Tudo que você precisa saber sobre Gestão à Vista
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Tudo que você precisa saber sobre Gestão à Vista

Daniela Leite
escrito por
Daniela Leite
Tempo de leitura: 3 minutos

Manter informações de gestão visíveis aos colaboradores é bastante vantajoso para a produtividade; entenda neste post o que é Gestão à Vista e como realizá-la da melhor maneira

Decisões e comportamentos, em geral, são guiados com mais precisão quando se baseiam em evidências. Quando você acompanha os resultados que produz, consegue detectar aquilo que deu certo e o que não deu, e assim tomar as atitudes necessárias. Essa é a lógica por trás de uma forma de gestão que visa disponibilizar para os colaboradores dados de performance da empresa.

Antigamente, isso era feito em painéis de avisos, nos quais eram afixados diariamente gráficos e planilhas impressos com as informações em questão. Hoje, a tecnologia propicia formas mais eficientes de se realizar a Gestão à Vista, como você poderá ver mais adiante no texto.

A principal característica desse processo de gestão é que a informação deve ser bastante acessível, clara e atualizada, geralmente chegando ao colaborador por meio de grandes painéis em cada departamento. Daí o nome “Gestão à vista”: seu objetivo é permitir a visualização de dados rápida e fácil para todos.

Gestão à Vista
A Gestão à Vista estimula o senso de responsabilidade dentre os colaboradores. (Arte: Diana Coelho)

A estratégia faz parte de uma cultura de transparência entre a administração e o time de colaboradores. Ela é capaz de aumentar o conhecimento de cada um a respeito das métricas importantes para a empresa e moldar comportamentos, criando senso de participação e responsabilidade.

Para cada corporação, diferentes índices podem ser relevantes, mas, de modo geral, os dados de Gestão à Vista são da seguinte natureza:

  • Balanços financeiros da corporação: Presta contas a respeito da saúde financeira da empresa;
  • Relação com investidores: Permite o acompanhamento da relação com stakeholders;
  • Acompanhamento de metas: Divulgação do status de cada meta, prazos de entrega, responsáveis, processos;
  • Performance de vendas: Demonstra os novos contratos realizados e se a metas estão sendo alcançadas;
  • Performance do departamento: Gera um feedback em tempo real a respeito da produtividade do setor;
  • Controle de acidentes de trabalho: Faz a contagem dos dias sem acidentes no chão de fábrica.

Essas categorias podem mudar de acordo com a corporação e com o setor, pois devem se encaixar no contexto de trabalho das pessoas que têm contato com aquela informação. O objetivo é levar os colaboradores a notarem o impacto direto de suas ações nos resultados. Por esse ângulo, a Gestão à Vista é considerada uma ferramenta de autogestão, pois, a partir dos dados pode-se ter mais insumo para decisões autônomas. Devido a essa característica, o processo deve ser o mais funcional possível, para que os colaboradores foquem nas informações mais aderentes.

Características de uma Gestão à Vista eficiente

Tendo em mente tais funções que a Gestão à Vista desempenha, podemos otimizar sua eficiência seguindo algumas boas práticas, como:

  • Manter os dados sempre atualizados, com uma periodicidade de atualização pré-estipulada;
  • Fazer uma boa apresentação visual dos dados, por meio de dashboards, para seu rápido entendimento e visualização;
  • Segmentar os dados de acordo com a relevância para cada departamentos, publicando em cada sala somente o que for aderente aos colaboradores;
  • Contextualizar as informações para que todos as interpretem corretamente, evitando decisões mal embasadas ou especulações, principalmente sobre a situação financeira da empresa;
  • Checar a veracidade das informações antes de divulgá-las.

Como realizar Gestão à Vista

Como falamos no início do texto, a Gestão à Vista costumava ser feita em painéis com gráficos impressos, entregando o básico da informação. Esse processo podia não ser tão eficiente em questão de atualização dos índices – que mudam algumas vezes por dia – e em segmentação, já que não é nada automatizado.

As TVs Corporativas surgem, então, como uma solução para esses problemas e para tornar a informação muito mais atrativa visualmente, dinâmica e escalável. Nas TVs, é possível criar um canal exclusivo para as informações de Gestão à Vista, o que torna o processo bem organizado e fácil de manter. O serviço de software para TVs Corporativas pode oferecer templates prontos para cada indicador, bastando substituir as informações sempre que necessário.

Confira algumas facilidades proporcionadas pela Gestão à Vista digital:

  • Os dashboards digitais proporcionam melhor representação gráfica dos dados, tornando-os mais chamativos aos olhos dos colaboradores;
  • A atualização de todas as telas ao mesmo tempo mantém todos os departamentos alinhados em tempo real com as últimas notícias;
  • A comunicação digital otimiza o tempo da equipe responsável pela gestão à vista, pois com alguns cliques ela transmite todas as informações, sem a necessidade de ir até cada sala;
  • O sistema digital garante a segurança de TI, evitando vazamento de informações confidenciais da empresa.

A gestão digital é bastante vantajosa, não acha? Com a ajuda da tecnologia, o processo se torna muito mais ágil e seguro. Está pensando em investir em TVs para sua empresa? Conheça a solução completa da Voxel Digital!

Autor

Daniela Leite
Daniela Leite

Jornalista por formação, especialista em conteúdo, acredita no potencial da informação para transformar o mundo.

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