Ao vivo ou gravado: conheça as vantagens de cada tipo de vídeo para TV Corporativa
Ao vivo ou gravado: conheça as vantagens de cada tipo de vídeo para TV Corporativa
Ao vivo ou gravado: conheça as vantagens de cada tipo de vídeo para TV Corporativa
Digital Signage

Ao vivo ou gravado: conheça as vantagens de cada tipo de vídeo para TV Corporativa

Ana Silva
escrito por
Ana Silva
Tempo de leitura: 3 minutos

Entenda as diferenças entre as modalidades de vídeos e quando utilizá-las na comunicação interna da sua empresa

 

As TVs Corporativas fazem parte do dia a dia da comunicação empresarial. É nela que são transmitidos diferentes tipos de vídeo, que informam e integram todos os colaboradores, com alto índice de efetividade.

Segundo uma pesquisa realizada pela plataforma Wyzowl, 85% dos empresários consideram o vídeo uma parte importante de sua estratégia de marketing. Mas qual tipo de vídeo é mais eficaz na comunicação interna: ao vivo ou gravado?

Vídeo ao vivo

O vídeo ao vivo, ou live streaming, é muito utilizado nas redes sociais. O Facebook, Instagram e Twitter oferecem ferramentas que possibilitam aos usuários fazerem gravações ao vivo e receberem avaliações durante a transmissão, o que tornou o formato muito popular.  

Já na comunicação corporativa, é comum os vídeos ao vivo serem utilizados para pronunciamentos da presidência, transmissão de eventos corporativos ou até mesmo como um programa com entrevistas com os colaboradores e gestores, para tirar dúvidas, reforçar informações internas e aproximar os funcionários.

Todos esses objetivos podem ser alcançados com o uso de painéis digitais, que transmitem os vídeos ao vivo com interatividade e total gerenciamento do conteúdo.

Dados da consultoria Wainhouse Research mostram que 54% dos gestores entrevistados acreditam que transmissões ao vivo são confiáveis e fáceis de produzir. Um reflexo destes números são as grandes varejistas brasileiras e a gigante Apple, que utilizam lives para divulgar seus produtos e interagir com o público.

Vantagens da Transmissão Ao Vivo

São muitas as vantagens da transmissão ao vivo:

  • Diminui o custo de comunicação interna (elimina treinamentos presenciais, comunicados impressos e infraestrutura física para palestras);
  • Diminui distâncias, caso a empresa tenha mais de uma unidade e/ou funcionários que fazem home office;
  • Humaniza o conteúdo e aproxima as equipes;
  • Permite interação em tempo real com os espectadores;
  • Gera métricas de audiência, que facilitam a avaliação do processo.

Um dos serviços oferecidos pela Voxel Digital é a transmissão ao vivo profissional com triggering (ou gatilho de conteúdo), em que o espectador é monitorado em tempo real. Utilizando sensores no display da TV de digital signage durante a transmissão é possível saber quem está olhando para a tela e as expressões faciais, gênero e idade de cada pessoa.

Dessa forma, pode-se realizar um levantamento com os dados e saber qual conteúdo tem potencial para gerar mais engajamento e receptividade dos colaboradores às informações internas da empresa, permitindo a criação de uma estratégia de comunicação mais assertiva e melhoria dos conteúdos menos eficientes.

 

Vídeo Gravado

O vídeo gravado possibilita uma grande variedade de formatos: institucionais, cases, entrevistas, treinamento, entre outros. Por não precisar ser produzido na hora, o conteúdo pode ser melhor trabalhado – com mais tempo para edição de imagem e som – e ter mais liberdade na criação.

Nas TVs Corporativas, os vídeos normalmente são curtos, com até 2 minutos, já que os espectadores estão de passagem ou ficam pouco tempo em frente ao televisor. Vídeos institucionais e cases de trabalhos realizados pela empresa ganham destaque, pois fortalecem a identidade e integram colaboradores.

Vídeos de melhores momentos de eventos internos, como festas e reuniões, e campanhas publicitárias também são uma boa opção de conteúdo previamente gravado.

Comece a produzir hoje mesmo os seus vídeos com 8 dicas de pré-produção.

Vantagens do vídeo gravado

Entre as vantagens do vídeo gravado podemos destacar:

  • Diversidade de formatos;
  • Conteúdo planejado antecipadamente;
  • Facilidade de edição, regravação e ajustes;
  • Criação de vídeos específicos para nichos.

Ambos os tipos de vídeos, quando bem trabalhados na comunicação das empresas, podem ser eficazes e trazer bons resultados. Veja qual formato se adequa melhor às necessidades da comunicação sua empresa e trace sua estratégia de comunicação interna.

Conte com a Voxel Digital para soluções de transmissões ao vivo, digital signage, TV Corporativa e Endomarketing.

Estúdio de Gravação profissional em São Paulo.
Estúdio de Gravação profissional em São Paulo.

Autor

Ana Silva
Ana Silva

Jornalista especialista em produção de conteúdo audiovisual, apaixonada por comunicação e vídeo

Gostou? Deixe seu comentário