30 ideias criativas de conteúdo para TV Corporativa
30 ideias criativas de conteúdo para TV Corporativa
30 ideias criativas de conteúdo para TV Corporativa

30 ideias criativas de conteúdo para TV Corporativa

Daniela Leite
escrito por
Daniela Leite
Tempo de leitura: 5 minutos

Definir conteúdo para TV Corporativa pode ser mais dinâmico e interessante do que aparenta – esse trabalho pode ser facilitado e até parcialmente automatizado; entenda a seguir

Planejar conteúdo para TV Corporativa é uma tarefa comum tanto para empresas que estão começando a utilizar esse meio de comunicação quanto para as que já o utilizam há mais tempo, mas desejam inovar na programação. Muitas equipes de comunicação podem “quebrar a cabeça” para entregar conteúdo com qualidade e frequência adequada aos colaboradores.

O que produzir para a TV Corporativa? Pelo fato dela poder ficar ligada o dia todo, pode parecer que existe uma demanda eterna por conteúdo, exigindo muito da equipe de comunicação. Mas esse é mais um mito do que uma verdade.

É importante refletir que a tecnologia tem o papel de aliada da comunicação. A demanda por conteúdo não provém do meio em si, mas sim das necessidades da empresa. Portanto, comece eliminando a ideia de que dá muito trabalho produzir conteúdo para a TV Corporativa (nesse artigo você verá algumas soluções que tornarão a renovação de conteúdo muito mais automatizada).

É preciso pensar no propósito da comunicação, independentemente do meio utilizado. A TV, ou qualquer meio (mesmo o jornalzinho impresso), será atrativa para os colaboradores se for produzida dentro da linguagem, temática e dinâmica do cotidiano dos colaboradores. Portanto, uma pesquisa interna sobre esses pontos ajudará muito na conquista de novas ideias e formatos de produção.

Feito isso, que tal uma inspiração com tipos de conteúdo que algumas empresas vêm praticando em suas TVs Corporativas?

Baseando-se nas práticas comuns, listamos algumas sugestões que podem ser utilizadas em, basicamente, todos os nichos de empresas. São conteúdos que visam melhorar o trabalho do colaborador, com informações importantes; além de fortalecerem a cultura corporativa e a gestão de pessoas. Também promovem a integração interna e reconhecimento do bom trabalho. Destrinchando esses propósitos, podemos ter:

Conteúdos essenciais

Trata-se de conteúdos cujo objetivo é fornecer insumo para o trabalho do colaborador e mantê-lo a par dos acontecimentos importantes da empresa. Essas informações são indispensáveis, pois impactam diretamente nas decisões, no senso de pertencimento e de responsabilidade dos colaboradores. Fazem parte desse pacote os comunicados que todos têm que tomar ciência; os dados de gestão; a comunicação administrativa; além de materiais sobre:

1. Metas a curto e longo prazo, por setor;

2. Dashboards de gestão à vista, com métricas e indicadores da empresa e do setor;

3. Vídeos de Treinamentos Corporativos;

4. Informes do RH e da administração;

5. Notícias internas;

6. Calendário e avisos de eventos internos.

Conteúdo para TV Corporativa
Vídeos, templates, notícias: vários tipos de conteúdo para TV Corporativa (Arte: Diana Coelho).

Conteúdos informativos

Essa categoria de conteúdos atende a propósitos de utilidade pública e informação de nicho. Visam ampliar o conhecimento sobre o ambiente em que a empresa está inserida, alinhando os colaboradores com o posicionamento e visão de negócios:

7. Notícias sobre economia, tecnologia e do setor do negócio;

8. Vídeos institucionais;

9. Palavra do presidente (pode ser ao vivo);

10. Missão, visão e valores da empresa;

11. Releases de eventos, palestras e ações promovidas pela empresa;

12. Ações sociais realizadas ou apoiadas pela empresa;

13. Campanhas de branding;

14. Notícias sobre a empresa na mídia;

15. Apresentação de novos clientes.

Conteúdos da cultura organizacional

São relativos à valorização de cada indivíduo que trabalha na empresa e à criação de um clima organizacional. Visam valorizar o colaborador, integrar as pessoas e promover um senso de pertencimento:

16. Aniversariantes do dia/ mês;

17. Apresentação de novos colaboradores;

18. Celebração de datas comemorativas, como Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais, etc;

19. Colaboradores em destaque por bom desempenho;

20. Mensagens de motivação;

21. Conteúdo da intranet;

22. Conteúdo das mídias sociais da empresa;

23. Fotos de eventos da empresa e férias dos colaboradores;

24. Mensagens para visitantes;

25. Cardápio do refeitório.

Conteúdos educativos

Aqui se enquadram os conteúdos que agregam valor ao trabalho do colaborador, prezando pelo seu bem-estar, boas práticas e segurança. Podem ser também motivacionais, com viés de entretenimento ou de integração. Essa seção pode ser bastante participativa, ouvindo sugestões de colaboradores e também veiculando conteúdos produzidos por eles.

26. Dicas de boa convivência e valores a serem seguidos;

27. Dicas de bem-estar no trabalho, exercícios laborais, concentração;

28. Dicas de segurança do trabalho e notificação de acidentes, quando cabível;

29. Dicas de sustentabilidade no dia a dia;

30. Curiosidades/ “Você sabia?”

Essas são apenas algumas possibilidades. A produção de conteúdo para TV Corporativa hoje é um processo bastante otimizado. As empresas de tecnologia podem oferecer um diferencial que é a entrega de templates prontos ou de fácil customização em seu software. Os templates são as telas em HTML com design já feito, nas quais basta inserir a informação em si (um aviso, o aniversariante, a notícia, etc).

Um aspecto interessante sobre os templates é que eles podem ser integrados a portais de notícias, como UOL, Reuters e outras agências. A TV recebe então notícias atualizadas algumas vezes por dia, mantendo-se sempre com informações novas de diversas editorias, de clima e cotações de moedas (automaticamente). As notícias preenchem a grade da TV Corporativa, aliviando a demanda por produção própria.

Essas são algumas formas de ter uma grade de programação dinâmica e atualizada. Em relação a produção própria de conteúdo para TV Corporativa, as dicas a seguir podem ajudar a obter bons resultados.

Boas práticas de conteúdo para TV Corporativa

  • Utilize vídeos, animações gráficas e conteúdo dinâmico; evite conteúdo estático, já que o grande atrativo das telas é o movimento, que chama mais a atenção;
  • Algumas cores podem ser mais adequadas para cada ambiente. Utilize bem o potencial das cores para cada objetivo;
  • Evite poluição visual, priorize na tela o que é importante;
  • Evite textos longos, a informação deve ser lida e compreendida rapidamente, pois muitas pessoas olham apenas rapidamente para a tela;
  • Esteja atento às especificações técnicas – tamanho e orientação da tela (paisagem, retrato), e também a resolução (HD, Full HD, 4k), para produzir vídeos e imagens com as especificações certas;
  • Estabeleça uma frequência regular de atualização de conteúdos;
  • Alinhe as mensagens aos objetivos da comunicação corporativa;
  • Pesquise com o público interno sobre conteúdos aderentes;
  • Planeje as programações a curto, médio e longo prazo;
  • Criei interações que vão além das telas (QRCode, Envio de SMS, Quizzes).

E então, pronto para arrasar no conteúdo para TV Corporativa da empresa? Esperamos que esse post tenha trazido insights e ideias para potencializar seus resultados! Se você tem alguma dúvida ou experiência a dividir, compartilhe nos comentários para debatermos 🙂

Aqui está um conteúdo que pode te interessar também: Tudo sobre o planejamento de TVs Corporativas

 

Autor

Daniela Leite
Daniela Leite

Jornalista por formação, especialista em conteúdo, acredita no potencial da informação para transformar o mundo.

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