Edição de som: a importância do áudio nos vídeos

Carolina Reggiani
Tempo de leitura: 6 minutos

Metade do vídeo é constituído pelo áudio e a edição som

O vídeo é uma forma de expressão audiovisual. E como o nome já diz, é uma combinação de áudio e vídeo.

Muitas vezes na criação de um vídeo o foco está principalmente no visual, cores e tons utilizados na arte, enquadramento da fotografia. Mas, o áudio tem tanta importância na transmissão na mensagem quanto o que o espectador está vendo.

Para garantir o melhor som possível no vídeo, é preciso dar atenção ao áudio, desde a escolha dos equipamentos de captação até a edição final.

Modelos de microfone

Para garantir um áudio de qualidade é necessário ter um bom microfone na hora da gravação.

Hoje, há inúmeros modelos no mercado, que atendem desde gravações pequenas a grandes projetos audiovisuais.

Microfone de Mão

Normalmente utilizado em reportagens ou apresentações musicais, os microfones de mão mais comuns são cardióides, ideal para captar sons frontais. O mesmo deve ser utilizado a um palmo de distância da boca, o que pode limitar quem o manuseia.

Microfone Lapela

O microfone lapela é um dos mais utilizados em gravação de vídeo aulas, tutoriais e programas no formato bate-papo. Pequeno e discreto, geralmente é colocado na roupa dos apresentadores e entrevistados. Quando não está bem posicionado, próximo à boca do apresentador, pode deixar de captar o áudio. Outro ponto negativo é que o modelo pode perder sinal, entre o transmissor e receptor, ou sofrer interferências de ondas de rádio.

Microfone direcional

Também conhecido como shotgun ou boom, o microfone direcional é o modelo mais utilizado em produções maiores, como filmes. Como é operado por um terceiro, por meio de um suporte ou vara, dá mais liberdade para quem está com o áudio sendo captado. O áudio é focalizado e cancela sons externos. Por sua complexidade, exige técnica para ser operado.

Padrões polares dos microfones

Como vimos nos diferentes modelos de microfones, cada um deles deve ser manuseado de uma maneira e capta o som de diferentes posições. Por que isso acontece?

Os microfones têm padrões polares de captação, ou seja, captam o som vindo de uma direção específica, dependendo do seu modelo.

Os principais deles são os cardióides, figura 8 e omnidirecional.

Confira os principais padrões polares dos microfones! (Arte: Juliana Polastri)

Cardióide

O padrão cardióide é o mais comum, presente nos microfones de mão. No padrão cardioide, o áudio é captado logo à frente do microfone e pode absorver um pouco de som ambiente pela parte de trás.

Uma variação dos microfones cardióides são os supercardióides, ou shotgun, em que o áudio captado deve estar posicionado ainda mais frontal, mas a distância do objeto pode ser maior. Esse é o caso dos microfones direcionais utilizados em gravações de filmes.

Bidirecional (figura 8)

Não tão comuns nas gravações, o microfone bidirecional capta os sons posicionados diretamente na frente e atrás dele. É muito conhecido como figura 8 por conta do desenho do seu padrão polar.

Os microfones figura 8 são geralmente encontrados em estúdio, dando suporte a duas fontes de áudio. Um bom exemplo do seu uso é para a gravação de podcasts.

Omnidirecional

Os microfones omnidirecionais captam o som vindo de todas as direções. O exemplo mais comum de microfone omnidirecional é o lapela, muito utilizado em programas de entrevistas.

Esses microfones reduzem a projeção do “P” nas palavras, mas necessitam de um ambiente controlado, para que a fala não seja sobreposta pelos sons ambientes.

Também são utilizados para gravações acústicas em estúdio.

Edição de som

O trabalho de edição de som tem como objetivo corrigir, melhorar e enriquecer o áudio do vídeo, contribuindo para a construção da obra. As principais etapas de edição de som são:

  • Seleção e posicionamento das faixas de áudio;
  • Tratamento de ruídos e ambiência;
  • Adição de efeitos sonoros.

Primeiro são escolhidas as faixas de áudio válidas e posicionadas com referência ao vídeo. Um exemplo simples de edição que pode ser feito é quando duas pessoas estão conversando, o áudio de uma pessoa falando pode ser mantido, enquanto é mostrada as reações do ouvinte.

O áudio também passa por tratamentos que diminuem os ruídos externos e melhoram a fala dos personagens.

Toda a sonoplastia, efeitos e trilha sonora podem ser adicionados ao vídeo na pós-produção. Sem a necessidade de ser captado no momento da gravação.

Veja tudo sobre a pós-produção de vídeos aqui!

Programas de edição de som

Há hoje no mercado diferentes programas de edição de som: gratuitos ou pagos, dos simples a mais robustos. Fizemos uma lista, com alguns desses programas, que permitem gravar, editar e mixar áudio, que podem te auxiliar a tornar a sua produção ainda mais profissional.

Wavosaur

O primeiro programa da lista é gratuito. O Wavosaur é recomendado para iniciantes, com uma interface fácil de usar. Ele permite a gravação, edição e mixagem de som de arquivos multicanais . Atualmente disponível apenas para Windows.

Ocenaudio

O Ocenaudio é um editor de áudio multiplataforma. Também gratuito, tem a interface enxuta e amigável para iniciantes. É compatível com inúmeros formatos de áudio e está disponível apenas para Windows.

Audacity

O Audacity é provavelmente o editor de som gratuito mais famoso. Disponível para Windows, Mac e Linux, atende a todos os gostos. Contém opções de gravação, edição e mixagem de som e suporte em diversas línguas.

Adobe Audition

Começando os softwares pagos vem o Adobe Audition. Contém opções de mixagem avançada, uma variedade de efeitos para tratamento de áudio e ferramentas para limpeza de som. Por ser da marca Adobe, tem integração com os programas de edição de vídeo (Adobe Premiere) e animação (After Effects). Está disponível para todos sistemas operacionais.

Pro Tools

O Pro Tools é um software da empresa AVID, também especializada em edição de vídeo. Tem uma versão gratuita para iniciantes e produtores musicais, e a versão paga com ferramentas avançadas e múltiplas camadas. Está disponível para Windows e Mac.

Confira também os principais softwares de animação!

O áudio compõe metade do vídeo. (Arte: Juliana Polastri)

Trilha sonora

A música tem a capacidade de causar emoções e é um elemento muito importante para a composição de um vídeo.

É ela que auxilia a definir o gênero da produção, dá ritmo às imagens e provoca sensações no espectador.

Por isso, a escolha da trilha sonora é fundamental para o sucesso do vídeo. Seja ele um vídeo corporativo, institucional ou de marketing.

A música somada às imagens tem o papel de construir a narrativa e mexer com as emoções do espectador.

A trilha sonora aflora os sentimentos de alegria, tristeza, medo, tensão, bem-estar e esperança.

As emoções são responsáveis por criar memórias afetivas, o que faz com que o espectador as atrele à marca e se recorde dela com mais facilidade.

Bancos de trilhas sonoras

Para encontrar a trilha de mais encaixa com o seu vídeo, há diversos sites gratuitos e pagos, que contam com um grande acervo musical, que podem atender diferentes projetos.

Dica: sempre observe os termos e condições de uso dos sites e as regras de creative commoms, para não infringir regras de direito autorais das trilhas e efeitos sonoros.

Listamos alguns deles abaixo!

Youtube Audio Library

Com o um bom acervo de música e efeitos sonoros, o Youtube Audio Library é uma ótima opção de site para downloads gratuitos. Nele, é possível fazer pesquisar por gênero, clima, instrumento, duração e atribuição.

Coleção de Sons – Facebook

Pensada para os criadores de vídeo, a ferramenta Coleção de Sons do Facebook reúne trilhas e efeitos sonoros gratuitos. A usabilidade do site é simples e há diversas opções de filtro, para facilitar a pesquisa.

Free Music Archive

Uma das maiores bibliotecas de trilha sonora gratuita disponíveis, o Free Music Archive oferece muitas opções de músicas, em diferentes níveis de qualidade. Refinando as buscas por meio dos filtros disponíveis, é possível encontrar boas trilhas.

Bensound

O site Bensound oferece boas opções de trilha sonora gratuitas e pagas. É possível fazer pesquisa por palavras-chave, mas a sua busca avançada por estilos musicais é o ponto forte da plataforma de áudios.

Artlist

O Artlist é um dos sites pagos mais conhecidos para pesquisa e download de trilha sonora. O site conta com um grande acervo de músicas e é extremamente organizado, o que facilita a busca. Há uma opção de conta teste, para quem quer conhecer o site, de forma gratuita.

Digital Juice

Outra opção de site pago é o Digital Juice, que oferece inúmeras opções de trilhas. Um diferencial do site é que as músicas podem ser baixadas por camadas de instrumentos (layers), o que possibilita ao editar criar trilhas novas, retirando ou substituindo elementos.

Áudio nos vídeos

Agora que você já entende a importância do áudio nos vídeos, conhece os equipamentos de captação de som, softwares de edição e sites de trilha sonora, está na hora de colocar a mão na massa!

A Voxel Digital oferece soluções de produção de vídeo e animações para a sua empresa. Entre em contato com os nossos consultores!