As melhores aplicações da Mídia Indoor em negócios
As melhores aplicações da Mídia Indoor em negócios
As melhores aplicações da Mídia Indoor em negócios

As melhores aplicações da Mídia Indoor em negócios

Carolina Reggiani
escrito por
Carolina Reggiani
Tempo de leitura: 5 minutos

A tecnologia de Digital Signage na midia indoor e sua aplicação em segmentos de negócios

A mídia indoor digital é uma estratégia para marcas que querem se destacar no mercado. A tecnologia de Digital Signage transformou a comunicação que antes era feita por meio dos murais informativos ou pôsteres, gerando possibilidades de conteúdos audiovisuais dinâmicos e atuais. Também é um diferencial competitivo para a marca se destacar fora do universo de anúncios digitais nas redes sociais e nos mecanismos de busca.

Neste artigo você verá aplicações práticas desse tipo de mídia para segmentos de saúde, turismo, varejo e financeiro.

Mas antes…

Como funciona a mídia indoor?

As telas da mídia indoor são instaladas em ambientes de grande visibilidade e circulação. Os conteúdos são gerenciados por um software em que o usuário controla a ordem, frequência e tempo de cada um. A automação do processo facilita a gestão de conteúdos que podem ser dos seguintes grandes temas:

  • Publicitário;
  • Informativo;
  • Institucional;
  • Entretenimento.

A segmentação por público-alvo é uma possibilidade a partir da criação de playlists de cada canal. Por exemplo, o conteúdo transmitido para um cliente não é o mesmo transmitido para um colaborador; mas também permite que todos os colaboradores da rede tenham acesso ao mesmo conteúdo em tempo real.

Entenda o que é, como funciona e as vantagens da mídia indoor aqui!

Aplicações práticas de mídia indoor

Dada essa introdução, vamos para exemplos funcionais da mídia indoor. Lembrando que as telas podem ter diversos formatos e configurações, o que proporciona inúmeras possibilidades de uso.

Hospital

Os hospitais comportam os funcionários, pacientes e visitantes que somam centenas ou milhares de pessoas em um único dia.

Mapa

Grandes hospitais são muitas vezes labirintos para pacientes e visitantes. “Onde está a radiografia?”, “Qual o andar da internação?” são perguntas diárias na recepção e nos corredores. Telas que disponibilizem direções e mapas interativos facilitam a circulação pelo hospital.

Comunicar regras

Regras de segurança e de higiene na saúde nem sempre são conhecidas pelos visitantes e pacientes, mas podem salvar vidas. Uma informação bem colocada pode evitar um acidente ou a transmissão de doenças.

Sala de espera

A espera do paciente e visitante pode ser penosa. Conteúdos institucionais e informativos atualizados – como as notícias do dia – ajudam a passar o tempo. Conteúdos leves com a temática de entretenimento também pode servir como passatempo. Além de também poder veicular senhas de atendimento junto a outras informações.

Colaboradores

Os murais de acompanhamento dos pacientes fornecem aos profissionais da saúde uma visualização do status sempre atualizado de cada paciente dentro das salas. Escalas, avisos organizacionais e comunicados de eventos também informam os colaboradores que acabam não acessando e-mails ou outros meios de comunicação.

Banco

As redes de banco contam com agências espalhadas por todo o Brasil. A rotatividade de clientes dentro dessas agências é alta e um bom uso de pontos de mídia pode agregar valor à marca, impulsionar as vendas e instruir os clientes.

Informações obrigatórias

Instituições financeiras devem disponibilizar informações para consulta pública segundo as normas do Banco Central (BACEN). Essas informações podem ser digitalizadas e disponibilizadas em um display de informações úteis, um tipo de mídia indoor que tem a função de disponibilizar todo o tarifário do banco, e essas informações são transmitidas e atualizadas com o uso da tecnologia de Digital Signage.

Conteúdos publicitários e informativos

Que tal apresentar as vantagens do novo produto do banco ou uma promoção enquanto o cliente está na fila do caixa eletrônico? A mídia indoor auxilia no marketing institucional e mantém a consistência da comunicação em toda a rede de agências. A tecnologia garante uma fácil atualização de conteúdos instantaneamente em todos os pontos, e deixa o cliente muito mais satisfeito com a experiência nas agências.

Colaboradores

A dispersão das agências não é um problema na comunicação interna quando a os funcionários contam com TVs Corporativas. A atualização dos informes, avisos e treinamentos é imediata e para todos. Essa comunicação próxima pode evitar crises de imagem por conta da desinformação de colaboradores.

Confira aqui 9 benefícios de TVs Corporativas para Bancos!

Gestão à vista

Dentro das centrais de administração do banco podem ser instalados murais digitais que exibem metas, cotações e desempenho de toda a rede atualizados em tempo real. Facilita o gerenciamento das agências com a fácil visualização das informações.

A mídia indoor é dinâmica, atualizada, segmentada e inspira a interação espontânea. (Arte: Juliana Polastri)
A mídia indoor é dinâmica, atualizada, segmentada e inspira a interação espontânea. (Arte: Juliana Polastri)

Shopping

Display de corredor

O display de corredor ou de coluna oferece aos lojistas a possibilidade de anunciar suas marcas. Essa estratégia atrai os visitantes do shopping para dentro da loja. Ao mesmo tempo, a comunicação de informações e entretenimento por parte da administração do shopping se torna mais atraente.

Vitrine digital

A vitrine digital pode simular manequins ou se integrar às vitrines físicas, como backgrounds, chamando a atenção, modernizando o estabelecimento e instigando a compra. Os displays também podem ser localizados em pontos estratégicos da loja, ofertando produtos e sugerindo combinações de compra.

Veja como gerar resultados com sua vitrine digital!

Cardápio digital

O cardápio digital pode se transformar em um cartão de visitas para um restaurante. Informações complementares – como ingredientes, valor nutricional e fotos – são apresentados de maneira mais atrativa e inovadora ao consumidor, no formato digital e dinâmico.

Saiba mais sobre tecnologia para comunicação em food services!

Aeroporto e rodoviária

Mural digital

O status dos vôos e ônibus devem estar sempre à vista do viajante e acompanhantes. Para compor grandes murais digitais, as telas de Digital Signage são dispostas por meio de hardwares sem borda, LFD, criando um grande telão com a qualidade digital.

Orientação de viagens

Objetos proibidos, caminhos para integrações, portões e plataformas de embarque e desembarque – tantas dúvidas no momento da viagem. Telas estrategicamente posicionadas auxiliam a circulação por esses ambientes.

Entretenimento

Viagens e esperas longas podem ser incômodas ao consumidor. Conteúdos auxiliam na passagem do tempo e podem converter a audiência em clientes para as marcas anunciadas.

Hotel

O nicho da hotelaria é competitivo e necessita de inovação constante para se destacar de seus concorrentes, trabalhando especialmente com a experiência do cliente e seu bem-estar.

Informações atualizadas

Entretenimento, notícias, branding, publicidade e alertas locais são conteúdos que podem ser transmitidos na recepção dos hotéis. O consumidor não está em sua rotina no momento de viagens. A entrega de informações úteis de maneira fácil agregam valor à rede de hotel como um todo.

Check-in automático

O check-in automático pode ser uma opção para os clientes que estão com pressa. O display interativo de autoatendimento possibilita ao hóspede inserir suas informações em segundos, evitando a fila da recepção. Quando não estiver sendo utilizada, a tela volta para a sua playlist de conteúdos.

Mensagens personalizadas

Uma mensagem de boas-vindas com o nome do hóspede no quarto é um diferencial. Anúncios personalizados segundo os dados do cliente e até mesmo um menu digital para solicitar serviços de quarto são possibilidades com a mídia indoor.

Serviço de concierge

Mapas e informações da cidade podem ser disponibilizados ao cliente por meio de um display digital interativo. Permitindo ao viajante entender o funcionamento do transporte da cidade e os pontos turísticos ou de trabalho que precisem encontrar.

Conclusão

As mídias indoor tem inúmeras aplicações em diferentes segmentos de mercado. É uma estratégia para agregar valor à marca e melhorar a experiência do cliente onde ele estiver.

Tem interesse em uma solução completa para o seu negócio?

Conheça a Voxel Digital e fale com um de nossos consultores!

Autor

Carolina Reggiani
Carolina Reggiani

Formada em audiovisual e especialista em marketing digital, sou apaixonada por conteúdo educativo!

Gostou? Deixe seu comentário