Entenda porque uma comunicação eficiente vai acabar com a fofoca na empresa!
Entenda porque uma comunicação eficiente vai acabar com a fofoca na empresa!
Entenda porque uma comunicação eficiente vai acabar com a fofoca na empresa!
Digital Signage

Entenda porque uma comunicação eficiente vai acabar com a fofoca na empresa!

Content Team Voxel Digital
escrito por
Content Team Voxel Digital
Tempo de leitura: 2 minutos

Fofoca existe em todo lugar e costuma ser uma prática bem comum também dentro do ambiente de trabalho. Porém, fofoca dentro de empresa normalmente está ligada a insegurança e falta de informação por parte dos funcionários que, sem ter dados precisos, acabam gerando rumores.

O perigo está quando esses boatos se espalham e acabam se tornando “verdades” difíceis de esclarecer. E é aí que a boa comunicação dentro de uma empresa mostra seu valor, pois um canal que informe oficialmente toda a equipe é uma forma prática e rápida de acabar com a fofoca.

A importância da comunicação oficial

Novidades sempre se espalham com muita rapidez, seja informalmente (com o famoso boca a boca) ou formalmente, sendo transmitido por um responsável. A grande diferença é que quando uma empresa não possui um canal de comunicação direto com seus colaboradores, é muito fácil que distorções ocorram no repasse da informação. Isso é muito comum de acontecer, principalmente quando o assunto da fofoca se refere a demissões, contratações, promoções ou transferência de funcionários.

A forma mais simples de evitar esse tipo de prática dentro da empresa é criando um canal direto de comunicação com seus funcionários. Se uma fonte oficial está noticiando os acontecimentos, não tem como inverdades serem contadas. Além disso, a credibilidade com seus funcionários aumenta, assim como as relações entre empresa e colaborador se tornam mais estreitas.

TV Corporativa como solução

Muitas são as opções para informar a equipe de trabalho. Algumas empresas optam por jornais (mural ou impresso), e-mails, intranet e a TV Corporativa. Apesar de todos os canais oferecerem os resultados buscados, que é informar toda a equipe, a TV Corporativa possui um caráter mais dinâmico, atraente e inovador. Além de tudo, é também sustentável e prova ter grande alcance dentro de uma empresa.

Ela pode ser usada para comunicar sobre as mudanças pelas quais a empresa está passando, como os desligamentos ou novas contratações, causa das principais fofocas. Mas também cria um espaço para que outros assuntos sejam abordados.

Usar a TV Corporativa para passar à sua equipe informações de investimentos, mercado e novas possibilidades é uma ótima ideia para aumentar o interesse dos funcionários pelo negócio da própria empresa.

É um canal que também pode ser usado para educar as pessoas que trabalham na organização, seja com pequenas coisas, como descartar o lixo nas lixeiras corretas, ou com assuntos relacionados ao trabalho em si, com dicas de como ser mais produtivo no dia-a-dia.

Fofoca positiva

Apesar de o objetivo desejado ser erradicar a fofoca na empresa, lembre-se que existe um bom tipo de fofoca: aquela que aproxima uma equipe. Na verdade está mais para compartilhar novidades, que é contar aos colegas de trabalho sobre o que tem de novo na vida pessoal de cada um.

Informar sobre a funcionária que acabou de ganhar um filho, ou sobre o funcionário que vai se casar no fim de semana, pode ser uma boa ideia para integrar mais ainda aqueles que atuam para o bom desempenho da empresa. Além de aproximar as pessoas, cria um ambiente mais positivo para o trabalho, pois demonstra real interesse em cada um de seus colaboradores.

Como você lida com a fofoca na sua empresa? Participe da discussão e deixe o seu comentário!

Autor

Content Team Voxel Digital
Content Team Voxel Digital

Gostou? Deixe seu comentário