Os 5 principais gatilhos mentais em vídeos de conteúdo
Os 5 principais gatilhos mentais em vídeos de conteúdo
Os 5 principais gatilhos mentais em vídeos de conteúdo
Vídeos

Os 5 principais gatilhos mentais em vídeos de conteúdo

Carolina Reggiani
escrito por
Carolina Reggiani
Tempo de leitura: 4 minutos

Descubra como utilizar os gatilhos mentais em vídeos de conteúdo para alcançar seus objetivos

O que são os gatilhos mentais

Os gatilhos mentais são utilizados para facilitar a tomada de decisão dos clientes. O ser humano atual toma, em média, 35.000 decisões diárias. As decisões são influenciadas pelo inconsciente, mas muito mais racionalizadas pelo consciente.

O papel dos gatilhos mentais, na área de marketing, é ativar certas áreas do cérebro que auxiliam na tomada de decisão inconsciente. Isso não quer dizer que os gatilhos mentais vão vender uma ideia por si só, já que o consciente também é responsável pela tomada de decisões, mas eles removem dúvidas e barreiras da mente do consumidor.

Após esse primeiro gatilho, você terá atenção do público e, a partir daí, o produto oferecido deve ser íntegro e garantir tudo o que os gatilhos mentais ofereceram, para que o consumidor realize o passo seguinte que leva à ação desejada.

Onde os gatilhos mentais podem ser usados?

Os gatilhos mentais funcionam para qualquer tipo de conversão. A conversão pode ser desde vendas diretas, até sugerir ao espectador seguir algumas dicas. Outros exemplos de conversão são: capturas de e-mail para uma base de leads e solicitação de um orçamento.

Vídeo Conteúdo

O marketing de conteúdo é um investimento indispensável para empresas de qualquer segmento. Ao em vez de vender o produto diretamente, o marketing de conteúdo vai disponibilizar conhecimentos que gerem valor para seus potenciais clientes ou público.

Por exemplo, a Voxel Digital é uma empresa de produção de vídeos corporativos e locatária de estúdio de gravação profissional. Você vai encontrar conteúdos como: dicas de apresentação para um estúdio de gravação profissional e quais os principais estilos de vídeos para empresas no nosso blog.

Os vídeos de conteúdo vão transmitir para os nossos potenciais clientes as informações pertinentes sobre o produto e negócio, mas sempre agregando conhecimento ao leitor. Os vídeos de conteúdo também podem ter veiculação interna nas empresas, com foco no conhecimento dos funcionários.

Saiba mais sobre Marketing de conteúdo aqui!

Vídeo de vendas

Os vídeos com finalidade de vendas podem inspirar o comprador, com depoimentos de outros compradores, ou convencerem racionalmente, por exemplo, por meio de uma explicação das funcionalidades do produto ou uma demonstração de uso.

Veja como montar uma estratégia de marketing equilibrada com a Matriz de Conteúdo!

Neste post, vamos focar nos gatilhos mentais utilizados para vídeos de conteúdo, que têm como objetivo agregar valor ao público-alvo e fortalecer a marca!

Gatilhos mentais nos vídeos de conteúdo. (Arte: Juliana Polastri)
Gatilhos mentais nos vídeos de conteúdo. (Arte: Juliana Polastri)

Quais são os principais gatilhos mentais em vídeos de conteúdo?

1. Gatilho da Autoridade

A autoridade é uma consequência da criação de um conteúdo rico para o público-alvo. Se o conteúdo disponibilizado agregar valor ao espectador, ele vai considerar a marca como uma autoridade sobre o assunto. O mais importante para uma marca é ser “top of mind” dos consumidores, ou seja, ser a primeira a ser lembrada quando alguém necessitar de um produto ou serviço do seu nicho.

No caso do endomarketing, a empresa funciona como uma grande comunidade que segue os mesmos valores e visão. Como autoridade, a comunicação da empresa pode divulgar e reforçar esses valores e guiar as ações de seus colaboradores.

2. Gatilho da História

As histórias têm sido passadas de geração em geração. Contos e fábulas transmitem valores éticos e morais desde a antiguidade. As crianças crescem assistindo histórias em filmes e desenhos animados. Quando adultos, continuamos sendo inspirados por boas histórias.

A técnica de storytelling facilita o entendimento do espectador a partir de uma narrativa com começo, meio e fim. Uma das maneiras de aplicar o storytelling é explicar a procedência de uma marca, produto ou processo. A procedência vai dizer onde e como começou, onde está e onde quer chegar.

O personagem da narrativa deve causar empatia com o espectador, para que ele se identifique e absorva as suas experiências, causando assim, uma aproximação com a marca.

Veja como utilizar os arquétipos de personagens e storytelling em vídeos!

3. Gatilho da Familiaridade e similaridade

A familiaridade faz com que a audiência inconscientemente goste da marca. Quando são encontradas similaridades de pensamento entre o público-alvo e a empresa, elas podem ser exploradas em vídeos que divulguem essas afinidades.

Transmissões ao vivo nas TVs corporativas trazem os ideais da empresa para mais próximo do colaborador. A “Palavra do presidente” junta os gatilhos de autoridade com o de familiaridade, aproximando a alta liderança dos colaboradores.

4. Gatilho da Especificidade

A especificidade é um potencializador dos outros gatilhos. Na autoridade, quanto mais específicas forem as explicações, mais o público vai confiar no conhecimento transmitido. No storytelling, quanto mais detalhes da procedência, com analogias, melhor será o entendimento do espectador. Quanto mais específicas forem as similaridades, mais fácil será a familiarização com a marca.

A especificidade, porém, está sempre relacionada a informações valiosas e bem selecionadas. Se as informações complicarem o entendimento do espectador, deixarão o vídeo longo e cansativo, indo no sentido contrário do pretendido – que é cativar o público.

5. Gatilho da Prova Social

A prova social parte do princípio de que a maioria das pessoas baseia suas decisões nas experiências dos outros. Se muitas pessoas estiverem ficaram satisfeitos com determinada marca, as chances do próximo comprador também ficar satisfeito com o produto é grande. O mesmo vale para colaboradores que tiverem uma boa experiência com a empresa em que trabalham – cria-se um ciclo de satisfação.

Vídeos-depoimento e estudo de caso, reviews e até o engajamento nas redes sociais são formas de utilizar a prova social a favor da marca.

Gatilho mental extra para produção de vídeos de conteúdo!

Um espectador demora 07 segundos para decidir se vai continuar assistindo um vídeo ou não. Nesse tempo, é importante que o conteúdo já diga o que o espectador vai ver no vídeo, ativando assim o gatilho da curiosidade. Outra forma de usar esse gatilho é quebrar o padrão no começo do vídeo, fazendo o espectador se manter por mais tempo para entender a ligação dessa “brincadeira” com o conteúdo que será transmitido.

Produção de vídeos pela Voxel Digital.
Produção de vídeos pela Voxel Digital.

Autor

Carolina Reggiani
Carolina Reggiani

Gostou? Deixe seu comentário