Como usar tecnologia para maior interação no curso EAD
Como usar tecnologia para maior interação no curso EAD
Como usar tecnologia para maior interação no curso EAD
Cursos Online

Como usar tecnologia para maior interação no curso EAD

Content Team Voxel Digital
escrito por
Content Team Voxel Digital
Tempo de leitura: 3 minutos

Os resultados de um curso EAD podem ser ótimos quando se tem todos os recursos necessários para promover uma boa interação entre alunos e professores e permitir uma relação mais próspera entre ambas as partes, com o uso de ferramentas que estimulam e aumentam a produtividade no curso.

A tecnologia permite que os alunos acessem tudo o que precisam, tenham uma experiência ampliada e o mais próxima possível da vivência real em sala de aula e, inclusive, ela fomenta a proatividade, instigando o senso investigativo e de pesquisa do próprio aluno e incluindo-o em atividades essenciais e enriquecedoras para o aprendizado. Veja a seguir como o bom uso dos recursos tecnológicos pode ampliar a interação nos cursos EAD.

Chats

É um canal importante para otimizar tempo dos alunos com a parte burocrática e melhorar o relacionamento com a instituição. Um chat para os estudantes, funcionando como salas de bate-papo entre alunos e até professores, agilizam bastante a comunicação e a troca de ideias e trazem dinamismo ao ensino, ajudando, inclusive, a integrar turmas (o que é mais difícil em cursos EADs, onde os alunos não interagem muito presencialmente).

Videoconferências

De todas as ferramentas disponíveis para interação digital, o vídeo é uma das mais ricas. Ele proporciona uma experiência bem realística e pode enriquecer o currículo ao permitir, por exemplo, assistir a uma palestra à distância. Ou seja, ele traz mais informação e oportunidades aos alunos.

Videoconferências colocam você em contato com professores, alunos e especialistas, unindo grupos e diminuindo distâncias para o ensino. Essa quebra de fronteiras tira os limites para a educação acontecer e experiências serem compartilhadas e absorvidas por outros integrantes do curso, aumentando a participação de todos e estendendo oportunidades. Além disso, permitem perguntas e respostas em tempo real, ajudando a tirar dúvidas sobre os conteúdos.

Videoaulas

Diferente das videoconferências, elas podem ser gravadas e colocadas à disposição dos alunos para download em um link específico ou em um ambiente de aprendizagem virtual (muito utilizado no caso de EADs).

As videoaulas são ótimas ferramentas para proporcionar um conteúdo diferenciado, ao invés de somente material escrito, aulas em PDF ou apresentações de Power Point, por exemplo. Com foco em vídeo, o aluno pode ter uma experiência mais aprofundada onde quer que esteja.

Um dos maiores incentivos para fazer uso delas é que, ao contrário de aulas presenciais, o aluno pode ter mais tempo para fazer suas próprias anotações, pausando ou voltando o vídeo quando necessário, usando melhor o seu tempo para aprender mais e estudando em seu próprio ritmo. Além disso, vendo o professor explicar ou gesticular pode ser mais fácil assimilar visualmente os exemplos ou memorizar melhor o assunto tratado, simulando mais uma aula mesmo do que um momento de estudo individual.

Fórum de discussão ou dúvidas

Os fóruns podem ser disponibilizados como complemento às videoaulas, para os alunos postarem dúvidas, pedirem esclarecimentos, colocarem comentários e coisas do tipo. Em aulas presenciais, o aluno tem espaço para interromper e questionar no momento em que surge a dúvida, mas na videoaula é diferente e o fórum pode ser uma boa alternativa para obter uma resposta mais direcionada e detalhada do professor, que terá mais tempo para dedicar-se a ela e elaborá-la.

Novamente, e aqui mais especificamente ainda, o fórum ajuda a promover integração das turmas e facilita o compartilhamento de opiniões e experiências, a troca de informações e a maior abertura para promoção do conhecimento, permitindo discussões e debates proveitosos sobre os temas estudados. Também estimula o senso crítico nos alunos e os ajuda a produzir mais, enxergando outras perspectivas, investigando, questionando e aprendendo com o outro.

Aulas transmitidas pela web

Todas essas ferramentas podem se unir num ambiente só, ampliando os recursos até mesmo para o acesso às bibliotecas virtuais, restando para o presencial somente o que é estritamente necessário, como as avaliações, por exemplo.

Se a instituição conta com uma boa plataforma e um bom suporte digital, consegue oferecer um ambiente on-line totalmente facilitador para o aprendizado do aluno, unindo diversos recursos como os mencionados acima, os quais ele deve aproveitar ao máximo para enriquecer sua experiência como estudante.

Já sabia tudo o que a tecnologia pode proporcionar para seus cursos EAD? Ainda tem dúvidas sobre essas possibilidades? Deixe um comentário e conte para nós!

Autor

Content Team Voxel Digital
Content Team Voxel Digital

Gostou? Deixe seu comentário