Como utilizar vídeos para ter uma comunicação interna campeã
Como utilizar vídeos para ter uma comunicação interna campeã
Como utilizar vídeos para ter uma comunicação interna campeã

Como utilizar vídeos para ter uma comunicação interna campeã

Content Team Voxel Digital
escrito por
Content Team Voxel Digital
Tempo de leitura: 3 minutos

Muitas empresas, mesmo que timidamente, têm utilizado vídeos como parte da estratégia da sua comunicação interna. Isso pode trazer diversos benefícios e ajudar a ampliar o contato com toda a sua equipe, otimizando os processos internos e dando mais transparência à gestão

No artigo de hoje vamos falar como você pode usar o vídeo para ter uma comunicação interna campeã. Confira!

Integração

Todo funcionário, quando entra em uma empresa, participa de um treinamento de integração, onde são passadas informações relacionadas à empresa, benefícios, segurança do trabalho, entre outras coisas.

Você pode fazer isso usando um vídeo com informações institucionais abordando como é a empresa, sua estrutura, se possui filiais e como funciona a operação. Tudo isso de uma forma bem mais dinâmica do que quando se usa a apresentação de slides como forma de comunicação interna.

Comunicação Interna campeã
Um dos usos dos vídeos para comunicação interna pode ser para transmitir a palavra dos diretores e gestores para os colaboradores. (Imagem: Shutterstock)

Treinamentos Corporativos

Os vídeos também podem ser utilizados como um recurso para oferecer treinamentos internos e cursos para os colaboradores. Eles podem contribuir oferecendo ainda mais informação e dinamismo ao treinamento.

A grande vantagem do treinamento corporativo online é a autonomia que proporciona ao colaborador, que consegue flexibilizar os horários a que assiste às videoaulas e, se necessário, rever os pontos que julgar necessários.

Aqui você pode ler 6 vantagens incríveis de fazer treinamentos corporativos online.

Comunicação interna

Os vídeos podem, e devem, ser utilizados na comunicação interna. Vídeos que transmitem mensagens da presidência e diretoria, ou auxiliam a promover iniciativas coletivas da empresa ajudam a incorporar personalidade à organização e dinamizam a informação. E o melhor: isso pode ser feito por transmissões ao vivo, quando necessário! Os webinars são excelentes opções para muitos casos, pois aproximam os participantes em tempo real.

Além disso, o recurso audiovisual é mais eficiente do que comunicados extensos fixados nos quadros de avisos. Ele também pode ser utilizado para substituir documentos grandes que possuem pouca eficiência, pois os vídeos otimizam a comunicação.

Transmissão online

Esse recurso é especialmente importante, principalmente, nos casos de empresas que possuam filiais ou trabalhadores remotos e precisem transmitir alguma mensagem a todos os colaboradores.

A transmissão online do vídeo, além de ajudar a reduzir os custos com viagens ou deslocamento e não comprometer a produtividade desses funcionários, permite que todos recebam a informação ao mesmo tempo, evitando ruídos desnecessários.

Em qualquer lugar, a qualquer momento

Hoje, os recursos tecnológicos são acessíveis para a grande maioria das pessoas, inclusive dentro das organizações como ferramenta de trabalho. Quem utiliza os gadgets sabe que as informações podem ser acessadas de qualquer lugar, a qualquer momento. Os vídeos têm uma relação especial com smartphones e tablets e sua visualização é bem mais agradável do que um memorando, por exemplo. Dessa forma, um colaborador que esteja em viagem, por exemplo, pode acessar o vídeo de seu dispositivo onde quer que esteja.

Isso é possível graças à responsividade que as plataformas profissionais de vídeos oferecem, que permite que o vídeo se adapta a qualquer dispositivo móvel e navegador.

Conclusão

A comunicação em vídeo proporciona maior interatividade entre a empresa e seus colaboradores, além de transmitir as informações de uma forma mais leve e agradável, aproximando e engajando mais as equipes.

Aqui estão mais 8 ideias de vídeos para sua empresa e aqui algumas dicas para começar a produzir seus vídeos com sua equipe.

As empresas podem disponibilizar canais nos quais seus vídeos fiquem armazenados e os colaboradores tenham acesso sempre que precisarem. Ainda existe o benefício de permitir que os funcionários interajam com comentários, dúvidas, ou até com mais conhecimento.

Já pretende utilizar o vídeo como meio de comunicação interna na sua empresa? Entre em contato conosco através dos comentários ou com nossos consultores, e aproveite também para deixar suas opiniões!

Autor

Content Team Voxel Digital
Content Team Voxel Digital

Gostou? Deixe seu comentário