto na sua caixa de entrada!

Na medida em que for publicando mais e mais vídeos no YouTube, você vai alcançar melhores análises de conteúdo e aperfeiçoar muito mais seu material. Além disso, vale destacar que existem outras plataformas para hospedagem dos seus vídeos que podem ser muito mais eficientes para a distribuição de conteúdos mais institucionais ou didáticos, como cursos online.

Ainda tem dúvidas sobre qual a melhor plataforma online para os seus vídeos? Entre em contato conosco ou deixe aqui o seu comentário!

Autor

Content Team Voxel Digital
Content Team Voxel Digital

Gostou? Deixe seu comentário

Artigos relacionados