3 maneiras de inovar seu ensino a distância
3 maneiras de inovar seu ensino a distância
3 maneiras de inovar seu ensino a distância
Ensino a Distância

3 maneiras de inovar seu ensino a distância

Content Team Voxel Digital
escrito por
Content Team Voxel Digital
Tempo de leitura: 3 minutos

A educação à distância é uma realidade que está modificando as relações entre professores, alunos e instituições de ensino. Nesse novo arranjo, a construção do conhecimento adquire um novo tempo e utiliza a tecnologia não somente como ilustração, mas como meio de desenvolvimento. Mas como inovar seu ensino à distância? Como promover tais mudanças diante de tantas novidades?

A história do EAD

A educação a distância foi regulamentada em 1996 no Brasil pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB), e, nessa época, estava quase restrita às graduações em Pedagogia. Em 2005, o Ministério da Educação criou a Universidade Aberta do Brasil para estimular a pesquisa do uso das tecnologias na educação, colaborar com a formação dos educadores que atuam nas escolas de ensino básico e descentralizar a oferta de cursos de graduação em cidades de baixo poder aquisitivo e distantes dos grandes centros urbanos. A oferta desses cursos é acompanhada pela construção de polos onde há a presença de tutores e a existência de infraestrutura adequada.

Atualmente, há basicamente dois modelos de EAD: Teleaula e o Web. No primeiro, o professor leciona por meio de videoconferência, algumas vezes por semana, e um monitor local assessora a aula e as discussões em sala, o acompanhamento é feito pela rede. No modelo web, todas as atividades são desenvolvidas à distância, em plataformas on-line.

Com o tempo, novos modelos, formatos e ferramentas tecnológicas surgiram para moldar o EAD e contribuir para uma experiência cada vez mais completa para os alunos, professores e produtores de conteúdo. Com tanta novidade, é preciso manter-se atualizado para dar destaque ao seu curso EAD e estar sempre à frente da concorrência. Confira agora 3 maneiras de inovar seu ensino à distância e melhore seus resultados!

Dinâmica dos games

Uma das maneiras de promover essa inovação é através da gameficação. Esse conceito expressa uma maneira de utilizar no ensino recursos dos videogames, tais como pontuação, fases, avatares, entre outros para aumentar a interação dos alunos com o conteúdo. Mas esse conceito não significa criar um jogo para cada conteúdo: um exemplo dessa nova prática é o Geeki Games, que nada mais é do que um simulado do Enem onde o aluno é estimulado pela criação de desafios, entre outros recursos.

Nearpod

O uso de celulares pode ganhar um outro sentido na educação a distância pela adoção do Nearpod, um aplicativo que permite aos professores criarem aulas multimidiáticas (texto, imagens, áudios, vídeos, questionários, enquetes, etc.) que serão partilhadas com os alunos. Esse aplicativo permite também gerenciar a participação dos alunos nas atividades, assim como os resultados obtidos nas atividades propostas.

Outra possibilidade oferecida é comprar apresentações já prontas que estão à venda na loja virtual da empresa.

Facebook

O Facebook pode ser utilizado para dinamizar as relações pedagógicas. Um ponto favorável da sua adoção é a gratuidade e popularidade, além de seu imenso poder de interação e engajamento. Por causa dessa característica, as atividades podem ser comentadas e compartilhadas por todos os participantes. Outro destaque é a possibilidade do professor tirar as dúvidas dos alunos, seja através de mensagens inbox ou pelos comentários gerais. O uso do Facebook pode também aumentar a conexão entre o professor e os alunos e criar um sentimento de coletividade e proximidade na turma como um todo.

Como você avalia o uso da EAD? Conhece outra dica para inovar o ensino a distância na sua instituição? Conte para a gente!

Autor

Content Team Voxel Digital
Content Team Voxel Digital

Gostou? Deixe seu comentário