9 ideias de vídeos de endomarketing
9 ideias de vídeos de endomarketing
9 ideias de vídeos de endomarketing
Endomarketing Digital

9 ideias de vídeos de endomarketing

Carolina Reggiani
escrito por
Carolina Reggiani
Tempo de leitura: 5 minutos

Entenda como os vídeos podem ser potencializadores de sua estratégia de endomarketing, ainda mais quando aliados a TVs Corporativas

Se sua empresa está se preparando para a implementação da TV Corporativa ou você está buscando inspiração para novos conteúdos de endomarketing, você está no lugar certo.

Vamos entender por que utilizar vídeos é uma boa ideia para a sua estratégia, e fornecer sugestões de diversos temas para você manter seus colaboradores engajados!

Endomarketing

O endomarketing é um conjunto de ações e estratégias usadas para motivar, inspirar e desenvolver as habilidades dos colaboradores. O objetivo do endomarketing é transformar toda a equipe em fãs e defensores da marca.

Os resultados de uma estratégia de endomarketing eficientes são colaboradores motivados e mais produtivos, clareza na comunicação interna, redução do turnover (rotatividade de funcionários), integração entre as equipes e uma gestão de crise mais eficiente.

O endomarketing pode se utilizar de diversos canais de comunicação interna. Uma delas é a TV Corporativa, na qual vamos focar nesse artigo.

TV Corporativa

A TV Corporativa é um ponto de mídia digital que possibilita a publicação de conteúdos informativos, visuais e atrativos. Ela permite a transmissão de diversos formatos de mídias para os colaboradores, como vídeos, imagens e textos curtos.

As TVs são visíveis para todos os colaboradores na empresa, entrega mensagens relevantes de forma dinâmica, o que a torna atrativa.

Os softwares de TV Corporativa permitem a constante atualização de informações e possibilitam a segmentação de conteúdos por telas ou grupo de telas.

Como em toda estratégia de marketing, o uso da TV Corporativa também precisa de um planejamento editorial. Mantendo sempre em mente os objetivos estratégicos de comunicação e a segmentação do público-alvo.

Porque usar o vídeo na estratégia de endomarketing?

A maioria das pessoas prefere consumir um conteúdo em vídeo do que escrito. O vídeo é um formato que facilita a absorção de conhecimento. Ele consegue prender a atenção por mais tempo, de maneira natural.

O vídeo tem uma probabilidade maior de engajar e trazer emoções à tona. Por conta da empatia humana, a possibilidade de sentir as emoções do outro, os vídeos se utilizam da parte emocional do nosso cérebro, não só a racional. Por isso o storytelling está em alta.

Os vídeos são, afinal, uma mistura de entretenimento, nostalgia e simplicidade, por isso, funcionam.

Confira aqui os diferentes estilos de vídeos para empresas!

Temas de vídeos para a TV Corporativa

1. Segurança do Trabalho

Um dos principais desafios da comunicação de Segurança do Trabalho é transmitir conteúdos densos de forma simples e interessante. Entre os principais temas estão as instruções como: regras de uso de EPIs (equipamentos de proteção individual), utilização correta de maquinários e mensagens da CIPA (com foco na prevenção de acidentes).

A produção de vídeos torna esse conteúdo mais próximo da realidade do trabalhador, por demonstrar de maneira visual a importância desses temas. Os vídeos de treinamentos podem ser gravados e reutilizados sempre que for necessário treinar novas pessoas ou reforçar o conhecimento.

2. Cultura Organizacional

Toda empresa tem a sua cultura organizacional. Ela precisa ser constantemente introduzida a novos colaboradores, ou retomada caso sofra mudanças.

Em ambos os casos, os vídeos são uma excelente maneira de transmitir os comportamentos desejados pela organização.

Apesar de cada empresa ter a sua própria cultura organizacional, alguns temas que podem ajudar na sua inspiração e são sempre bem-vindos são: dicas de comunicação não violenta; inteligência emocional; como dar e receber feedbacks; como se comportar em determinadas situações.

3. Reconhecimento

Toda estratégia de endomarketing gira em torno das pessoas. Para que os colaboradores se sintam confortáveis em representar a empresa, eles precisam sentir que fazem parte dela.

O reconhecimento dos colaboradores é uma forma de estreitar os laços entre pessoas e organização.

Os vídeos de reconhecimento podem ser individuais, quando um colaborador específico é homenageado por seu trabalho ou tempo na empresa. Outra opção é o reconhecimento coletivo, como retrospectivas do ano da empresa, metas alcançadas por equipes, e assim vai.

4. Treinamento e aprimoramento

Os treinamentos fazem parte da realidade de muitas empresas.

Esses treinamentos podem ser previamente gravados e disponibilizados em uma plataforma de vídeos.

Outra opção mais atrativa é transmiti-los ao vivo pela TV Corporativa, e posteriormente disponibilizá-los em uma Plataforma própria de EAD Corporativo, para que o conteúdo fique sempre acessível aos colaboradores.

Processos de inovação vêm a partir de colaboradores motivados e expostos a novos conhecimentos.

Veja como automatizar seus treinamentos corporativos.

5. Bem-estar

O bem-estar dos colaboradores durante o horário de trabalho é de extrema importância para sua produtividade. Uma das estratégias do endomarketing é cuidar do seu capital humano.

Conteúdos com dicas de saúde, postura, pausas em intervalos e motivação pessoal ajudam no desenvolvimento do conforto do colaborador.

A realidade fora da empresa também determina a produtividade pessoal. Dicas de hábitos saudáveis e de qualidade de vida diminuem o afastamento por problemas de saúde e melhoram a percepção do colaborador sobre suas práticas.

Os vídeos podem ser potencializadores de sua estratégia de endomarketing. (Arte: Juliana Polastri)
Os vídeos podem ser potencializadores de sua estratégia de endomarketing. (Arte: Juliana Polastri)

6. Campanhas de saúde

Na linha dos vídeos de bem-estar, as campanhas de saúde podem ser combinadas com eventos e discussões sobre os temas de prevenção. É importante entender quais quem são os colaboradores para discutir temas que façam sentido e parte do dia-a-dia.

Janeiro

  • Branco – Saúde mental.

Fevereiro

  • Roxo – Lupus; Mal de Alzheimer; Fibromialgia.
    Laranja – Leucemia.

Março

  • Verde – Saúde dos olhos.
  • Lilas – Câncer de útero.

Abril

  • Verde – Segurança do trabalho.
  • Azul – Conscientização do Espectro Autista.

Maio

  • Amarelo – Acidentes de trânsito.
  • Vermelho – Hepatite.

Junho

  • Vermelho – Doação de sangue.
  • Laranja – Anemia e leucemia.

Julho

  • Amarelo – Hepatites virais; câncer ósseo.

Agosto

  • Dourado – Aleitamento materno.

Setembro

  • Verde – Doação de órgãos.
  • Amarelo – Prevenção ao suicídio; depressão.
  • Vermelho – Doenças cardiovasculares.

Outubro

  • Rosa – Câncer de mama.

Novembro

  • Azul – Câncer de próstata; diabetes.

Dezembro

  • Vermelho – AIDS.
  • Laranja – Câncer de pele.

7. Conscientização

Cada vez mais os consumidores têm se importado com as causas sociais defendidas pelas empresas. O mesmo vale para os colaboradores. Acreditar nos valores da empresa é um grande fator de retenção de talentos, principalmente das gerações Z.

Os vídeos de conscientização devem ser de temas baseados na cultura organizacional, apoiados pela empresa e pela camada dirigente da organização.

Sabendo disso, sugerimos alguns temas em geral que podem ser trabalhados nos vídeos de conscientização: sustentabilidade, economia de recursos, tolerância, inclusão.

8. Datas comemorativas

As datas comemorativas são escolhidas para homenagear pessoas, parabenizar aniversariantes, relembrar eventos históricos e conquistas significativas da organização.

Contar um pouco da história, homenagear aquele grupo ou evento faz com que os colaboradores se sintam representados na tela. Não se esqueça das datas que homenageiam profissões!

9. Marketing

A empresa vai lançar um novo produto ou serviço? Os seus colaboradores devem ser os primeiros a saber! Informações e características do produto, instruções de uso, exemplos de situações reais em que o serviço é usado, são munições para a equipe de vendas bater metas e para todos se alinharem ao discurso da empresa.

E não é só o comercial que vai se beneficiar desse tipo de vídeo. Novidades motivam os colaboradores, e conteúdos exclusivos fazem com que o público interno se inteire mais sobre os lançamentos e aprimoramentos de produtos.

Amigos e familiares são um dos principais grupos de influenciadores de decisão de compra dos consumidores. Você pode imaginar quantas pessoas um colaborador é capaz de influenciar quando confia na qualidade e entende os produtos ou serviços oferecidos pela empresa onde trabalha?

Potencial a ser aproveitado! Os vídeos bem brifados e bem desenvolvidos oferecem grande retorno sobre investimento e fazem a diferença para sua comunicação.

 

A Voxel Digital oferece soluções completas de tecnologia de comunicação e produção de vídeos para a sua empresa. Entre em contato com os nossos consultores!

Produção de conteúdo audiovisual pela Voxel Digital.

Autor

Carolina Reggiani
Carolina Reggiani

Formada em audiovisual e especialista em marketing digital, sou apaixonada por conteúdo educativo!

Gostou? Deixe seu comentário