Transmissão ao vivo: como a tecnologia pode ajudar o seu evento
Transmissão ao vivo: como a tecnologia pode ajudar o seu evento
Transmissão ao vivo: como a tecnologia pode ajudar o seu evento
Transmissão ao vivo

Transmissão ao vivo: como a tecnologia pode ajudar o seu evento

Ana Silva
escrito por
Ana Silva
Tempo de leitura: 3 minutos

Veja quais soluções tecnológicas foram agregadas ao setor

A pandemia de 2020 impactou diferentes setores e, em especial, o de eventos corporativos. Segundo um levantamento realizado pelo Sebrae, em abril deste ano, 98% das empresas que atuam na área tiveram que pausar suas atividades temporariamente, por conta do isolamento social.
Congressos, feiras e exposições ficaram meses sem poder ser realizados e estão sendo retomados aos poucos, porém de forma diferente. Ainda de acordo com a pesquisa do Sebrae, 15,5% das empresas adotaram o uso de novas tecnologias, para trabalharem no novo cenário.
Hoje, a transmissão ao vivo, somada a outras soluções tecnológicas, mais do que nunca, ganharam espaço e garante que o setor de eventos não fique parado. Confira abaixo uma lista que fizemos com algumas soluções utilizadas atualmente, para a transmissão ao vivo de um evento, que podem ser incorporadas ao seu próximo projeto.

Plataforma restrita a participantes

Pensando no controle do público e na confidencialidade das informações, muitos eventos são transmitidos por uma plataforma privada, que exige um cadastro ou convite para ser utilizada. Quando aberto, o pré-cadastro permite coletar dados das pessoas que irão participar do evento. Também é possível monetizar o acesso, vinculado o acesso da plataforma de transmissão, a site de venda de ingressos.

Participação via videoconferência

Já utilizado por palestrantes e congressistas, principalmente por participantes de fora do país, a videoconferência virou um instrumento importante para realização de eventos corporativos. Como forma de evitar aglomerações, a videoconferência substitui a presença física dos convidados, que participam por meio de um software. Entre os mais utilizados estão o Zoom, Cisco Webex, Skype e o Google Meet. Alguns desses programas, como o Skype, permite que o layout da chamada e a quantidade de canais seja personalizado, de acordo com o evento, por meio de softwares como o Vmix.
Para um evento com videoconferências, é necessário garantir uma conexão de internet estável, assim como uma boa conexão dos participantes, para evitar falhas e travamentos durante a transmissão.

Saiba como produzir uma transmissão ao vivo acessando no nosso post!

Transmissão de diferentes espaços

Além das participações por videoconferências, em eventos 100% online, é possível proporcionar ao público uma nova experiência, que envolve não só o espaço físico principal (como um auditório), mas também utilizar diferentes espaços simultaneamente, como forma de deixar a transmissão mais dinâmica. O mestre de cerimônia e/ou apresentadores podem estar em lugares diversos – como bastidores ou Estúdio com recursos visuais – e serem acionadas durante do evento, por uma central de transmissão, de acordo com o roteiro do projeto.

Conheça as soluções tecnológicas agregadas ao setor de transmissão ao vivo de eventos. (Arte: Matheus Machado)
Conheça as soluções tecnológicas agregadas ao setor de transmissão ao vivo de eventos. (Arte: Matheus Machado)

Interação com o público

Mesmo não sendo um evento presencial, o público pode participar em tempo real, por meio da tecnologia. É possível criar um espaço para perguntas, que podem ser enviadas para um e-mail ou aplicativo de mensagens – neste caso, as mensagens podem ser monitoradas, por um mediador – ou, dependendo da plataforma de transmissão, deixar disponível comentário ou ferramentas de chat simultâneos. A interação é importante para deixar o público engajado, com a sensação que está participando ativamente do evento, e aproximá-lo do que seria a experiência presencial.

Estrutura e equipe especializada

Por fim, para realizar a transmissão ao vivo de um evento com qualidade é necessário contar com uma estrutura robusta: parte técnica bem projetada, bons equipamentos audiovisuais, sistema de transmissão estável, além de ótimos profissionais, que atuam diferentes áreas – TI, audiovisual, programação, manutenção, entre outras, que podem atuar de forma presencial ou remota.

A Voxel Digital oferece uma solução única de produção de eventos, garantindo a sua realização, captação e transmissão ao vivo, com tecnologia de ponta e equipe completa. Entre em contato conosco para saber mais!

Aposte na transmissão ao vivo do seu evento com o auxílio da tecnologia. Mais do que uma solução para pandemia, essa é uma experiência que veio para ficar.

 

Autor

Ana Silva
Ana Silva

Jornalista especialista em produção de conteúdo audiovisual, apaixonada por comunicação e vídeo

Gostou? Deixe seu comentário