Retenção de talentos: como diminuir a rotatividade de colaboradores
Retenção de talentos: como diminuir a rotatividade de colaboradores
Retenção de talentos: como diminuir a rotatividade de colaboradores

Retenção de talentos: como diminuir a rotatividade de colaboradores

Content Team Voxel Digital
escrito por
Content Team Voxel Digital
Tempo de leitura: 3 minutos

Ter profissionais de talento compondo sua equipe de trabalho não é tarefa fácil. Além de batalhar para encontrar pessoas bem qualificadas e alinhadas aos valores de uma empresa, mantê-las dentro da companhia também não é trabalho dos mais simples. Entenda o que fazer para aumentar a retenção de talentos de uma empresa

Atualmente as pessoas desejam crescer em suas carreiras e ser desafiadas no dia a dia de trabalho. Quando não encontram isso, tendem a buscar novas oportunidades que sejam mais satisfatórias. É nesse momento que a empresa perde, pois a rotatividade de pessoal (turnover) afeta toda a dinâmica e rotina de trabalho.

É preciso que gestores e líderes tenham em mente que, ao se contratar um profissional, não basta garantir que ele seja pago todo mês ´para conseguirem mantê-lo em determinada vaga. É preciso instigá-lo a crescer sempre mais e a realmente encontrar sua motivação dentro da empresa para que ele permaneça e dê resultados. Aprenda a seguir alguns pontos que ajudam a pensar estratégias para reter talentos e diminuir a rotatividade!

1. Invista em treinamentos

Investir em treinamentos é uma das melhores formas de garantir que seu colaborador continue contribuindo para o crescimento de sua empresa. Percebendo o esforço da empresa em relação à equipe, o funcionário vai se sentir valorizado pelo empregador e mais motivado a trabalhar. E colaboradores motivados e satisfeitos com seu trabalho tendem a ser mais produtivos e mais conectados à empresa.

Além disso, a própria capacitação de seu funcionário já vale muito, já que com a participação em treinamentos ele estará mais preparado para enfrentar desafios. Mas é importante pensar bem no tipo de treinamento que está sendo feito e para quem, para que nada seja em vão. Os treinamentos precisam ser úteis ao colaborador e ele precisa entender que sua participação naquela capacitação tem o objetivo de torná-lo um profissional mais qualificado.

A retenção de talentos provém de treinamentos e envolvimento dos colaboradores com a visão da empresa. (Imagem: Shutterstock)

2. Envolva toda a empresa

Ao planejar um treinamento, toda a equipe deve estar alinhada. Isso quer dizer que as pessoas em cargos mais altos dentro da empresa precisam estar por dentro do que está acontecendo. O treinamento deve começar pelo alto escalão para que, quando chegue aos outros colaboradores, os chefes já tenham conhecimento do que está acontecendo.

Também é importante manter o diálogo entre os setores da empresa, para que todos consigam enxergar o trabalho em equipe como uma motivação a mais nas atividades cotidianas. Criando interação entre os colaboradores, gera-se um clima amistoso, em que as pessoas se sentem à vontade para contar experiências, ajudar os colegas e resolver problemas com maior facilidade. Ambientes assim são favoráveis ao objetivo da retenção de talentos, já que as pessoas tendem a querer permanecer em trabalhos em que há colaboratividade e boa convivência.

3. Inove na capacitação

Os cursos de capacitação podem ser realizados de várias formas, com a contratação de profissionais para ministrar ou com colaboradores internos. Se você deseja promover um treinamento dentro do seu espaço de trabalho, procure em sua região empresas especializadas nesse tipo de serviço, pois elas terão muito a contribuir para o que você quer. Mas existe outra opção: os treinamentos online.

O ensino a distância, por plataformas online, está em constante crescimento e valorização. Isso porque se tornou uma forma simples, prática e flexível de aprender novos conteúdos. Na plataforma usada para os estudos, o aluno encontra o material que deve ser lido sobre o assunto, vídeos explicativos, exercícios de fixação e espaços para tirar dúvidas e debater com os colegas.

É um investimento a ser considerado, pois, além de mais barato, tem grande flexibilidade. Muitos profissionais têm horários de difícil acesso, muitos outros têm dificuldade de encontrar horas livres para participar de treinamentos. Os cursos online dão essa facilidade para todos, que podem fazer suas atividades em casa e no horário que desejarem.

Gostou das nossas dicas de retenção de talentos? Compartilhe nas redes sociais, pois elas podem ser úteis para mais pessoas!

Autor

Content Team Voxel Digital
Content Team Voxel Digital

Gostou? Deixe seu comentário