Os benefícios do vídeo na aprendizagem
Os benefícios do vídeo na aprendizagem
Os benefícios do vídeo na aprendizagem

Os benefícios do vídeo na aprendizagem

Ana Silva
escrito por
Ana Silva
Tempo de leitura: 3 minutos

Entenda como o vídeo facilita o processo de ensino e suas vantagens

Nos últimos anos, o vídeo vem sendo utilizado na Educação como forma de enriquecer o conteúdo, ampliar as discussões em sala de aula ou reter a atenção dos alunos. Segundo a pesquisa The State of Vídeo Education 2019, realizada pela empresa norte-americana Kaltura, 91% das instituições educacionais acreditam que os vídeos melhoram a experiência de aprendizagem e 82% dos alunos esperam que, cada vez mais, o vídeo faça parte do processo de educação.

Porém, com a pandemia, o que antes era um material suplementar, se tornou o meio de tornar os estudos possíveis. Hoje, instituições de ensino, públicas e privadas, têm seus conteúdos online, em forma de videoaulas. Fizemos uma lista que aponta quais são os benefícios de aprender por meio dos vídeos, seja como um suplemento em aulas presenciais ou ensino a distância (EAD). Confira abaixo!

Retenção Mnemônica

Pesquisados como Joan Ferres e Oscar Manuel de Castro Ferreira, que estudam a influência do vídeo no ensino, afirmam que a videoaula ou obras, como filmes e animação, estimulam a retenção mnemônica, técnicas que auxiliam na memorização do conteúdo. Segundo as pesquisas, estímulos audiovisuais chegam a impactar em 83% os alunos, sendo muito mais eficaz do que os outros sentidos para a memorização – o que não anula o aprendizado por meios como a leitura. A retenção de informação pelo vídeo pode se estender por dias, o que o torna um grande aliado no processo de aprendizagem.

Aprendizado dinâmico

Além de facilitar a cognição, outro benefício que se pode destacar dos vídeos na educação é o dinamismo, possibilitado pela linguagem simples e objetiva, além de variação de formatos. Os conteúdos, muitas vezes, são mais curtos do que os ministrados na sala de aula, o que pode deixar os alunos menos dispersos. Já os formatos podem ser variados: o professor falando direto para câmera; aula prática, em que o professor ensina a utilizar um programa ou software em tempo real; bate-papo, em que há uma entrevista com um convidado ou até uma animação, mostrando os pontos principais do conteúdo.
Quanto mais dinâmico, mais chances de instigar e engajar o aluno, principalmente, para os mais jovens, que estão acostumados a consumir produtos audiovisuais em seu dia a dia, o ensino por meio do vídeo pode ser ainda mais motivador.

Quer dicas de como montar o seu curso online? Veja o nosso post!

O uso de vídeos na aprendizagem torna-a dinâmica, flexível e aumenta a retenção do conteúdo pelo aluno. (Arte: Juliana Polastri)
O uso de vídeos na aprendizagem torna-a dinâmica, flexível e aumenta a retenção do conteúdo pelo aluno. (Arte: Juliana Polastri)

Flexibilidade

No caso do ensino a distância, uma vantagem é a flexibilidade dos estudos, que se adéquam a rotina do estudante. Com o conteúdo disponível em uma plataforma online, o estudante consegue acessar as aulas no horário que for mais confortável, seja por meio de um computador, celular ou tablet, tornando a aprendizagem mais autônoma.

Dados

Outro benefício do EAD, é a possibilidade de poder analisar o comportamento dos alunos, por meio dos dados e métricas que são gerados pelas plataformas de hospedagem. Com essas informações, é possível entender quais são as videoaulas mais relevantes – que estão com mais visualização e com mais comentário – e personalizar o conteúdo, para deixá-lo mais adequado à audiência. Ou então, verificar quem não está assistindo às aulas regularmente, a fim de entender as limitações de cada aluno.

O vídeo, que é uma realidade nas rotinas de aprendizagem hoje, irá se manter nos próximos anos, como uma importante ferramenta de educação. Aposte em videoaulas e EaD. E conte com a Voxel Digital para uma solução completa de produção, captação e distribuição dos seus cursos!

Autor

Ana Silva
Ana Silva

Jornalista especialista em produção de conteúdo audiovisual, apaixonada por comunicação e vídeo

Gostou? Deixe seu comentário