Iluminação de Chroma Key
Iluminação de Chroma Key
Iluminação de Chroma Key

Iluminação de Chroma Key

Carolina Reggiani
escrito por
Carolina Reggiani
Tempo de leitura: 3 minutos

Como funciona a iluminação de chroma key em um estúdio profissional

O chroma key é um material de cor sólida que pode ser substituída por um cenário criado virtualmente, sendo mais conhecido como “fundo verde” dos estúdios. Ele permite que objetos ou pessoas sejam inseridos em diferentes cenários.

Qual a importância da iluminação de Chroma key?

A iluminação de chroma key é responsável por passar realismo para a inserção do personagem em um novo fundo. Uma iluminação bem feita facilita o recorte da pessoa em relação ao fundo, pois torna seus contornos mais claros.

Outro ponto é que a iluminação correta proporciona a homogeneização da luz reproduzida no cenário virtual e no apresentador dentro do estúdio, que faz com que seja realista para o espectador a pessoa estar naquele cenário específico. Quando uma iluminação não é bem feita, o recorte equivocado e uma luz falsa não passam realismo a cena.

A iluminação de Chroma Key em um estúdio de gravação profissional

A iluminação de chroma key em um estúdio é dividida em duas partes. A primeira diz respeito à iluminação do fundo verde e a segunda à luz incidida no apresentador. Essa diferenciação se dá pelas necessidades específicas de cada uma delas.

1. Iluminação do fundo

A iluminação do fundo chroma key necessita ser homogênea, pois quando todo o fundo está com iluminação equilibrada, o recorte e inserção do novo cenário ocorre sem falhas.

A iluminação de fundo é feita com dois painéis de LED, utilizados para emitir uma luz difusa que contemple toda a extensão do chroma e evite sombras.

Como o chroma reflete a luz com facilidade, quando há um excesso de iluminação ele passa a refletir o verde atrás dos apresentadores, o que dificulta o recorte. Por isso, a luz deve ser bem regulada para não estourar.

Falhas na iluminação, como uma parte mais clara que a outra, também podem confundir o programa de recorte.

Para verificar se a iluminação do chroma está adequada, é usado um medidor de luz ou a função zebra da câmera (função da câmara que sobrepõe barras à imagem, indicando os níveis de exposição), que mostra os pontos mais claros da cena para serem ajustados na iluminação.

A iluminação de chroma key correta proporciona a homogeneização da luz reproduzida no cenário virtual e no apresentador dentro do estúdio. (Arte: Juliana Polastri)
A iluminação de chroma key correta proporciona a homogeneização da luz reproduzida no cenário virtual e no apresentador dentro do estúdio. (Arte: Juliana Polastri)

2. Iluminação do apresentador

A iluminação do apresentador necessita de mais cabeças de luz que a do fundo. O apresentador deve ter uma luz frontal, duas laterais e um contra-luz.

As luzes frontais e laterais também são painéis de LED. A frontal é conhecida como luz de ataque, responsável pela iluminação padrão. As duas luzes laterais (à 45° do apresentador), são responsáveis por uma iluminação global e minimizar as sombras uma da outra.

Por último, uma cabeça de luz de LED Fresnel é utilizada para o contra-luz. Essa luz é responsável por facilitar o recorte, distanciando o apresentador do fundo. Ela também cria uma bela iluminação para o cabelo.

Cenário Virtual

A iluminação do apresentador deve estar condizente com a iluminação do cenário virtual.

Ao produzir o cenário virtual em 3D, as luzes que iluminam o apresentador devem ser simuladas no projeto, considerando a altura e distância dos spot de luz, força, temperatura (tonalidade de cor) e difusão.

A exportação do cenário também deve considerar as posições da câmeras, podendo abranger mais de uma câmera em planos abertos e fechados.

Após a produção, os testes são de extrema importância para que o cenário virtual fique verossímil ao espectador.

Gostou do conteúdo? Veja também como funciona um estúdio de gravação profissional e dicas para uma boa apresentação em estúdio.

A Voxel Digital oferece soluções completas de produção audiovisual e um estúdio de gravação. Fale com um de nossos consultores!

Estúdio de Gravação profissional em São Paulo.
Estúdio de gravação profissional em São Paulo.

Autor

Carolina Reggiani
Carolina Reggiani

Formada em audiovisual e especialista em marketing digital, sou apaixonada por conteúdo educativo!

Gostou? Deixe seu comentário