4 dicas rápidas para criar um curso online de sucesso
4 dicas rápidas para criar um curso online de sucesso
4 dicas rápidas para criar um curso online de sucesso
Cursos Online

4 dicas rápidas para criar um curso online de sucesso

Content Team Voxel Digital
escrito por
Content Team Voxel Digital
Tempo de leitura: 3 minutos

A aprendizagem na era da internet é um verdadeiro mar de opções, ganhando força e se expandindo cada vez mais no mundo inteiro. Se você pretende criar um curso online, saiba que este mercado está em franca expansão e pode ser uma boa oportunidade para quem quer montar um grande negócio.

Para que o curso ganhe reconhecimento e adesão rápida, é preciso mais do que divulgação e geração de conteúdo. O investimento certo une bom planejamento, que permite que o curso seja desenvolvido com agilidade sem gastar muito dinheiro. Saiba neste artigo o segredo de criar um curso online em pouco tempo, e ainda sem gastar quase nada para isso!

Explore o potencial dos cursos EAD

Hoje em dia, os alunos de ensino à distância fazem uso de diversas ferramentas para pesquisar seu conteúdo. Seja através de wikis, blogs ou redes sociais, a aprendizagem se dá por meio do cruzamento de informações disponíveis na rede. Por isso, a criação do curso deve acompanhar o ritmo dos alunos e buscar adiantar-se a toda interatividade.

Mesmo com tanto conteúdo disponível, nem sempre é fácil encontrar fontes seguras e confiáveis dentro da web. Na briga pela produção de material relevante, criar um curso EAD exige que a tecnologia seja utilizada a favor do conteúdo, tornando-a mais acessível aos estudantes. Caso contrário, se o curso desenvolvido não envolver seu público, então pode se perder dentro da gama de possibilidades encontradas na internet. Como resolver essa questão?

Procure uma infra-estrutura compatível com a demanda e o tema das aulas

Para criar um curso online, você deve optar pelo formato em que ele será apresentado. Dentre os modelos mais procurados, estão aqueles com apresentações ao vivo pelo computador, também através de videoaulas ou podcasts. A escolha do formato não exclui a possibilidade de uso de outras ferramentas, porém elas devem ser utilizadas de modo complementar. Os vídeos e as aulas diante das câmeras tornam a dinâmica mais interessante, despertando maior curiosidade dos alunos.

Uma vez escolhido o formato, vá atrás da infra-estrutura básica para que possam ser desenvolvidas as aulas. Lembre-se que o orçamento disponível irá definir o perfil do curso, por isso tenha em mente um plano real e compatível com sua condição financeira.

Utilize um sistema de gestão de aprendizagem

É natural que no primeiro momento haja uma sobrecarga criada pelo pouco tempo para desenvolver conteúdo e o investimento que está se fazendo. Por isso, é muito importante ter uma plataforma que organize e crie uma hierarquia e apresentação para todo o conteúdo. Através do sistema de gestão de aprendizagem (LMS, a sigla vem do termo em inglês, Learning Management System) é possível trabalhar com a criação de conteúdo conectando recursos personalizados, e-commerce, gamification, revistas online, apresentações e fóruns e comunidades de redes sociais.

Ainda que os arquivos periféricos se encontrem fora do LMS, eles funcionam de modo integrado dentro do sistema, que ainda consegue avaliar o desenvolvimento do aluno e gerar análise de resultados.

Otimize o tempo

Com um sistema de gestão de aprendizagem, você poderá integrar outros recursos como vídeos, pdfs, power points e exames, tornando a aula mais dinâmica e aumentando os recursos para atrair os alunos. Com esta organização, o tempo para procura de conteúdo, desenvolvimento de exames e avaliações ficará ampliado, e tudo isso a um custo muito reduzido. A alternativa leva a melhora da qualidade no ensino à distância, podendo lançar mão de recursos para alavancar o seu curso online.

Está a procura de uma boa plataforma para desenvolver o seu curso online? Entre em contato conosco ou deixe abaixo o seu comentário!

 

Autor

Content Team Voxel Digital
Content Team Voxel Digital

Gostou? Deixe seu comentário