Estilos de vídeos para empresas
Estilos de vídeos para empresas
Estilos de vídeos para empresas

Estilos de vídeos para empresas

Carolina Reggiani
escrito por
Carolina Reggiani
Tempo de leitura: 3 minutos

Confira as principais possibilidades de criação de vídeos de uma produtora

Os primeiros vídeos gravados remetem ao começo do século XX e vêm crescendo exponencialmente há mais de 100 anos. Segundo a Cisco, até 2022 os vídeos serão responsáveis por 82% do tráfego de dados da internet mundial, com 25,5 bilhões de aparelhos conectados. O investimento em vídeos para estratégias de marketing cresce 25% a cada ano.

Há 100 anos, os vídeos estão evoluindo junto com a tecnologia. Hoje, diversos formatos e estilos são possíveis para suas produções. Por isso, separamos os principais deles para você conhecer e fazer uma estratégia de vídeo marketing matadora para sua empresa!

Animação

As animações clássicas contam uma história com começo, meio e fim. Um ou mais personagens interagem entre si e com outros objetos animados. Na animação frame a frame, são desenhados os personagens, que ganham vida quando se movimentam de um quadro para o outro, dando a ilusão de movimento.
As animações também podem se utilizar da técnica de motion graphics, como os títulos desse vídeo.

Motion Graphics (Design)

O vídeo de Motion Graphics é produzido a partir do movimento de elementos gráficos, que incluem shapes, imagens e, ocasionalmente, textos. Essa linguagem de vídeo é uma ótima ferramenta para explicações visuais, já que transmitem informações de forma lúdica e explicam processos complexos de maneira simples e divertida.

O movimento dos elementos permitem contar uma história linear ou expressar a identidade de uma marca de forma artística, como em vídeos de branding.

Gravação

A gravação é a captação realizada por meio de uma câmera de pessoas, objetos e cenários reais. Esse formato é utilizado para depoimentos, entrevistas, encenações e registro de momentos. A gravação tem uma importância documental (uma imagem vale mais que mil palavras) e a humanização da mensagem passada.

Gravação e Motion

Em alguns casos, a gravação é a forma principal do vídeo, porém, elementos de motion graphics são agregados para auxiliar na transmissão de uma mensagem clara e esteticamente agradável.

 

Essas são as principais formas de produzir um vídeo, mas cada técnica possui muitas variações de estilo e linguagem, que podem ser o diferencial do seu vídeo. Veja algumas dessas variações a seguir!

 

Os principais estilos de vídeos são animação e gravação. (Arte: Juliana Polastri)
Os principais estilos de vídeos são animações de personagem, motion graphics e gravações. (Arte: Juliana Polastri)

Variações de estilos de vídeos corporativos

Stop motion

A técnica de stop motion pode ser tanto uma animação quanto uma gravação. Nesse caso, todo o vídeo é formado por imagens estáticas, mas os objetos de cena são deslocados na construção dos frames sequenciais. Dependendo da quantidade de frames por segundo, a impressão do espectador pode ser de um movimento contínuo ou mais espaçado. Essa técnica traz uma estética diferente, que chama a atenção por sua particularidade.

Time Lapse

O time lapse é um estilo de filmagem que segue uma lógica de frames parecida com o stop motion, porém, ele tem como principal finalidade demonstrar a passagem do tempo. Com a captação de apenas uma imagem por segundo, hora ou dia, a reprodução em sequência dá a impressão de que o vídeo está acelerado. A técnica de time lapse pode ser feita no mesmo lugar, mostrando uma evolução, ou em movimento, mostrando um longo deslocamento em pouco tempo.

Outra forma de se obter o efeito time lapse é posicionar uma câmera em um local fixo, e toda a filmagem ser produzida a partir desse ângulo, podendo durar um período de horas ou dias (é importante se atentar ao uso de cartões de memória com grande armazenamento ou com a troca periódica dos cartões na câmera para correto funcionamento do processo). O efeito time lapse é obtido, então, com a aceleração dessa filmagem na edição.

Slow motion

Já no slow motion, a impressão é que o vídeo está sendo reproduzido em câmera lenta. São mais quadros por segundo, portanto, o tempo passa mais devagar no filme. O slow motion é utilizado para efeito dramático na cena ou para demonstrar detalhes de uma ação normalmente rápida.

Board Animation

O Board Animation tem feito cada vez mais sucesso nas redes sociais. É uma maneira simples e criativa de transmitir informações de forma visual. Geralmente são feitas no Whiteboard (cartolina e canetinha) ou no Chalkboard (quadro negro com giz). Ambas estéticas podem ser simuladas digitalmente.

Precisando produzir vídeos para alavancar os seus negócios? Fale com um de nossos consultores!

Produção de conteúdo audiovisual pela Voxel Digital.
Produção de conteúdo audiovisual pela Voxel Digital.

Autor

Carolina Reggiani
Carolina Reggiani

Formada em audiovisual e especialista em marketing digital, sou apaixonada por conteúdo educativo!

Gostou? Deixe seu comentário