Soft Skills: por que você não deveria ignorá-las
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Soft Skills: por que você não deveria ignorá-las

Content Team Voxel Digital
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Ainda são raros no mercado de trabalho os profissionais que dominam as chamadas “soft skills”. Entenda o que são essas habilidades cada vez mais valorizadas pelas empresas

Foi-se o tempo em que bastava ter uma graduação e cursos de idiomas para ser bem sucedido na carreira. Apesar dessa formação continuar imprescindível, as habilidades interpessoais vêm ganhando muito destaque na contratação e avaliação de desempenho de profissionais dos mais diversos calibres.

Essas habilidades, também chamadas de Soft Skills, são as competências sociais, mentais e emocionais que apresentamos, e estão mais ligadas ao comportamento que ao conhecimento profissional. Elas consistem na forma como uma pessoa se relaciona, fala, se apresenta e interage com os colegas, o que influencia a percepção dos outros a seu respeito e a aceitação de suas ideias, projetos e sugestões.

Apesar de tão importantes, uma pesquisa global realizada em 2017 pela Capgemini Digital Transformations Institute revelou que aproximadamente 60% das 1250 empresas pesquisadas sofrem com carência dessas habilidades.

De acordo com Daniel Goleman, renomado especialista em Inteligência Emocional, “as soft skills são cruciais para ter foco, motivação e colaborar de maneira produtiva e, quanto mais as estruturas organizacionais se transformarem e se modernizarem, essas competências serão mais cruciais do que nunca”, aponta o pesquisador em entrevista ao Estadão.

Por isso, ocorre a alta procura por profissionais completos, que tenham tanto conhecimento técnico quanto capacidade de se relacionar bem em seu ambiente de trabalho. Algumas pessoas possuem naturalmente soft skills mais desenvolvidas; outras, podem conquistá-las e aprimorá-las. Alguns pontos que podem ser trabalhados são a postura corporal, a oratória e a empatia, que é a capacidade de agir de acordo com o modo que gostaria de ser tratado. Veja alguns outros exemplos de como desenvolver habilidades interpessoais:

  • Aprendizado: invista em cursos, participe de eventos, leia e conheça outros profissionais. O importante é não se acomodar e estar atualizado. Valorize-se!
  • Comunicação: faça as coisas acontecerem e não deixe processos parados. Esteja atento também a:

– Linguagem corporal: seu corpo também fala por você;

– Saber ouvir: você se comunica com mais eficácia quando aprende a ouvir em primeiro lugar;

– Tom de voz: é super importante, aliado à postura, quando você for realizar alguma reunião de negócios.

  • Gestão de tempo: selecione as tarefas ou projetos que têm prioridade em relação às outras. Alie a gestão de tempo com a organização, para estruturar as atividade antes da execução.
  • Colaboração: seja capaz de trabalhar em time. Os profissionais precisam realizar parcerias internas, ouvir necessidades, compartilhar informações e conhecimentos. Considere as diferenças entre as pessoas e aprenda a trabalhar com elas, assim, você pode solucionar problemas e juntar habilidades com foco em resultados.
  • Flexibilidade: esteja aberto às mudanças e inovações. Com “jogo de cintura”, somado à iniciativa de se adaptar positivamente às frequentes transformações que acontecem no mundo corporativo, você conseguirá alcançar melhores resultados.
Trabalho em equipe é imprescindível para qualquer profissional que deseja apresentar soft skills (Arte: Diana Coelho).
Trabalho em equipe é imprescindível para qualquer profissional que deseja apresentar soft skills (Arte: Diana Coelho).

Conclusão

Desenvolver ou lapidar uma soft skill é um assunto urgente!

Aos profissionais pouco preocupados com essas competências, o pesquisador Daniel Goleman alerta: “Cabe uma mudança de mentalidade (mindset) com relação à importância das soft skills para a sobrevivência no mundo corporativo, no século 21, seja atuando como empregados, profissionais liberais e/ou como empreendedores”.

A proposta é que mudemos nosso mindset, ou seja, a maneira como nossa mente enxerga o mundo e molda nossos comportamentos. O especialista afirma que nossos “modelos mentais”, conceitos e percepções determinam nossa atitude perante nossa vida pessoal ou profissional. Assim, é somente encarando as situações cotidianas com uma perspectiva positiva que poderemos mudar o modo como agimos e nos comunicamos.

Comece praticando as dicas acima no seu dia a dia, busque livros de Inteligência Emocional e, aos poucos, poderá ir sentindo a mudança, já que novos hábitos constroem novas realidades!

Compartilhe esse texto com os colegas que precisam aprender sobre habilidades interpessoais!

 

Colaborou com esse texto: Talita Ramalhoso

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