Canais de comunicação interna digitais: por onde se comunicar com os colaboradores
Canais de comunicação interna digitais: por onde se comunicar com os colaboradores
Canais de comunicação interna digitais: por onde se comunicar com os colaboradores
Endomarketing Digital

Canais de comunicação interna digitais: por onde se comunicar com os colaboradores

Carolina Reggiani
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Carolina Reggiani
Tempo de leitura: 4 minutos

Quando iniciamos uma estratégia de endomarketing, surge a dúvida: Qual o melhor canal de comunicação para a minha empresa? Confira agora!

A comunicação interna é responsável pela integração dos colaboradores com os objetivos dos negócios e desenvolvimento de uma cultura organizacional. Uma comunicação interna clara e efetiva tem o poder de engajar os colaboradores.

Esse público interno engajado significa motivação, produtividade e uma gestão de crise mais eficiente. Uma estratégia de endomarketing robusta pode minimizar comportamentos prejudiciais no ambiente de trabalho por meio de medidas simples de alinhamento com os valores da empresa e informação.

A estratégia de endomarketing de uma empresa deve ser pautada nos preceitos da organização. É importante estar sempre inovando e utilizando novas tecnologias para um maior engajamento dos colaboradores.

Uma estratégia de endomarketing pode se utilizar de diferentes canais de comunicação interna, cada um suprindo variadas demandas da empresa. Vamos ver os principais deles a seguir!

1. Redes sociais corporativas

As redes sociais internas são perfis privados em plataformas que os colaboradores já estão presentes. O melhor é analisar a cultura organizacional e se a utilização das redes sociais é condizente com os negócios.

Há também softwares especializados de redes sociais para empresas que permitem a criação de um meio fechado para o público externo, gerando a interação somente entre pessoas da organização.

Aplicativos de mensagens

Provavelmente, os colaboradores mais próximos já tem um grupo do trabalho no WhatsApp ou Telegram. A empresa pode ter um grupo próprio para se comunicar com os colaboradores.

É importante que esses grupos tenham regras claras, com uma frequência e horário de publicação adequada para o público e que os conteúdos disponibilizados sejam realmente aderentes à comunicação interna e ao interesse dos colaboradores.

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Perfis fechados

Algumas plataformas de redes sociais permitem perfis ou grupos privados, por exemplo, o Instagram e Facebook. Esses perfis podem divulgar conteúdos exclusivos para os colaboradores, com informações de interesse de todos, mensagens motivacionais e dicas de bem-estar.

2. Plataformas de comunicação corporativas

É um sistema de comunicação específico para o uso corporativo, que integra a empresa e facilita contatos rápidos entre colaboradores da mesma ou de diferentes áreas, sem a necessidade se locomoverem ou enviarem email, para assuntos que podem ser facilmente resolvidos por mensagem. Essas plataformas também aproximam e facilitam a comunicação da gerência e diretoria.

Boa parte dessas plataformas também disponibilizam aplicativos que podem ser instalados no computador, celular ou tablet dos colaboradores. É importante que a cultura organizacional seja respeitada nesses casos.

Canais de comunicação: qual é o melhor para a sua empresa? (Arte: Juliana Polastri)
Canais de comunicação: qual é o melhor para a sua empresa? (Arte: Juliana Polastri)

3. Portal interno e Blog corporativo

Outra canal de comunicação interna é o portal de intranet e os blogs corporativos. É importante que esse site não esteja anexado aos mecanismos de busca aberta (como o Google) e/ou sejam protegidos por um login e senha.

O portal interno pode guardar informações como regras organizacionais, procedimentos a serem seguidos, a missão e valores que regem a empresa.

Já o blog pode divulgar conteúdos mais momentâneos, como dicas, eventos e atualizações sobre os produtos e serviços da empresa.

4. TV Corporativa

A TV Corporativa é um veículo de comunicação interna que pode publicar vídeos, mensagens, notícias, informes, imagens e outros materiais ligados à cultura organizacional e metas. Ela permite que diversas unidades recebam o conteúdo ao mesmo tempo, auxiliando a integração de equipes distantes. Por outro lado, também permite que o conteúdo seja segmentado para o público, dividida por departamentos ou regiões.

Como está disponível a todos na empresa, a TV Corporativa consegue impactar os funcionários que eventualmente não possuam acesso a outros canais de comunicação interna. Ela também transmite a informação desejada sem ser invasiva, já que a atenção do colaborador é espontânea.

5. Email interno | Newsletter

O email já é utilizado diariamente para transmitir informações, facilitar e registrar a comunicação entre os colaboradores da empresa. A empresa pode decidir enviar emails esporádicos e criar uma newsletter com uma frequência definida (uma vez por semana, 15 dias ou outra frequência aderente à realidade da empresa).

Os emails podem dar avisos, dicas e novidades. Eles também são muito usados para levar a atenção do colaborador para os outros canais de comunicação interna.

Qual o melhor canal de comunicação interna para o meu negócio?

Uma estratégia de endomarketing robusta vai se utilizar de mais que um canal de comunicação para impactar todos os colaboradores. Alguns canais de comunicação interna vão se utilizar da internet, não atingindo colaboradores que não possuam um smartphone ou não trabalhem no computador.

Outros canais de comunicação interna dependem que o colaborador esteja presente na empresa, desconsiderando colaboradores que trabalhem externos à empresa.

Assim como no marketing externo, é necessário fazer uma pesquisa das diversas personas dos colaboradores da empresa e se utilizar de um mix de canais de comunicação interna para que as mensagens desejadas cheguem aos colaboradores de acordo com o seu perfil.

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Carolina Reggiani
Carolina Reggiani

Formada em audiovisual e especialista em marketing digital, sou apaixonada por conteúdo educativo!

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