5 maneiras de incentivar seus colaboradores utilizando vídeos
5 maneiras de incentivar seus colaboradores utilizando vídeos
5 maneiras de incentivar seus colaboradores utilizando vídeos
Cursos Online

5 maneiras de incentivar seus colaboradores utilizando vídeos

Content Team Voxel Digital
escrito por
Content Team Voxel Digital
Tempo de leitura: 3 minutos

Aprender a incentivar e motivar seus funcionários é uma parte fundamental de uma boa gestão de pessoal em qualquer tipo de negócio. Essa disposição não só visa conseguir aprimorar ainda mais a harmonia no ambiente de trabalho, mas também um melhor desempenho de sua equipe. E há variadas formas para incentivar e motivar os colaboradores, do simples elogio às políticas de premiações em dinheiro.

Uma forma bastante eficaz e barata para conseguir impulsionar a produtividade e a sensação de reconhecimento dos seus funcionários é o bom uso de vídeos. As pessoas já estão acostumadas a consumir esse tipo de mídia e, por isso, recebem muito bem os recursos audiovisuais. Que tal ver algumas maneiras de utilizar os vídeos em suas ações motivacionais com seus colaboradores?

Conte histórias de sucesso

Os vídeos e filmes são excelentes formatos para expor histórias de superação, as quais podem ser aproveitadas nos momentos difíceis da equipe, de relacionamento interno às finanças. É corriqueiro que as pessoas se deixem levar pelo que estejam vendo e escutando na tela, e se emocionem com as peripécias e reviravoltas pelas quais passam os personagens, tanto quanto com aquilo que foi feito para superar os desafios e problemas da história. Essa é uma forma de promover uma catarse nos seus colaboradores, incentivando neles também o ímpeto de superação.

Aproxime as pessoas da equipe

Um expediente desse porte talvez se mostre eficiente também para gerar mais reciprocidade e sintonia entre os colegas de um setor que, eventualmente, não estejam operando com grande harmonia. O vídeo pode contar uma narrativa ou servir de pretexto para que os funcionários se conheçam mais, analisem as dificuldades do grupo e considerem soluções para superá-las.

Celebre os bons resultados da empresa

Um vídeo também pode mostrar aos colaboradores que ajudaram a chegar aos ótimos resultados do período. Ele serve como reconhecimento e forma de agradecimento pelos bons serviços prestados, mostrando na tela os “heróis” dessa conquista. Tal recurso pode ser usado na abertura de uma confraternização para festejar o cenário propício ou mesmo em uma reunião.

Estimule a colaboração dos funcionários

Os vídeos motivacionais podem ser proveitosos para que seus funcionários se sintam mais confortáveis para apresentar ideias e sugestões de projetos em público, deixando de lado a timidez ou o ocasional desconforto. O recurso pode ser usado para apresentar alguns problemas para as pessoas, por exemplo, e abrir um período para que se compartilhem juízos, opiniões e propostas, a fim de solucionar as momentâneas adversidades corporativas. O nível de participação pode até mesmo ser recompensado com prêmios, a critério do gestor.

Apresente os objetivos e metas da empresa

Além de gráficos, números e tabelas, um vídeo pode ser uma forma mais inteligível e bastante representativa para expor os objetivos e metas da empresa para o próximo período. Dessa maneira, vai ser mais fácil para os funcionários entenderem o que se espera deles, e o quanto vão ter que se esforçar para atingir os alvos traçados pela estratégia da empresa.

As lideranças devem sempre pensar em aproveitar vídeos internamente nas ações empregadas para incentivar e motivar seus colaboradores. Ao utilizar imagens e entonações certas, as quais mexem com a emoção coletiva de forma surpreendente, essa mídia torna-se uma poderosa (e muito útil) ferramenta motivacional.

Você já usou vídeos para incentivar os colaboradores da sua empresa? Tem dúvidas ou experiências para compartilhar conosco? Deixe o seu comentário!

 

Autor

Content Team Voxel Digital
Content Team Voxel Digital

Gostou? Deixe seu comentário