Por que o EAD é uma grande tendência para os cursos preparatórios?
Por que o EAD é uma grande tendência para os cursos preparatórios?
Por que o EAD é uma grande tendência para os cursos preparatórios?

Por que o EAD é uma grande tendência para os cursos preparatórios?

Daniela Leite
escrito por
Daniela Leite
Tempo de leitura: 4 minutos

Mesmo com todos os problemas que o país vem enfrentando, o cenário dos concursos públicos ainda tem se mostrado favorável no Brasil. No início do ano, um dado da Anpac (Associação Nacional de Proteção e Apoio aos Concursos) publicado no site da revista EXAME anunciou uma previsão de 85 mil novas vagas no setor público durante o ano, com salários bastante atrativos. Com isso, aumentaram as buscas por cursos preparatórios.

Ainda de acordo com a Anpac, cerca de 12 milhões de pessoas se inscrevem em concursos públicos a cada ano. A concorrência por vagas está criando a necessidade crescente de conhecimento pelos candidatos, principalmente nas áreas de Direito, Política e Militar. Os cursinhos estão atentos a essas necessidades e, considerando a demanda do público, têm todas as condições para expandir sua rede de alunos matriculados.

Para isso, basta ficarem atentos a alguns pontos cruciais, como as tendências de ensino, o que os alunos esperam de um curso preparatório e quais ferramentas potencializam o aprendizado. Acompanhe nosso post para entender esses aspectos e tornar seu curso preparatório ainda mais atrativo para novos alunos!

As necessidades do aluno que concursa

As pessoas que participam dos concursos para vagas públicas geralmente estão interessadas em estabilidade financeira, sejam eles ainda estudantes, recém-formados ou já empregados. É comum encontrarmos aqueles que esperam essa oportunidade para mudar de vida, ter um emprego seguro, maior renda e a tranquilidade que vem com essa conquista.

Na fase pré-concurso, estes candidatos costumam se dividir entre seu trabalho (ou graduação) e os estudos para o concurso, conciliando todas as atividades em uma rotina corrida e com pouco tempo livre, restando geralmente somente algumas horas noturnas para isso.

Via de regra, essas pessoas buscam materiais de qualidade e informação especializada. Muitas delas acreditam que podem aprender por conta própria, apesar de muitas vezes não saberem como se organizar e nem por onde começar. Muitos também já estão tentando há algum tempo passar em concursos, mas sem sucesso.

Esse público precisa do máximo de treino possível, por meio de simulados. Precisa também de revisão de conceitos, poder tirar dúvidas e receber instruções que as direcionem para os assuntos mais importantes, a fim de otimizar seu aprendizado.

O perfil do aluno “concurseiro” possui particularidades que dificilmente são atendidas pelos cursos presenciais, devido à inflexibilidade de sua grade diária e à necessidade de deslocamento até o local.

As maiores necessidades dos alunos são:

  • Flexibilidade de horários do curso;
  • Comodidade das aulas;
  • Autonomia para organizar os estudos;
  • Adaptação para sua rotina;
  • Direcionamento e planos de estudos que os ajudem a focar no objetivo de ser aprovado e conquistar a vaga.

 

Cursos preparatórios online
A experiência completa de um curso preparatório online. (Arte: Diana Coelho/ Shutterstock)

Como melhor atender o público de seu curso preparatório

Os cursos preparatórios online figuram entre as tendências de ensino da atualidade, por serem produzidos em plataformas com inúmeros recursos que otimizam o aprendizado e atendem a diferentes públicos.

Além de facilitar a vida de quem concilia o estudo com muitas tarefas, as plataformas de EAD têm diversas vantagens que fazem este tipo de ensino ser a tendência para esse nicho.

A tecnologia das videoaulas permite a gravação deste material para que ele seja disponibilizado para o acesso a qualquer momento pelo aluno. Assim, vale a pena reforçar que ele poderá:

  • Assistir ao conteúdo no momento mais conveniente em seu dia;
  • Fazer maratonas de estudos quando desejar, algo muito comum para quem tem o hábito de estudar mais aos finais de semana;
  • Acompanhar aulas pelo celular, tablet ou notebook em momentos separados ao longo do dia, como almoço, transporte, intervalos, etc;
  • Assistir à aula na comodidade de sua casa;
  • Economizar tempo e dinheiro ao não precisar se deslocar para o local do curso;
  • Revisar conteúdos sempre que achar necessário, geralmente, algumas vezes por mês, dependendo da instituição.

Essa dinâmica é bastante proveitosa para todo tipo de pessoa, basta alguma organização e disciplina para ela cumprir o mínimo de estudo por semana. Deve ser explicado ao aluno que a carga horária é a mesma que a presencial, e para ajudá-lo, pode ser disponibilizado um cronograma para manter o foco.

As funcionalidades extras dos cursos preparatórios a distância

Além das vantagens para a transmissão da aula, há outras facilidades proporcionadas pela tecnologia do EAD que agradam os alunos:

  • Compartilhamento de material online: no momento da aula, é possível enviar material didático, links, vídeos, listas de atividades, simulados para a classe. Também criar chats de discussão, pequenos quizzes e outras formas de interação. Isso aproxima alunos e instrutores e amplia a experiência de aprendizado.
  • Monitorar aprendizado do aluno: o progresso é monitorado, pois há ferramentas que permitem verificar se os exercícios foram realizados pelo aluno; a frequência com que acessa a plataforma; se participa das discussões e até se está prestando atenção nas transmissões ao vivo. Tudo isso funciona como um incentivo a sua assiduidade, algo muito importante para o objetivo de se preparar.
  • Tirar dúvidas em tempo real: é importante deixar claro que o aluno poderá tirar todas as dúvidas com um profissional online quando necessário. Não só por e-mail ou chat, mas também por transmissões ao vivo que derrubam o mito de que a interação é menor em cursos online.
  • Realizar aulas extras para correção de simulados: o aluno de cursos preparatórios valoriza muito o feedback de simulados que realiza. Assim, é muito importante não só disponibilizar a prova como corrigí-la ao vivo para atender aos questionamentos da classe.
  • Customizar o aprendizado: é importante ouvir as necessidades de seu público e oferecer conteúdos customizáveis, que atendam a diferentes demandas. Por exemplo, disponibilize versões de avaliação do curso para uma pessoa interessada e ofereça planos que a atendam. Pode ser possível a escolha de módulos específicos ou mesmo reforço em áreas mais difíceis.

Oferecer a modalidade online com esses recursos é a chave para ampliar sua rede de alunos. Eles vão enxergar as vantagens de se matricularem em cursos preparatórios que se encaixem em seu dia a dia. Concorda que essa é uma grande tendência para o ensino? Comente sua opinião!

 

 

Autor

Daniela Leite
Daniela Leite

Jornalista por formação, especialista em conteúdo, acredita no potencial da informação para transformar o mundo.

Gostou? Deixe seu comentário