FAQ: Respondemos as 5 dúvidas mais comuns sobre Digital Signage
FAQ: Respondemos as 5 dúvidas mais comuns sobre Digital Signage
FAQ: Respondemos as 5 dúvidas mais comuns sobre Digital Signage

FAQ: Respondemos as 5 dúvidas mais comuns sobre Digital Signage

Daniela Leite
escrito por
Daniela Leite
Tempo de leitura: 4 minutos

Quando se trata de Digital Signage, quais são suas dúvidas? Fizemos um rápido FAQ para desmitificar a ideia de que esse sistema é complexo demais. Confira!

Você provavelmente já viu, foi influenciado ou informado por Digital Signage. As telas estão praticamente em todos os locais que frequentamos em nossa rotina, sejam locais de consumo, serviços ou mesmo só de passagem. Mas nem todos fazem ideia do que é Digital Signage e dos processos que permitem que essa tecnologia alcance milhares de pessoas.

 1. O que é Digital Signage?

Resumidamente, o Digital Signage (também chamado de Sinalização Digital) é uma forma otimizada e atrativa de transmitir mensagens e vídeos por meio de telas digitais, com diversas finalidades. Sua tecnologia permite ações de segmentação de público (targeting), interatividade e novas experiências ao consumidor. As telas são gerenciadas remotamente, obedecendo a playlists de conteúdo, que determinam a frequência e duração de cada mensagem.

Preparamos um post falando exclusivamente sobre a definição e aplicações da Sinalização Digital.

Targeting
As telas de Digital Signage podem contar com diversas aplicações. Um exemplo é o sistema de targeting: reconhecimento de gênero e idade para oferecer conteúdos personalizados. (Imagem: Shutterstock)

 

2. Onde e com qual propósito posso usar Digital Signage?

A resposta é: em qualquer ambiente! A verdade é que essa tecnologia é tão versátil que pode se aplicar a diversos objetivos e negócios. Abaixo listamos alguns exemplos de seus usos:

  • Locais públicos: seja em ruas, avenidas, estações de metrô, pontos de ônibus, os pontos de circulação são ótimos para a instalação de telas informativas ou publicitárias. Elas podem transmitir informações de utilidade pública, anunciar produtos, servir ao branding e à interação com o público por meio de mensagens rápidas e instigantes.
  • Comércios e restaurantes: talvez estes sejam os locais onde mais comumente encontramos as telas de Digital Signage anunciando produtos, promoções, combos, preços e ofertas. Sua finalidade é direcionar a compra, exibir as opções e dar sugestões de consumo, além de reforçar o branding e educar o consumidor.
  • Locais de espera: nesses locais, são interessantes telas que informem, entretenham e reduzam a sensação de aguardo. São comuns em locais de atendimento médico, bancos, aeroportos e restaurantes. Podem anunciar também informações úteis à dinâmica de atendimento, como a chamada por senhas, dicas de autoatendimento e assim em diante.
  • TV Corporativa de empresas: muito útil como ferramenta de comunicação interna, a Sinalização Digital pode ser instalada em diversos ambientes onde os colaboradores circulam, para mantê-los informados e engajados. Por exemplo, pode transmitir avisos do RH e dos gestores, dicas de segurança, dashboards de gestão à vista, indicadores financeiros e uma seleção de notícias provenientes de portais jornalísticos.

De modo geral, podemos considerar o Digital Signage como ferramenta de branding, vendas, comunicação interna, ambientação, influência, utilidade pública e otimização da experiência do consumidor.

Temos esse post em que você pode ver mais detalhes sobre cada ponto em que podemos usar Digital Signage.

3. O que é preciso para começar a usar Digital Signage?

Bom, talvez essa resposta possa ser resumida a: “foque no conteúdo e deixe o resto com nossos experts em tecnologia”! A verdade é que há muito que uma empresa especializada em Sinalização Digital pode fazer por você. Não há uma resposta pronta, pois cada ambiente necessita de um projeto personalizado.

A regra básica é: para um projeto mínimo de Digital Signage, será necessária a instalação de uma ou mais telas com as medidas apropriadas ao local, um notebook com uma licença de software de gerenciamento de conteúdo, conexão com a internet e o conteúdo a ser veiculado.

A Voxel Digital, por exemplo, oferece o projeto de Digital Signage completo: desde o planejamento (de acordo com os objetivos em questão e área disponível) até a instalação, hardware (telas), software (programa para o gerenciamento de conteúdo), manutenção e suporte técnico.

4. Qual é o custo de um projeto de Digital Signage?

Isso é variável. O investimento dependerá de alguns fatores a depender das demandas do projeto, mas, de modo geral, é preciso considerar:

  • A quantidade de telas a serem instaladas;
  • As dimensões da tela (há a possibilidade de serem video walls, que funcionam com a união de várias telas, ou “stand alone”, que consiste em um único monitor). Pode variar também a qualidade do hardware, entre telas de LCD, LED ou plasma, e a resolução de imagem, como HD, Full HD e 4k;
  • A complexidade da ambientação necessária, que determina a forma de instalação das telas a fim de que elas se encaixem perfeitamente no ambiente;
  • A demanda por aplicações extras, por exemplo, função touch; software para transmissões ao vivo ou dispositivo de reconhecimento facial; ligados à experiência do consumidor.

Essas são algumas das variáveis a serem consideradas, entre outras considerações mais técnicas. Nossos consultores estão à disposição para esclarecer qualquer dúvida!

5. Quais formatos de conteúdo podem passar no display?

Os sistemas de Digital Signage costumam aceitar diversos formatos de mídia (imagens e vídeos) e codecs. Além dessas possibilidades, é possível também rodar templates em HTML. Os templates são os elementos gráficos que, integrados a portais externos (como agências de notícias e redes sociais), exibem conteúdos dinâmicos e atualizados com uma frequência pré-determinada.

Tudo isso permite amplas formas de se comunicar com seu público e criar mensagens totalmente personalizadas. Todos os conteúdos podem ser gerenciados, agendados e monitorados remotamente, através de um player e conexão com a internet.

Extra: Por que eu deveria utilizar Digital Signage em meu negócio?

Bom, se você deseja uma forma de se comunicar efetivamente com seu público, esse é o melhor caminho. É um sistema extremamente dinâmico, atrativo e ao qual as pessoas reagem de forma muito positiva! Além de influenciar diretamente o comportamento do consumidor, é fácil de ser gerenciado. Não há limites para a grade de conteúdos e a tecnologia é escalável para grandes negócios.

Se você se interessa por essa solução, conheça nossa plataforma de Digital Signage! Respondemos a sua pergunta? Caso contrário, deixe nos comentários, vamos adorar ajudar!

Autor

Daniela Leite
Daniela Leite

Jornalista por formação, especialista em conteúdo, acredita no potencial da informação para transformar o mundo.

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