Erros comuns que você deve evitar na TV Corporativa
Erros comuns que você deve evitar na TV Corporativa
Erros comuns que você deve evitar na TV Corporativa

Erros comuns que você deve evitar na TV Corporativa

Carolina Reggiani
escrito por
Carolina Reggiani
Tempo de leitura: 3 minutos

A TV Corporativa é uma ferramenta estratégica, aprenda como evitar erros comuns e ter uma boa comunicação interna

A TV Corporativa é uma ferramenta estratégica eficiente para se comunicar com os colaboradores. Ela permite veicular informações em tempo real, engajar os colaboradores, alinhar as metas da empresa e valorizar o público interno e parceiros da empresa.

Para saber mais, baixe nosso guia completo sobre TV Corporativa.

Mesmo facilitando os processos de comunicação, existem alguns cuidados que devem ser tomados ao adotar uma TV Corporativa. Neste post, listamos os erros mais comuns, que devem ser evitados, e suas soluções:

1. Não criar uma estratégia de comunicação

Foi definida a instalação da TV Corporativa.

Mas…

Quais são os objetivos estratégicos? O que a empresa deseja transmitir para seus colaboradores? Os conteúdos serão para todos os colaboradores ou segmentados a uma área específica?

Antes de adotar a TV Corporativa, a equipe de comunicação e gestão devem responder a essas perguntas. O sucesso de uma TV Corporativa depende do(s) objetivo(s) estipulados(s) para essa ferramenta.

Alguns objetivos comuns são:

  • Divulgação de comunicados internos (RH ou diretoria);
  • Informações culturais da empresa;
  • Aproximação com os colaboradores;
  • Disseminação de conteúdos educativos;
  • Comunicação de índices e metas da empresa ou setor.

Não se esqueça que a TV Corporativa pode ter diversos objetivos, ou ser específica para apenas um deles.

2. Falta de visibilidade

Não adianta colocar a TV em um quarto escuro!

Com a estratégia em mente, é necessário definir os possíveis locais de instalação das TVs.

Se o objetivo for impactar o colaborador em seu momento de descanso, é necessário estabelecer os locais com o maior fluxo nos horários de relaxamento:

  • Sala de espera
  • Lounge
  • Refeitório
  • Espaços de lazer

Se for definido que os colaboradores precisam acompanhar as informações enquanto trabalham, deve ser estabelecido um ponto que fique no campo de visão de todos os integrantes da sala.

O local deve ser compatível com os objetivos e fluxo do público-alvo!

Os especialistas da Voxel Digital realizam projetos com o melhor posicionamento para cada tela, considerando, além da visibilidade das TVs, fatores como rede elétrica e lógica de localidade.

A falta de visibilidade pode interferir na sua estratégia de TV Corporativa.(Arte: Juliana Polastri)
A falta de visibilidade pode interferir na sua estratégia de TV Corporativa. (Arte: Juliana Polastri)

3. Equipamento inadequado

Posso só instalar minha TV?

Quando pensamos em televisão, vem em mente aquela que temos em casa. Porém, a TV Corporativa se diferencia dessas telas, pois seu equipamento é profissional para Digital Signage, contando com funcionalidades especiais, como:

  • Alta resolução de imagem;
  • Tamanhos variáveis da tela, que consistem desde monitores unitários até grandes painéis digitais;
  • Bordas muito finas;
  • Maior durabilidade, podendo ficar ligados longos períodos.

Entre outras especificidades que tornam esses monitores a melhor solução para a comunicação em telas.

A iluminação do local, espaço disponível e distância do público-alvo irão definir o equipamento mais adequado, o que pode ser avaliado e recomendado pelo fornecedor de Digital Signage.

Saiba mais sobre telas profissionais para TV Corporativa

4. Não planejar o conteúdo para a TV Corporativa

Pronto, encontramos o melhor ponto de instalação, com um bom fluxo de colaboradores e o monitor adequado…. Mas, qual conteúdo será exibido?

  • É necessário escolher a linguagem, tom de voz e identidade visual dos conteúdos;
  • Definir quais formatos serão exibidos: vídeos, imagens ou fotos e templates dinâmicos.

Veja 30 ideias criativas de conteúdo para TV Corporativa

A partir da estratégia de comunicação, selecione os melhores conteúdos que serão expostos para cumprir os objetivos determinados.

5. Periodicidade inapropriada

Estou a muito tempo sem atualizar as informações?  Ou estou mudando tanto os conteúdos que os colaboradores não conseguem acompanhá-los?

É necessário definir as informações que serão transmitidas no dia, quanto tempo um tema deve ficar no ar e intercalar os conteúdos.

Assim, os colaboradores ficam atentos às novas informações, já sabendo que elas serão  atualizadas todos os dias ou duas vezes por dia, por exemplo.

Saiba tudo sobre planejamento de TVs Corporativas

Portanto, para adotar a TV Corporativa com sucesso, defina a estratégia de comunicação, planeje o conteúdo e o cronograma e conte com nossos especialistas para a escolha do ponto de instalação e seleção dos melhores equipamentos.

Já teve uma experiência com TV Corporativa? Comente abaixo!

Autor

Carolina Reggiani
Carolina Reggiani

Formada em audiovisual e especialista em marketing digital, sou apaixonada por conteúdo educativo!

Gostou? Deixe seu comentário