5 dicas para otimizar os treinamentos da sua empresa
5 dicas para otimizar os treinamentos da sua empresa
5 dicas para otimizar os treinamentos da sua empresa
Endomarketing Digital

5 dicas para otimizar os treinamentos da sua empresa

Content Team Voxel Digital
escrito por
Content Team Voxel Digital
Tempo de leitura: 3 minutos

Independente do seu tipo de negócio, uma coisa é certa: sem treinamento apropriado até funcionários experientes rendem menos do que poderiam. Isso custa dinheiro às empresas e o melhor caminho para evitar esse tipo de situação é um programa de treinamento eficaz. Além disso, os treinamentos pode até mesmo diminuir a rotatividade de colaboradores.

Não basta apenas colocar um funcionário para treinar o colega que acabou de chegar. É preciso investir em técnicas adequadas como um conteúdo bem produzido, uso de equipamentos multimídia, excelentes palestrantes e materiais disponíveis para download para que o funcionário possa estudar sozinho.

Inovar nos treinamentos é a chave para aumentar a produtividade dos colaboradores. (Imagem: Voxel Digital)
Inovar nos treinamentos é a chave para aumentar a produtividade dos colaboradores. (Imagem: Voxel Digital)

Vamos conferir cinco dicas para otimizar o treinamento na sua empresa? Anote aí:

1. Tenha um bom conteúdo

Em primeiro lugar, o treinamento deve ser de qualidade e com um bom conteúdo. Faça com que ele seja administrado por quem entende do assunto e verifique se o tema tem mesmo a ver com o que sua empresa precisa. Os objetivos devem estar muito claros, o material deve ser de fácil compreensão e adaptado para cada setor da empresa. Fuja de quem vem com soluções padronizadas.

2. Use a criatividade

Uma vez que você tenha um ótimo material em mãos, é preciso despertar o interesse dos funcionários para o treinamento. Afinal, não é suficiente colocar todo mundo em uma sala o dia todo e enchê-los de palestras. Pode ser cansativo e pouco proveitoso. Uma técnica que costuma dar certo é usar o bom humor nas apresentações, nas dinâmicas e nos cursos.

3. Prepare material para download

Prepare o material antes e envie aos funcionários ou então faça uma campanha incentivando-os a baixar do site corporativo da empresa. É importante que leiam antes o conteúdo e cheguem preparados para o treinamento, com perguntas ou sugestões. Depois do curso, é possível também disponibilizar outro material para que treinem melhor o que foi apresentado. Uma boa opção é criar exercícios que simulem alguma situação comum e que pode ser abordada de acordo com o que foi ensinado no curso. Seja criativo!

4. Use as mídias a favor dos treinamentos de sua empresa

Hoje em dia, interatividade é tudo. Afinal, as pessoas estão acostumadas a um tipo de linguagem como da internet e da TV. Portanto, quem quiser despertar a atenção dos ouvintes para o assunto vai ter que buscar esses recursos. Um filme, um desenho ou uma apresentação animada pode trazer muito mais resultado do que um discurso falado e linear. Tente variar os métodos e os resultados serão excelentes. Outro fator interessante é que uma parte do treinamento pode inclusive ser feito a distância, com ajuda de ferramentas como vídeo conferência e webinars.

Hoje em dia, realizar treinamentos corporativos online representa uma grande vantagem para as empresas, já que poupa tempo, custos de deslocamento e oferece maiores recursos de aprendizagem para os colaboradores.

5. Contrate uma equipe experiente

Se a sua equipe de treinamento não acredita na criação e manutenção de um programa eficaz, não adianta. O projeto tende a morrer. Por isso, uma das coisas a se fazer é contratar uma equipe de treinamento que acredite no que faz. Tenha sempre excelentes palestrantes e profissionais que sejam capazes de criar conteúdo de qualidade, diversificar as estratégias e fazer o possível — e impossível — para que o treinamento traga resultados visíveis.

E na sua empresa já existe um programa de treinamento? Como é feito? Conte a sua experiência para nós.

Se gostou dessa postagem, siga nossas redes sociais para não perder novos conteúdos!

Autor

Content Team Voxel Digital
Content Team Voxel Digital

Gostou? Deixe seu comentário

Artigos relacionados