Aprenda a mensurar o seu curso EAD
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Ensino a Distância

Aprenda a mensurar o seu curso EAD

Content Team Voxel Digital
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Tempo de leitura: 5 minutos

“O que não pode ser medido, não pode ser gerenciado”: essa é uma frase muito dita por grandes empresários ao redor do mundo e deveria também ser muito utilizada nas reuniões internas do seu negócio. No entanto, mensurar resultados de um curso EAD não é uma tarefa simples se comparado a outros negócios. Veja como!

Quando se trata de mensurar os resultados de um curso EAD, há valores pouco tangíveis a serem considerados. No entanto, as métricas que existem são essenciais na hora de avaliar resultados e otimizar seu plano de ensino.

A boa notícia é que, comprovadamente, as métricas, como parte de uma avaliação estratégica, têm ajudado milhares de instituições de ensino de todo o mundo a crescerem continuamente. Não é incrível? Entenda alguns fortes motivos para começar a mensurar seu curso EAD hoje mesmo! Quanto mais cedo você investir nessa estratégia, mais valor você vai poder oferecer para os seus alunos e melhor será a sua gestão.

1. Controle de gestão e crescimento

Esse motivo é básico: com a mensuração do seu EAD, você tem mais controle sobre investimentos, projeções e desenvolvimento.

2. Previsão de desempenho dos alunos

Com dados sendo coletados diariamente, fica mais fácil fazer projeções de desempenho dos alunos. Se há uma previsão que aponta para falhas, você pode agir hoje mesmo para conter esse desvio.

3. Aumento do índice de retenção dos alunos

Quando você recolhe mais dados sobre seu EAD, tem mais insights para melhorá-lo e oferecer mais ferramentas para cada aluno aprimorar seu desempenho individual. Quando o aluno está satisfeito com a experiência de ensino que tem, mais quer se engajar, participar e até recomendar seu curso aos amigos.

4. Redução de custos

Com dados precisos, você vai saber exatamente onde é mais vantajoso investir. Isso implica em menos investimentos vazios e sem retorno.

Falando em financeiro, aqui ensinamos como impulsionar as vendas de seu EAD!

KPIs são poderosos para impulsionar um curso EAD.

Se você já entendeu a importância de ter boas métricas para análise de seu curso, agora, nós vamos mostrar como você pode começar a realizar esse trabalho dentro da sua instituição. Acompanhe!

Defina os KPIs de seu curso EAD

KPI é uma sigla em inglês para Key Performance Indicator, que significa, em português, Indicadores Chave de Performance. São, como o nome já diz, pontos-chave que você dar maior foco na hora de avaliar seu curso de EAD.

O primeiro passo para uma mensuração de sucesso, portanto, começa na identificação dos KPIs. Antes de reunir dados e gerar análises, é preciso entender quais aspectos do seu e-learning são mais significativos e relevantes. Pode ser preciso analisar, por exemplo, a quantidade de tempo que o aluno passa conectado ou qual é o nível de aprovação desse usuário.

Segundo um método de avaliação em quatro níveis, de Donald L. Kirkpatrick, professor emérito da Universidade de Wisnconsin (EUA), é preciso considerar 4 aspectos do e-learning na hora de determinar KPIs:

  • Reação;
  • Aprendizado;
  • Comportamento;
  • Resultados.

O que significa cada KPI?

A reação se refere a como os participantes se sentem sobre a sua formação ou experiência com seu curso EAD. Pode ser feito, por exemplo, com pesquisas com alunos que considerem aspectos como qualidade da plataforma, currículo dos professores, expectativas com a formação e nível de satisfação.

A área de aprendizado deve ser feita durante o curso em diferentes fases, pois visa mensurar o aumento de conhecimento dos alunos. Uma KPI que pode ser listada aqui são as notas de avaliações. Você pode, inclusive, criar novas KPIs junto aos professores. Isso pode significar novas possibilidades de avaliarem os alunos no final de cada ciclo de ensino.

Já a área de comportamento se refere a como ensino influencia a formação pessoal, não só acadêmica, do aluno. Ou seja, nessa parte, entende-se qual é o comprometimento e conhecimento que o aluno e os funcionários desenvolveram a longo prazo. Para realizar essa avaliação, é preciso fazer pesquisas mais profundas.

E, finalmente, os resultados. Aqui há uma integração das KPIs anteriores, que são mais voltadas para a formação dos alunos, com os indicadores de gestão da instituição. É nessa hora que a empresa aplica aspectos econômicos e internos da própria empresa.

O ideal, portanto, é que você tenha pelo menos um indicador de qualidade dentro de cada uma dessas 4 áreas. Com esses indicadores definidos, fica mais fácil ser mais assertivo na hora de realizar sua análise, pois você vai começar com os dados certos e mais valiosos para o seu curso.

Utilize Learning Analytics

Você sabia que o Google Analytics também funciona muito bem para colher dados de seu EAD? Essa ferramenta, na verdade, é muito usada por instituições de e-learning no mundo todo e você pode também pode usá-la.

O Google Analytics pode recolher dados relevantes que você pode usar como KPIs, por exemplo:

  • O tempo que cada estudante passa logado na plataforma;
  • Quanto tempo cada um deles levou para completar uma tarefa ou visualizar uma aula;
  • Qual é o tempo médio gasto pelos usuários em cada módulo de ensino;
  • Qual o nível de engajamento dos alunos em fóruns de discussão.

E outros infinitos exemplos. O que você precisar mensurar, o Google Analytics pode ficar de olho para você.

Como você faz isso?

Basta integrar o Google Analytics com a sua plataforma. Peça para seu programador realizar a tarefa e, em alguns dias, você vai poder acessar a página da ferramenta com sua conta do Gmail e analisar os diferentes dados coletados.

Você pode, inclusive, convidar diferentes funcionários para acessar a plataforma com você e até customizar a visualização da mesma, colocando em cada coluna o que é mais importante para sua análise naquele momento.

O Google Analytics registra os hábitos de estudo dos alunos, apontando como e quando eles se engajam na aprendizagem. Mais do que entender o nível de sucesso do seu ensino, o Learning Analytics — que se refere a qualquer mensuração online de hábito de ensino — oferece insights poderosos. Essas informações ajudam a instituição não só a ter um controle de gestão, mas a apontar aos alunos a direção certa para desenvolverem certas habilidades.

Essas habilidades podem ser, por exemplo: pensamento crítico, capacidade de lidar e resolver problemas complexos, desenvolver um bom networking, e assim vai. Usar a coleta de dados de ensino é criar oportunidades de desenvolvimento para os alunos.

Além do Google Analytics, você também pode usar o TinCan, uma outra ferramenta que não só avalia os resultados já citados, mas também permite que você customize uma mensuração de dados além da plataforma de EAD.

Conclusão

Se você ainda não faz uma mensuração do seu EAD, comece agora! Aos poucos, você vai notar a grande diferença que ela faz tanto nos seus negócios quanto no futuro dos seus alunos. Hoje, as melhoras plataformas EAD oferecem relatórios e métricas que ajudam a entender mais o comportamento de seus alunos e a acompanhar todo o processo de vendas e gestão.

Você conhece outra dica importante para mensurar os resultados do seu curso? Compartilhe sua experiência e suas dúvidas conosco nos comentários!

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