O que vídeos de Digital Signage precisam ter para serem impactantes
O que vídeos de Digital Signage precisam ter para serem impactantes
O que vídeos de Digital Signage precisam ter para serem impactantes

O que vídeos de Digital Signage precisam ter para serem impactantes

Ana Silva
escrito por
Ana Silva
Tempo de leitura: 3 minutos

Entenda quais são os elementos que podem tornar o seu conteúdo em vídeo mais chamativo

Todos os dias, somos expostos a um grande volume de conteúdo digital. Entre tantos temas, publicações e transmissões, ao final só lembramos daquelas informações que mexeram com as nossas emoções ou que nos impactaram de alguma forma.

Um dos formatos de conteúdo que mais vemos são os vídeos, que não só chamam a atenção, mas também passam a mensagem de forma rápida e direta. Eles estão presentes nas redes sociais, campanhas de marketing digital e em diferentes pontos de mídias: displays localizados estações de metrô e ônibus, instituições bancárias e empresas.

Segundo uma pesquisa realizada pela Intel Corporation, a audiência passa 50% mais tempo observando painéis digitais interativos, do que painéis estáticos. Então como o conteúdo em vídeo digital deve ser trabalhado para gerar ainda mais impacto no público?

Conteúdo adequado

Existem vários tipos de vídeos que podem ser utilizados em telas de Digital Signage. As técnicas mais comuns são animações (2D e 3D), motion graphics e captação, com um viés mais publicitário.

Cada vídeo atinge diferentes audiências, por meio do desenvolvimento seus elementos visuais e narrativas. Mas, para impactar, é necessário ter claro qual é a sua mensagem e o seu público receptor.

Com um roteiro bem elaborado e público-alvo definido, as chances do seu vídeo ser lembrado e criar empatia são altas, pois quanto mais você conhece quem é o seu público, maiores são as chances de atingí-lo.

Uma imagem vale mais que mil palavras

Diferentemente da produção de um texto, quando se elabora o conteúdo para um vídeo, é necessário pensar de forma visual, traduzindo em imagens o que está no roteiro. Em vez de inserir muito texto, vale apostar em imagens chamativas: pessoas sorrindo ou olhando diretamente para o público, ícones e gráficos.

Além de imagens que possam impactar, as cores usadas no vídeo também ser previamente definidas. Segundo a Psicologia das Cores, que estuda a ação das cores nas nossas emoções e sentidos, o vermelho, amarelo e laranja chamam atenção, enquanto azul transmite segurança e verde, tranquilidade.

Impacte seu público com vídeos de alta qualidade! (Arte: Juliana Polastri/ Cristina Corat)
Impacte seu público com vídeos de alta qualidade! (Arte: Juliana Polastri/ Cristina Corat)

Os conteúdos produzidos para Digital Signage, em sua grande maioria, são rápidos. Os vídeos têm duração de 30 a 60 segundos, com uso de lettering (texto) e imagens – captação, ilustrações ou fotos.

Para impactar em tão pouco tempo é necessário pensar no ritmo do vídeo. Um vídeo muito devagar pode não prender a atenção do público. Já um vídeo muito rápido pode atrapalhar a compreensão da mensagem.

Pense no tempo de leitura das informações e em destacar o conteúdo que deve ser mais valorizado. Vale mais ter uma única informação bem transmitida, do que muitas informações que não serão absorvidas.

Dinamismo

Por sua curta duração, os vídeos para Digital Signage devem ser dinâmicos, para serem mais impactantes. Um dos recursos mais usados para tornar a narrativa mais natural são transições de cena, principalmente, em vídeos de motion graphics.

Transições com shapes, máscaras, movimentos de câmera, zoom in e out, deixam o conteúdo mais atrativo.

As emendas, além de contribuírem com o dinamismo do vídeo, também o tornam mais fluido, criando uma unidade entre as cenas. Sem as transições e emendas, o vídeo ficaria com muitas quebras evidentes, dificultando a entendimento do receptor.

A Voxel Digital conta com uma equipe de criação especializada em produção de conteúdo audiovisual para Digital Signage. Compartilhe conosco quais são os elementos que você acredita que tornam um vídeo impactante.

Produção de vídeos pela Voxel Digital.
Produção de vídeos pela Voxel Digital.

Autor

Ana Silva
Ana Silva

Jornalista especialista em produção de conteúdo audiovisual, apaixonada por comunicação e vídeo

Gostou? Deixe seu comentário