Vídeos na comunicação interna: motivos para sua empresa investir
Vídeos na comunicação interna: motivos para sua empresa investir
Vídeos na comunicação interna: motivos para sua empresa investir

Vídeos na comunicação interna: motivos para sua empresa investir

Content Team Voxel Digital
escrito por
Content Team Voxel Digital
Tempo de leitura: 3 minutos

Muitas empresas têm utilizado vídeos como parte da estratégia de sua comunicação interna. Isso pode trazer diversos benefícios e ajuda a ampliar o contato com toda a sua equipe, otimizando os processos internos e dando mais transparência à gestão.

Confira como sua empresa pode usar vídeos para ter uma comunicação interna campeã!

Integração

Todo funcionário quando entra em uma empresa participa de um treinamento de integração, em que são passadas informações relacionadas à organização, benefícios, segurança do trabalho, entre outras coisas.

O vídeo pode ser utilizado como um meio de transmitir as informações institucionais abordando como é a empresa, sua estrutura, se possui filiais e como funciona a operação. Tudo isso de uma forma bem mais dinâmica do que quando se usa a apresentação de slides como forma de comunicação interna.

Treinamentos Corporativos

Os vídeos também podem ser utilizados como um recurso para oferecer treinamentos internos e cursos para os colaboradores. Eles podem contribuir oferecendo ainda mais informação e dinamismo ao treinamento.

A grande vantagem do treinamento corporativo online é a autonomia que proporciona ao colaborador, que consegue flexibilizar os horários a que assiste às videoaulas e, se necessário, rever os pontos que julgar necessários.

Confira também 8 tipos de vídeos corporativos para comunicação interna

Comunicação interna

Os vídeos podem, e devem, ser utilizados na comunicação interna. Vídeos que transmitem mensagens da presidência e diretoria, ou auxiliam a promover iniciativas coletivas da empresa ajudam a incorporar personalidade à organização e dinamizam a informação. E o melhor: isso pode ser feito por transmissões ao vivo, quando necessário! Os webinars são excelentes opções para muitos casos, pois aproximam os participantes em tempo real.

Além disso, o recurso audiovisual é mais eficiente do que comunicados extensos fixados nos quadros de avisos. Também pode ser utilizado para substituir documentos grandes que possuem pouca eficiência, pois os vídeos otimizam a comunicação.

Saiba motivos para sua empresa apostar em vídeos na comunicação interna! (Arte: Juliana Polastri)
Saiba motivos para sua empresa apostar em vídeos na comunicação interna! (Arte: Juliana Polastri)

Transmissão online

Esse recurso é especialmente importante, principalmente nos casos de empresas que possuam filiais ou trabalhadores remotos e precisem transmitir alguma mensagem a todos os colaboradores.

A transmissão online do vídeo, além de ajudar a reduzir os custos com viagens ou deslocamento e não comprometer a produtividade desses funcionários, permite que todos recebam a informação ao mesmo tempo, evitando ruídos desnecessários.

Em qualquer lugar, a qualquer momento

Hoje os recursos tecnológicos são acessíveis para a maioria das pessoas, inclusive dentro das organizações como ferramenta de trabalho. Quem utiliza os gadgets sabe que as informações podem ser acessadas de qualquer lugar, a qualquer momento. Os vídeos têm uma relação especial com smartphones e tablets e sua visualização é bem mais agradável do que um memorando, por exemplo. Dessa forma, um colaborador que esteja em viagem pode acessar o vídeo de seu dispositivo onde quer que esteja.

Isso é possível graças à responsividade que as plataformas profissionais de vídeos oferecem, que permite que o vídeo se adapte a qualquer dispositivo móvel e navegador.

Leia também estratégias de vídeos na comunicação interna

A comunicação em vídeo proporciona maior interatividade entre a empresa e seus colaboradores, além de transmitir as informações de uma forma leve e agradável, aproximando e engajando mais as equipes.

As empresas podem disponibilizar canais nos quais seus vídeos fiquem armazenados e os colaboradores tenham acesso sempre que precisarem. Ainda existe o benefício de permitir que os funcionários interajam com comentários, dúvidas, ou até com mais conhecimento.

Já pretende utilizar o vídeo como meio de comunicação interna na sua empresa? Entre em contato conosco através dos comentários ou com nossos consultores, e aproveite também para deixar suas opiniões!

Autor

Content Team Voxel Digital
Content Team Voxel Digital

Gostou? Deixe seu comentário