Treinamento corporativo online: 6 vantagens incríveis
Treinamento corporativo online: 6 vantagens incríveis
Treinamento corporativo online: 6 vantagens incríveis

Treinamento corporativo online: 6 vantagens incríveis

Daniela Leite
escrito por
Daniela Leite
Tempo de leitura: 4 minutos

Em um cenário competitivo, cada vez mais as empresas prezam pelo investimento em seus colaboradores, a fim de diminuir a rotatividade de contratações e otimizar seu time. Uma das melhores maneiras de atingir esse objetivo é proporcionando treinamentos corporativos online.

O modo mais antigo do treinamento empresarial é aquele em que um profissional da própria organização ou um convidado transmitem instruções sobre determinada tarefa ou ferramenta para uma equipe, abordando, de forma prática, como obter resultados melhores e poupar tempo, retrabalho e erros.

Cada objetivo é determinado a partir de um diagnóstico que detecta os pontos fracos e as demandas a serem trabalhadas para aumentar a produtividade e a capacidade dos colaboradores.

Estima-se que esse tipo de treinamento possa aumentar em até cerca de 22,5% da produtividade de uma equipe, segundo estudo do Public Personnel Management Journal. Os motivos para esse resultado consistem principalmente na valorização do colaborador e no desenvolvimento de suas habilidades. Portanto, o treinamento corporativo é um ótimo recurso para alinhar a equipe e alcançar até às metas mais difíceis.

Avaliação de desempenho

Apesar de as empresas estarem mais cientes desse panorama, há um outro fator a ser considerado quando se pensa em treinamentos corporativos: os resultados. Por exemplo, imagine tudo que é mobilizado para se realizar um treinamento:

  • Planejamento operacional
  • Logística
  • Palestrante
  • Recursos operacionais
    Material
  • Locação
  • Alimentação.

Entre outros pontos. Diante desse investimento, é perfeitamente normal a expectativa das empresas de que o processo tenha o melhor custo-benefício possível. Segundo estudo da ABTD, cerca de 77% das ações de treinamento das empresas têm avaliação de reação nas quais os alunos avaliam o curso.

 

Avaliações feitas em treinamentos corporativos.
Avaliações feitas em treinamentos corporativos. Fonte: ABTD

 

Nos moldes tradicionais, no entanto, muitos colaboradores sentem-se desmotivados quando participam de treinamentos massantes ou pouco interativos. Até você e eu ficaríamos, não é mesmo?

Mas isso não precisa ser um problema! Existem soluções mais dinâmicas para os treinamentos que garantem um bom ROI (Retorno sobre Investimento). Segundo especialistas, o ambiente está entre os motivos que mais influenciam o aproveitamento do curso, juntamente com o preparo do instrutor, o interesse dos colaboradores e os recursos materiais disponíveis.

Para o colaborador, muitas vezes, é interessante receber o curso em seu próprio ambiente de trabalho, de modo a visualizar melhor a aplicação das instruções que recebe no treinamento.

Também é preciso que a escolha do instrutor seja acertada, para trazer as melhores fontes do assunto para conversar com a equipe e motivá-la na medida certa.

Talvez você esteja se perguntando como atingir essas condições de forma satisfatória, mesmo com um orçamento mais baixo. A resposta está na tecnologia! Ela pode te ajudar a focar naquilo que realmente importa, cortar gastos desnecessários e realocá-los em soluções mais inteligentes.

Continue acompanhando o post e veja como o treinamento corporativo online é a solução que você estava procurando!

 

Autonomia de aprendizado em treinamentos corporativos online.
Autonomia de aprendizado em treinamentos corporativos online. (Arte: Diana Coelho/ Shutterstock)

 

1. O treinamento corporativo online reduz necessidades materiais

Como falamos, um treinamento presencial pode representar alguns gastos que são poupados quando se migra o ensino para plataformas online. Elimina-se esforço, tempo e despesas em relação a infraestrutura, deslocamento, material impresso e recursos para o curso presencial.

Assim, o orçamento pode ser destinado ao que realmente importa: conteúdo do treinamento, instrutor capacitado, material de qualidade e planejamento eficiente, experiência de aprendizado inovadora, análise de aproveitamento, etc.

As plataformas de ensino online ajudam o colaborador a focar a atenção na mensagem a ser passada, sem se preocupar com uma mudança de rotina ou fatores externos. Mas a otimização proporcionada pela aula online tem muitos outros benefícios além desses. Veja a seguir!

2. Potencializa o alcance do treinamento

Quanto às questões de logística, a tecnologia pode ser útil tanto para eliminar custos de deslocamento das equipes a serem treinadas quanto para ampliar o alcance do curso: empresas que contam com múltiplas filiais podem treinar os funcionários da mesma área simultaneamente, independentemente de onde estejam.

Em termos de custo-benefício, esta é uma ótima forma de um mesmo treinamento ser aproveitado pelo máximo de pessoas possível. Além de que, quando o treinamento é transmitido dessa maneira, engaja as equipes de todas as unidades da empresa em um mesmo nível de informação e espírito de produtividade.

3. Permite escalar os melhores instrutores

Utilizando-se o treinamento corporativo online, a chance de convidar instrutores renomados para trazer o melhor conteúdo a sua equipe fica ao alcance de um clique! Isso acontece principalmente porque as barreiras da distância e do deslocamento são eliminadas com a tecnologia, que aproxima pessoas de diferentes cidades e até países.

Esqueça gastos com viagem, hospedagem, tempo de estadia e outras demandas para trazer seu convidado. Os webinars, por exemplo, propiciam que o curso seja dado a distância, no momento mais conveniente ao instrutor e ao público. Há também outras possibilidades de ensino a distância que podem te interessar.

4. É reutilizável

Um curso gravado em vídeos pode ser usado diversas vezes ao ano, até surgirem informações mais atualizadas. A vida útil do treinamento corporativo online pode ser estendida por um tempo considerável, o que é particularmente interessante para capacitação de novos funcionários ou mesmo para reforçar o que os anteriores já aprenderam.

Se disponibilizado em um acervo, os colaboradores também poderão consultar o material sempre que houver alguma dúvida ou situação que demande o acesso, ou seja, o investimento feito no curso pode ter um retorno a curto e longo prazo.

5. É um ambiente completo de ensino

As atuais plataformas de EAD são sistemas completos que possuem diversas funcionalidades para a gestão completa do conteúdo online, oferecendo experiências ricas para seus usuários.

Elas são de fácil navegação, possuem design inteligente, interatividade e flexibilidade para adaptações futuras de acordo com as diferentes necessidades dos cursos e empresas.

Tudo isso torna o aprendizado mais atrativo e interessante para os colaboradores.

6. Vai motivar mais seus colaboradores

Com todo esse cenário, e com as melhores práticas de transmissão, com certeza os profissionais sairão bem mais satisfeitos da experiência de treinamento corporativo online e prontos para aplicar tudo que aprenderam!

Veja, eles tiveram a oportunidade de aprender com autoridades do assunto, de forma autônoma, flexível, passível de reconsulta e no conforto de seu local de trabalho ou residência.

Incrível, não é? Você não acha que a tecnologia é cada vez mais uma grande aliada do aprendizado? Talvez surjam algumas dúvidas sobre qual é a melhor opção de plataforma. Deixe perguntas e opiniões pra gente nos comentários, vamos adorar te ajudar!

Autor

Daniela Leite
Daniela Leite

Jornalista por formação, especialista em conteúdo, acredita no potencial da informação para transformar o mundo.

Gostou? Deixe seu comentário