[E-book] Estratégias de vídeos na comunicação interna
[E-book] Estratégias de vídeos na comunicação interna
[E-book] Estratégias de vídeos na comunicação interna

[E-book] Estratégias de vídeos na comunicação interna

Carolina Reggiani
escrito por
Carolina Reggiani
Tempo de leitura: 3 minutos

Como montar uma estratégia de vídeos nos diversos canais de comunicação interna

A comunicação interna tem como finalidade de integrar os colaboradores com os objetivos da empresa. A famosa expressão “vestir a camisa” não deve partir apenas dos contratados, mas também de um esforço da empresa em se comunicar com eles.

Para isso, as mensagens devem ser claras e de fácil entendimento. E principalmente, ressoarem com os valores dos colaboradores e da organização.

Por onde começar uma estratégia de comunicação interna?

1. Trace o perfil da empresa

Quais são os objetivos, missão e valores da empresa? O que a empresa prega e deve repercutir nas relações entre os colaboradores e com os clientes? Quais são as regras de convívio no ambiente de trabalho? Qual cultura organizacional que deve ser divulgada?

Essas são algumas perguntas que irão nortear toda a estratégia de comunicação interna.

2. Trace o perfil dos colaboradores

Muitas ferramentas do marketing externo também funcionam para o endomarketing, como a definição de personas e as jornadas.

Para a definição da persona, é necessário entender quem é o colaborador. Uma empresa pode ter diversas personas, divididas por áreas ou departamentos. A persona vai ser o “colaborador ideal” da empresa, que reflita na personalidade das pessoas que trabalham na empresa.

Para a definição da persona, faça algumas dessas perguntas:

  • Qual a idade e gênero?
  • Qual o departamento?
  • Quais são os hábitos e estilo de vida?
  • Quais são os sonhos e desafios profissionais?
  • Que mídias preferem e quais tecnologias utilizam?
  • Quem os influencia e onde buscam informações?

Esses são alguns exemplos de perguntas para definir a “persona” dos seus colaboradores. Você pode adicionar e revisar essas perguntas para o que mais se adequa à realidade da empresa.

Estratégia de vídeos na comunicação interna. (Arte: Matheus Machado)
Estratégia de vídeos nos canais de comunicação interna. (Arte: Matheus Machado)

Outro recurso é entender a jornada do colaborador. Outras perguntas podem ser respondidas para isso:

Que horas inicia sua jornada de trabalho? Quais as primeiras ações do dia no trabalho? Por quais locais transita pela empresa? Em quais horários costuma fazer a maior parte da produção? Em qual horário checa os e-mails ou outros meios de comunicação?

Ao entender a jornada do colaborador e agregar aos hábitos e preferências da persona, a empresa pode mapear os melhores canais de comunicação e horário para informar e engajar os colaboradores.

3. Defina os canais de comunicação

Para uma estratégia de endormarketing completa, é necessário entender quais os canais irão impactar mais os colaboradores.

A partir do perfil dos colaboradores e suas preferências, a comunicação interna pode permear por diversos canais:

1. Redes sociais corporativas
2. Plataformas de comunicação corporativas
3. Portal e blog internos
4. TV Corporativa
5. Email interno | Newsletter

Cada um dos canais de comunicação têm suas particularidades e são melhores para alcançar um objetivo. Um mix de canais que acompanhe a jornada do colaborador é essencial para uma comunicação interna eficiente.

Confira aqui os principais Canais de Comunicação Interna para sua empresa!

4. Defina os conteúdos que serão comunicados

Agora que o perfil da empresa está claro, a jornada dos colaboradores traçada e os canais de comunicação definidos, a produção de conteúdo fica mais certeira e eficaz para as reais necessidades da empresa e de seus colaboradores.

Os produtores de conteúdos podem mapear os principais assuntos desenvolvê-los para as diferentes linguagens que serão transmitidas nos canais de comunicação. É importante que o colaborador se identifique os assuntos e se sinta parte da empresa.

Por que utilizar os vídeos na comunicação interna?

Os vídeos são uma excelente forma de engajar os colaboradores! Com o objetivo de facilitar o entendimento do espectador, eles ajudam a criar proximidade com o público.

[Ebook] Estratégia de vídeos nos canais de comunicação
Clique na imagem para baixar o seu e-book gratuitamente!

Isso é possível devido à maior retenção de informações que os vídeos proporcionam aos espectadores. A empatia humana faz com que o espectador se emocione e se identifique com o que está sendo transmitido na tela.

Os vídeos podem ser de dicas curtas, treinamentos, eventos, atualizações sobre produtos, serviços e regras da empresa. Também podem ser gravados, em animações e até transmissões ao vivo.

Tudo vai depender da estratégia traçada nos passos dados anteriormente. Mas para facilitar, criamos o e-book “Estratégia de vídeos nos diversos canais de comunicação interna” com algumas ideias e dicas.

Baixe agora gratuitamente e se comunique com os seus colaboradores de uma maneira clara e eficiente!

Autor

Carolina Reggiani
Carolina Reggiani

Gostou? Deixe seu comentário