4 dicas para produzir aulas online de sucesso
4 dicas para produzir aulas online de sucesso
4 dicas para produzir aulas online de sucesso

4 dicas para produzir aulas online de sucesso

Content Team Voxel Digital
escrito por
Content Team Voxel Digital
Tempo de leitura: 3 minutos

Preparar uma aula é uma tarefa que vai muito além do conteúdo que será passado aos alunos. No caso das aulas online, esse preparo é especialmente necessário para se gerar aulas interessantes e completas

Em tempos modernos, o ensino é um desafio. Seja ele presencial ou a distância, cada vez mais são necessários recursos que tornem as aulas dinâmicas e atrativas. Isso envolve maneiras diferenciadas de apresentar conteúdos, utilização de recursos extras e novas formas de avaliação.

No caso das aulas online, a eficiência do ensino envolve não só o preparo teórico dos professores, como também a qualidade da transmissão. Ela está atrelada a fatores que vão desde os equipamentos utilizados até a escolha de uma plataforma que permita mais interação entre os alunos. Para te ajudar na construção de aulas online de sucesso, vamos dar 4 dicas simples e práticas. Confira!

1. Planeje conteúdo e formato das aulas online

Muito mais importante do que ter o pleno conhecimento da matéria que será repassada aos alunos é saber a melhor forma de ensiná-las. Você provavelmente teve algum professor na escola que sabia muito bem sobre o que estava falando, mas não conseguia despertar o interesse nos alunos, certo? Por isso, é essencial fazer todo um planejamento do material e de como será o formato das aulas.

A sugestão é dividir o conteúdo da matéria em tópicos para que as videoaulas não fiquem cansativas. É fundamental também planejar a aula de acordo com o público que você deseja atingir. Dessa forma você fala a mesma língua dos seus alunos e fica muito mais fácil despertar seu interesse nas aulas online.

Aulas online de sucesso possuem bom conteúdo e boa execução técnica. (Imagem: Shutterstock/ Diana Coelho)

2. Tenha um cenário adequado

Você não precisa investir muito dinheiro com um cenário profissional para ambientar seus vídeos. Entretanto, algumas dicas valem ouro para o sucesso das aulas online. Você pode, por exemplo, gravar os vídeos em um espaço com boa iluminação natural, para não precisar gastar muito dinheiro com equipamentos de luz. Um vídeo muito escuro fica mais difícil de visualizar, dificultando o aprendizado — e pode passar uma imagem ruim do seu conteúdo. Invista em ambientes mais limpos, claros e neutros e, para tornar as aulas mais interessantes, conte também com alguns recursos visuais, como slides, mapas, etc.

Além disso, o professor pode usar softwares de gravação e transmissão que suporte chroma key. Isso permite que um fundo verde ou azul possa ser substituído por um cenário virtual, tornando a aula mais agradável e condizente com o perfil dos alunos. A iluminação nesse caso é fundamental para que haja um bom recorte do professor contra esse cenário.

3. Use os equipamentos certos

Em relação a equipamentos, você precisa ter ao menos o básico para gravar, editar e postar os vídeos:

  • Câmera filmadora ou webcam;
  • Microfone de lapela;
  • Notebook com conexão com a internet.

Você ainda vai precisar de alguém para filmar, ou então investir em um tripé para manter a câmera estabilizada. Se possível, edite os vídeos para que o resultado final fique o mais perfeito possível, atribuindo mais qualidade à videoaula. Use algum programa de edição com uma interface intuitiva e simples de mexer, ótimo para quem não tem muita experiência com ferramentas assim.

Se você deseja entender mais sobre tipos de equipamentos, marcas e custo-benefício, veja um post que preparamos falando detalhadamente sobre vídeos.

4. Ofereça conteúdo extra

Para que suas aulas online sejam um sucesso na web, nada como agradar seus alunos com material extra. Ofereça conteúdos complementares, como exercícios, teorias, sites especializados em algum tema, dicas de leitura e de filmes, entre outros. Esse diferencial, com certeza, vai destacar como professor e fará de suas aulas um aprendizado agradável e uma experiência muito mais completa para todos os seus alunos.

Existem plataformas que contam com ambientes de ensino nos quais é possível disponibilizar todos esses objetos de aprendizagem na área do login do aluno, integrando as aulas aos materiais. Muito mais prático e organizado do que enviar os materiais por email, por exemplo.

Use todas essas dicas para ter muito sucesso em suas aulas online e seja um professor popular na web! Se você deseja impulsionar as vendas de seus cursos, também temos algumas dicas imperdíveis para otimizar seu e-commerce.

Conhece algum outro recurso importante para produzir boas videoaulas? Entre em contato conosco ou deixe aqui o seu comentário!

Autor

Content Team Voxel Digital
Content Team Voxel Digital

Gostou? Deixe seu comentário