5 problemas de comunicação empresarial resolvidos pela TV Corporativa
5 problemas de comunicação empresarial resolvidos pela TV Corporativa
5 problemas de comunicação empresarial resolvidos pela TV Corporativa

5 problemas de comunicação empresarial resolvidos pela TV Corporativa

Daniela Leite
escrito por
Daniela Leite
Tempo de leitura: 3 minutos

Facilidade, centralização e automação são algumas das vantagens propiciadas pela tecnologia para TVs Corporativas, ajudando as empresas a terem uma boa comunicação

Problemas na comunicação interna corporativa são mais comuns do que se imagina. A área se atualiza constantemente para se tornar mais precisa e moderna nas empresas, levando em conta as tendências de tecnologia, como redes sociais, plataformas colaborativas, canais digitais, etc.

Dentre as soluções tecnológicas para comunicação interna com as quais as empresas podem contar, destacamos a TV Corporativa, que é um canal digital que automatiza a transmissão de informações na dinâmica empresarial. Esse dispositivo, quando bem trabalhado, traz muitos resultados positivos para as empresas, dentre eles, maior satisfação dos colaboradores com o sistema de comunicação e engajamento. Listamos no post de hoje alguns pontos que a TV Corporativa pode contribuir com a gestão de comunicação empresarial, solucionando possíveis pontos de ruídos e gastos.

Colaboradores desinformados

Problema: Uma pesquisa feita pela consultoria Deloitte revela que os funcionários de organizações no Brasil estão mais insatisfeitos com a comunicação interna no ambiente de trabalho (78%) do que com a remuneração (60%).

A desinformação é uma problemática que muitas empresas têm dificuldades em resolver, devido aos processos que são demandados por uma comunicação interna atualizada constantemente.

Solução: A TV Corporativa é uma solução que viabiliza a comunicação instantânea e capilarizada em todos os setores de uma empresa. Com essa facilidade, a equipe de comunicação pode publicar conteúdos a qualquer período do dia e distribuí-los para todos os pontos de TV da empresa, por meio de um software de gerenciamento que é parte do pacote da TV Corporativa profissional.

O acesso a notícias e informes constantes e acessíveis em vários ambientes acabará com a sensação de desinformação dos colaboradores, o que pode aumentar seu engajamento no trabalho e a produtividade diária.

TVs Corporativas: soluções completas para seu negócio. (Arte: Juliana Polastri)
TVs Corporativas: soluções completas para seu negócio. (Arte: Juliana Polastri)

Marketing descentralizado

Problema: Quando a empresa possui vários canais de comunicação, como e-mail, folhetos, murais, podem haver esforços excessivos para produzir tanto conteúdo, pois há especificidades diferentes entre cada meio, o que exige adaptações de linguagem e design. Sem uma gestão satisfatória de vários canais pode haver ruídos na comunicação interna.

Solução: Ao unificar a gestão de conteúdos em um único sistema de TV, a equipe alinha esforços para otimizar esse canal, sem desperdício de tempo e recursos.

Alto gasto com impressão

Problema: Além de pouco sustentável, o gasto de papéis dentro de uma empresa pode representar um grande gasto no orçamento do ano. Além disso, materiais impressos em gráficas, como banners e folhetos, têm um custo maior e são relativamente “perecíveis”, sendo geralmente usados para campanhas específicas de curta duração.

Solução: A TV Corporativa tem um custo inicial de investimento, porém ele se paga ao longo do tempo. A rotação de conteúdos nesse meio não gera gasto, desperdício ou resíduos. A Pesquisa de Tendências em Comunicação Interna da ABERJE deste ano mostrou que 22% das empresas consultadas planejam aderir aos murais digitais, enquanto apenas 4% buscam implantar o mural impresso. Com o tempo, o mural digital deve ganhar espaço em relação ao impresso, o que representa uma tendência na área.

Canais obsoletos

Problema: Se a mensagem não está chegando devidamente ao público, ou não está sendo absorvida corretamente, talvez o problema esteja nos meios utilizados. As pessoas recebem tantos e-mails e comunicados e não dão a devida atenção a tudo que é comunicado, perdendo informações e avisos.

Solução: A TV Corporativa representa uma alternativa mais atrativa que meios tradicionais, já que é uma tela dinâmica, preenchida com vídeos e conteúdos de fácil e rápida absorção. Essa tem sido uma das formas mais eficientes de captar a atenção dos colaboradores, com modernidade e velocidade.

Falta de personalização

Problema: O envio de conteúdo em massa para toda a empresa tem o prejuízo da falta de customização e pessoalidade nas mensagens.

Solução: O software de TV Corporativa permite, ao mesmo tempo, disparar conteúdo com agilidade, mas segmentado para cada monitor da rede. Portanto, diferentes setores podem receber mensagens aderentes para seus interesses, mas a gestão de todos os conteúdos é feita a partir de um só software.

As telas também podem ser interativas, o que permite que o usuário navegue por aplicações que tragam informações personalizadas a ele, por meio de dispositivos de reconhecimento facial, que consideram, entre outros itens, gênero e idade.

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Autor

Daniela Leite
Daniela Leite

Jornalista por formação, especialista em conteúdo, acredita no potencial da informação para transformar o mundo.

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