Confira as principais possibilidades de criação de vídeos de uma produtora
Os primeiros vídeos gravados remetem ao começo do século XX e vêm crescendo exponencialmente há mais de 100 anos. Segundo a Cisco, até 2022 os vídeos serão responsáveis por 82% do tráfego de dados da internet mundial, com 25,5 bilhões de aparelhos conectados. O investimento em vídeos para estratégias de marketing cresce 25% a cada ano.
Há 100 anos, os vídeos estão evoluindo junto com a tecnologia. Hoje, diversos formatos e estilos são possíveis para suas produções. Por isso, separamos os principais deles para você conhecer e fazer uma estratégia de vídeo marketing matadora para sua empresa!
Animação
As animações clássicas contam uma história com começo, meio e fim. Um ou mais personagens interagem entre si e com outros objetos animados. Na animação frame a frame, são desenhados os personagens, que ganham vida quando se movimentam de um quadro para o outro, dando a ilusão de movimento.
As animações também podem se utilizar da técnica de motion graphics, como os títulos desse vídeo.
Motion Graphics (Design)
O vídeo de Motion Graphics é produzido a partir do movimento de elementos gráficos, que incluem shapes, imagens e, ocasionalmente, textos. Essa linguagem de vídeo é uma ótima ferramenta para explicações visuais, já que transmitem informações de forma lúdica e explicam processos complexos de maneira simples e divertida.
O movimento dos elementos permitem contar uma história linear ou expressar a identidade de uma marca de forma artística, como em vídeos de branding.
Gravação
A gravação é a captação realizada por meio de uma câmera de pessoas, objetos e cenários reais. Esse formato é utilizado para depoimentos, entrevistas, encenações e registro de momentos. A gravação tem uma importância documental (uma imagem vale mais que mil palavras) e a humanização da mensagem passada.
Gravação e Motion
Em alguns casos, a gravação é a forma principal do vídeo, porém, elementos de motion graphics são agregados para auxiliar na transmissão de uma mensagem clara e esteticamente agradável.
Essas são as principais formas de produzir um vídeo, mas cada técnica possui muitas variações de estilo e linguagem, que podem ser o diferencial do seu vídeo. Veja algumas dessas variações a seguir!
Variações de estilos de vídeos corporativos
Stop motion
A técnica de stop motion pode ser tanto uma animação quanto uma gravação. Nesse caso, todo o vídeo é formado por imagens estáticas, mas os objetos de cena são deslocados na construção dos frames sequenciais. Dependendo da quantidade de frames por segundo, a impressão do espectador pode ser de um movimento contínuo ou mais espaçado. Essa técnica traz uma estética diferente, que chama a atenção por sua particularidade.
Time Lapse
O time lapse é um estilo de filmagem que segue uma lógica de frames parecida com o stop motion, porém, ele tem como principal finalidade demonstrar a passagem do tempo. Com a captação de apenas uma imagem por segundo, hora ou dia, a reprodução em sequência dá a impressão de que o vídeo está acelerado. A técnica de time lapse pode ser feita no mesmo lugar, mostrando uma evolução, ou em movimento, mostrando um longo deslocamento em pouco tempo.
Outra forma de se obter o efeito time lapse é posicionar uma câmera em um local fixo, e toda a filmagem ser produzida a partir desse ângulo, podendo durar um período de horas ou dias (é importante se atentar ao uso de cartões de memória com grande armazenamento ou com a troca periódica dos cartões na câmera para correto funcionamento do processo). O efeito time lapse é obtido, então, com a aceleração dessa filmagem na edição.
Slow motion
Já no slow motion, a impressão é que o vídeo está sendo reproduzido em câmera lenta. São mais quadros por segundo, portanto, o tempo passa mais devagar no filme. O slow motion é utilizado para efeito dramático na cena ou para demonstrar detalhes de uma ação normalmente rápida.
Board Animation
O Board Animation tem feito cada vez mais sucesso nas redes sociais. É uma maneira simples e criativa de transmitir informações de forma visual. Geralmente são feitas no Whiteboard (cartolina e canetinha) ou no Chalkboard (quadro negro com giz). Ambas estéticas podem ser simuladas digitalmente.
Precisando produzir vídeos para alavancar os seus negócios? Fale com um de nossos consultores!